Pokémon Legends: Z-A é o mais novo capítulo da maior franquia de entretenimento da história da humanidade. Com a ideia de trazer toda a sua aventura dentro de apenas uma cidade e com uma história bem diferente da qual estamos acostumados no template da série, será que esse jogo vale a pena?

Em Pokémon Legends: Z-A, vivemos a história de um treinador criado por nós mesmos que chega a Luminoise City, a mesma de Pokémon X e Y, cinco anos após os eventos desse jogo. A cidade está passando por grandes transformações urbanas, ao mesmo tempo em que partes dela estão sendo tomadas por Pokémon que passam a viver junto aos humanos.
Logo após chegar à cidade, somos recrutados para o Time MZ, uma equipe criada para proteger a cidade durante o dia, e galgar as escadas do Z-A Royale, uma espécie de liga Pokémon da cidade, durante a noite. Essa divisão de dia e noite é parte central do gameplay do jogo, e vai fazer você ter que planejar as suas ações dentro da cidade conforme avança por ela.
Conforme avançamos na história, vamos descobrindo cada vez mais sobre o que acontece em Luminoise City e porque certos Pokémon estão sofrendo Mega Evoluções contra a vontade deles, além de uma discussão socioambiental bem interessante sobre o motivo dos monstrinhos estarem invadindo o espaço urbano e tomando conta da cidade. A história de Legends Z-A é certamente um dos melhores pontos do jogo, e um verdadeiro sopro de novidade dentro da franquia.
Outro ponto que mudou em relação aos jogos anteriores é a mecânica de combate do jogo. Assim como em Legends: Arceus, você meio que faz parte dos combates dos monstrinhos, e deve evitar os ataques dos Pokémon selvagem enquanto tenta capturar ou combater eles usando os seus Pokémon e escolhendo os ataques deles em tempo real para executar o combate.
Esse novo combate inclusive torna bem mais viáveis ataques que antes eu pouco usava, como Leer, Stun Spores, Poison Spores e assim por diante, já que cada ataque usado precisa recarregar para poder ser usado de novo, e com isso você é forçado a montar um bom quarteto de habilidades para travar o combate contra os monstrinhos adversários.
Ao todo, Pokémon Legends: Z-A conta com cerca de 200 monstrinhos espalhados não só nas Wild Zones de Luminoise City, mas também em diversos outros lugares da cidade, como telhados das casas, esgotos, rios, becos e assim por diante, e assim como em jogos recentes da franquia, também há os Alpha Pokémon, aqueles monstrinhos maiores que possuem status melhores e nível elevado em relação ao lugar em que você está, e que certamente vão fazer você passar um sufoco, principalmente no começo do jogo.
Além do combate contra os Pokémon normais e Alphas, ainda temos os combates contra as Mega Evoluções dentro do jogo, que são tanto contra treinadores avançados do modo Z-A Royale, o qual falaremos em breve, e também os da campanha. Estes Pokémon Mega Evoluídos são algo como chefões dentro do jogo, sendo verdadeiras esponjas de dano onde você provavelmente terá que usar um Pokémon seu com Mega Evolução também para conseguir vencer o adversário. Aqui os combates são legais, com a particularidade que o seu inimigo vai tentar atacar o seu treinador bem mais vezes do que um Pokémon normal, e você geralmente terá um treinador te ajudando também.
No mais, a campanha de Pokémon Legends: Z-A ainda conta com o Z-A Royale, que é a nova mecância de enfrentar treinadores deste jogo. Ela funciona assim: à noite, uma área de Luminoise City é transformada numa zona de batalha, e todo mundo que estiver dentro dela está pronto para batalhas Pokémon. Você deve andar pela zona e ir enfrentando outros treinadores para acumular os pontos necessários até chegar à pontuação para enfrentar seu adversário de promoção. Derrotando ele, você sobe o seu ranking em um nível, e o nível vai da letra Z ao A, quando você finalmente se torna campeão.
A campanha de Pokémon Legends Z-A é interessante porque ao invés de simplesmente o jogo te soltar pelo mundo te mandando ir atrás de insignias, você tem que cumprir missões em específico e ir galgando no ranking do Z-A Royale, mas por outro lado, esse esquema de dia e noite acaba engessando um pouco o que você pode fazer durante o dia, já que, apesar do jogo oferecer uma série de missões opcionais e vários locais para capturar e treinar Pokémon, você fica limitado no tempo para essa etapa da exploração (ainda que seja possível fazer o mesmo de noite, fica aquela pressão de competir no Z-A Royale e aproveitar para avançar o quanto antes e progredir a campanha).
No fim das contas, a campanha do jogo tem seus momentos bem legais e uma história bem interessante também, mas há momentos em que o jogo meio que entra numa mesmice de missões que acaba cansando e tornando as coisas repetitivas, principalmente quando parece que você está só repetindo o mesmo ciclo do Z-A Royale para fazer a campanha render.
No mais, Pokémon Legends: Z-A tem um ciclo de gameplay igualmente divertido e repetitivo. A única grande novidade do jogo é capturar novos Pokémon e ficar testando novos movimentos e builds mesmo, a campanha em si acaba repetindo os mesmos 4 ou 5 tipos de missão à exaustão e dá aquela impressão de que a GameFreak fez apenas o suficiente para que o jogo fosse bom, porém não realizasse todo o potencial dele.
E essa sensação de potencial desperdiçado meio que se estende ao resto do jogo também. A apresentação visual de Pokémon Legends: Z-A é melhor do que a de Scarlet e Violet com certeza (mas também não tinha como piorar) só que o jogo continua com visuais extremamente simples e que estão longe de mostrar que isso é um jogo de nova geração ou algo do tipo. Apesar da versão de Nintendo Switch original também funcionar melhor do que seu antecessor, na verdade o jogo deveria rodar no Switch original como ele roda no Switch 2 de tão básicos que os gráficos do jogo são, sem popins, quedas de framerate e coisas do tipo.
Além disso, Luminoise City poderia ter alguns bairros mais diferentes, ela acaba parecendo a mesma em todo distritito, e a menos que você use o mapa para se achar, fica muito fácil de se perder porque todo lugar parece o mesmo. Até por causa disso, eu simplesmente uso o Fast Travel a todo instante, porque não há nenhum incentivo de verdade à exploração dentro da cidade.
Outro ponto negativo do jogo também é a falta de dublagem. Nem vozes em inglês o jogo tem, o que torna principalmente o começo do jogo um porre por ter diálogos demais e você só ficar apertando o botão e lendo texto. Com isso, fica mais uma vez aquela impressão de que a GameFreak só faz o básico do básico, até porque não existe concorrência no gênero de jogos “pokémon like” seja por falta de vontade das produtoras em investir no gênro pelos diversos motivos que sabemos.
Mas e aí, Pokémon Legends: Z-A vale a pena?
Pokémon Legends: Z-A mostra mais uma vez que a fórmula de Pokémon é mágica com um loop de gameplay muito divertido e uma das melhores histórias de campanha da franquia, mas que a GameFreak não tem o mínimo interesse em fazer mais do que o básico, com missões repetitivas, pouca variedade das áreas de Luminoise City, ausência de dublagem e gráficos completamente defasados, ainda que com uma performance bem melhor do que em Scarlet e Violet.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Nintendo Switch 2 fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
Pokémon Legends: Z-A é uma tentativa ambiciosa da GameFreak de reinventar a série ao concentrar toda a jornada em Luminoise City, mesclando a rotina urbana com o mundo dos monstrinhos. O enredo é um dos pontos altos, explorando temas como convivência entre humanos e Pokémon, e a misteriosa Mega Evolução forçada. A estrutura de missões e o sistema de dia e noite criam boas oportunidades estratégicas, mas também acabam limitando o ritmo da progressão. A mecânica de combate em tempo real, herdada de Legends: Arceus, torna as batalhas mais dinâmicas e táticas, exigindo atenção ao uso de habilidades e posicionamento do treinador.
Por outro lado, o jogo sofre com repetitividade, falta de variedade nas missões e um visual que, embora mais estável que Scarlet e Violet, ainda fica aquém do esperado para a nova geração. A ausência de dublagem e a semelhança entre os distritos de Luminoise City reforçam a sensação de um projeto que não atinge todo o seu potencial. No fim, Pokémon Legends: Z-A é divertido e criativo em conceito, mas continua preso ao conservadorismo técnico e criativo da GameFreak, oferecendo uma boa experiência que poderia ter sido excelente.
Prós
- Bom loop de gameplay, ainda que repetitivo às vezes
- Bom sistema de batalha
- Melhor história de uma campanha Pokémon
- Diversas sidequests
Contras
- Repetitivo
- Acabamento final poderia ser melhor
- Sem dublagem









