A série Need for Speed estava um tanto estagnada ultimamente, repetindo ideias e entregando jogos que pareciam pouco inspirados no fim das contas, mas a Electronic Arts recrutou a Codemasters após a sua aquisição para ajudar a Crittenton a entregar um novo jogo. Com uma estética toda original que apela para a cultura do Grafitti, Need for Speed Unbound é uma aposta bem interessante para a franquia, mas será que o jogo vale a pena?
Em Need for Speed Unbound, você vai encontrar um jogo cheio de estilo e de personalidade. É impossível não começar falando sobre o estilo visual do jogo, já que ele é a primeira coisa que salta os olhos. Dê adeus aos gráficos super realistas dos jogos anteriores, a EA aproveitou para apostar no neon e no cell shaded dentro do game, e o resultado ficou bem interessante.
Todos os carros possuem efeitos especiais que usam o estilo de arte do grafite para seus nitros, derrapadas, reações durante as corridas e assim por diante, e essa combinação da velocidade com o grafite ficou bem divertido de se acompanhar, além de ter ficado bonito pra caramba.
Outro ponto forte do jogo é o mapa da cidade de Lakeshore, onde você vai correr. As corridas urbanas ficaram muito divertidas, com pistas que se alternam entre amplas e estreitas e um fluxo de carros que não estão participando das corridas que servem para deixar tudo ainda mais desafiador. Além de lidar com o tráfego e com os seus adversários, você ainda deve evitar que a polícia te pegue durante as corridas e após elas, seja despistando eles, seja demolindo com o carro deles em pancadas ou forçando batidas deles. A sensação de velocidade e a diversão das corridas está nas alturas, e eu realmente gostei muito do tempo em que eu passei no jogo.
Com esses pontos positivos, fica fácil de aceitar que Need for Speed Unbound conta com o mesmo esqueleto de campanha apresentado em Need for Speed Heat. Nela, você corre tanto de dia quanto de noite.
As corridas diurnas oferecem menos risco para você tanto do ponto de vista das perseguições policiais quanto das recompensas, já que na maioria das vezes você não precisa gastar nada para entrar nesses desafios. Além disso, é de dia que você cumpre missões para os NPC do jogo, como escoltar um novo aliado para uma casa segura para poder usá-la depois, evitar a polícia e assim por diante.
Conforme você quebra as leis, você vai acumulando “heat” ou seja, notoriedade da polícia, o que aumenta cada vez mais a dificuldade dos encontros e perseguições contra a polícia, e todas as suas ações do dia fazem você mante essa notoriedade à noite.
Na parte noturna do jogo, você contará com mais desafios ainda, e corridas onde você deverá gastar para participar delas, mas que também contam com recompensas mais polpudas e também com um risco maior de prisão. Outro ponto legal da etapa do jogo à noite é que você pode fazer vários eventos na mesma madrugada, caso deseje, mas se você for preso, você perde todo esse dinheiro acumulado e assim vê o seu progresso voltando à estaca zero.
Essa sensação de perigo é bem interessante no jogo, já que dá uma certa consequência aos seus atos na cidade, não é simplesmente ficar indo de uma corrida até a próxima e só evitar a polícia dentro delas, há muitos casos onde acaba a corrida e você tem que despistar os policiais logo depois pra não ver o seu prêmio desaparecer.
Além de servir para você ter acesso a novas corridas, o dinheiro também te dá acesso a novos carros que podem ser comprados e diversos itens de personalização dentro do jogo, como neon para a parte de baixo do carro, decalques em formato de grafite para o capô e lataria, fumaças personalizadas e assim por diante, tudo sempre seguindo a estética do game.
Falando um pouco sobre a jogabilidade de Need for Speed Unbound, foi um pouco estranho me adaptar a ela inicialmente. Eu não sei se foi o carro que eu escolhi inicialmente para correr ou o quê, mas achei que os carros derrapavam demais no jogo, e que era muito fácil acabar batendo e assim tendo que gastar uma das quatro reiniciadas que você ganha direito por dia, mas conforme você vai jogando mais, dá pra ir pegando as nuances do jogo e entendendo que não dá pra apertar tanto assim o freio, e que o freio de mão também é um bom amigo para se virar nas curvas mais extremas.
Graficamente, Need for Speed Unbound merece todo tipo de elogio. O jogo ficou com uma personalidade muito legal e certamente vai ser a primeira coisa que todo mundo vai perceber quando jogar o jogo. Ele também fica ainda mais bonito caso você tenha uma TV ou monitor capaz de aproveitar o HDR 10 que o jogo oferece.
A trilha sonora do jogo também ficou bem interessante para aproveitar-se da estética que ele apresentou. Não é bem o meu tipo de música, mas ajuda a entrar no clima.
Mas e aí, Need for Speed Unbound vale a pena?
Por baixo do visual novo de Need for Speed Unbound, o jogo segue mais ou menos o mesmo esquema que Need for Speed Heat apresentou ao mundo. Isso não é ruim, afinal é uma boa estrutura a se seguir. Somado a isso, temos uma cidade muito bem pensada e um estilo gráfico com muita personalidade. Need for Speed Unbound é tranquilamente o jogo mais interessante da franquia em muitos anos.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox Series X.
Resumo para os preguiçosos
Por baixo do visual novo de Need for Speed Unbound, o jogo segue mais ou menos o mesmo esquema que Need for Speed Heat apresentou ao mundo. Isso não é ruim, afinal é uma boa estrutura a se seguir. Somado a isso, temos uma cidade muito bem pensada e um estilo gráfico com muita personalidade. Need for Speed Unbound é tranquilamente o jogo mais interessante da franquia em muitos anos.
Prós
- Estilo de arte muito agradável
- Cidade bem construída cheia de caminhos, pistas e possibilidades
Contras
- Os controles demoram um pouco até você se acostumar de fato com eles