NBA Playgrounds – Review

NBA Playgrounds chega com a promessa de ser o NBA Jam da atual geração. Focado em lances acrobáticos, enterradas monstruosas, dribles desconcertantes, o placar final nem sempre é o maior termômetro do jogo, que traz um estilão completamente arcade, desde sua jogabilidade, até os gráficos, sons e jogabilidade.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

É impossível não traçar o paralelo com o clássico NBA Jam, aqui as partidas também ocorrem no 2 contra 2 e não tem muitas regras: não há faltas, nem saídas de bola. Os power ups também estão presentes e conferem uma série de aprimoramentos aos atletas após uma sequência devastadora de cestas, enterradas, tocos ou robadas de bola.

PUBLICIDADE
Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Em NBA Playgrounds, assim como nas quadras de basquete espalhadas pelos subúrbios dos EUA, vale quase todo, e o importante é subjulgar seu adversário nem que para isso seja preciso usar um pouco de jogo sujo, como algumas cotoveladas, tapas, puxões e agarrões que na liga profissional são proibidos.

Essa mistura de fatores alia-se às habilidades específicas de cada atleta disponível no jogo, e fazem de NBA Playgrounds um jogo tão divertido quanto imprevisível. A escolha dos atletas que irão compor a sua dupla pode ser fator determinante no seu sucesso dentro do jogo, e embora estejamos falando de um jogo completamente arcade, o equilíbrio entre os seus atletas é importante: características como velocidade, habilidade com enterradas, roubos, bolas de 3 se completam e escolher atletas que cubram bem todos essas características é metade do caminho para o sucesso.

Inclusive o número e a qualidade dos atletas presentes no jogo podem levar à loucura qualquer fã do basquete Norte-Americano. Com um total de 150 atletas, distribuidos entre 30 times, o jogo traz não somente as estrelas atuais da NBA como LeBron James, Russel Westbrook, James Harden e Stephen Curry, mas também algumas das maiores estrelas de todos os tempos como Magic Johnson, Shaquile O’neil, Patrick Ewing, Bill Russel, entre muitos outros.

A frustração pode ficar pelo fato de você não poder escolher a sua dupla 100% de acordo com sua vontade. Os atletas são adquiridos em um sistema já bem comum para quem está habituiado a jogos de esporte: pacotes, como acontece por exemplo no modo FIFA Ultimate Team. Os pacotes são ganhos ao vencer torneios, e ao subir de nível. Cada pacote traz 5 atletas que variam de nível de acordo com os pacotes.

Assim como o próprio jogador, os atletas também sobem de nível conforme você os utiliza em sua dupla, e a cada nível novas habilidades e movimentos são desbloqueados tornando-o uma arma ainda mais letal contra seus adversários.

Com simplicidade nos controles, a grande sacada da jogabilidade de NBA Playgrounds é o timing. Não é necessário fazer combinações absurdas de comandos para executar uma enterrada, um bloqueio ou roubar uma bola, mas saber a hora certa de apertar o botão e executar o movimento são fundamentais para aumentar a sua pontuação durante as partidas.

Visualmente o jogo é bastante caricato, quase puxando para um estilo cartoon. Inclusive os rostos dos atletas são uma mistura de caracaturas com os seus rostos reais, enaltecendo por exemplo a “beiçada” de Patrick Ewing, e dando a todos os atletas cabeças que quase lembram as de um minicraque.

Talvez o grande destaque negativo do jogo seja a parte sonora. Com uma quantidade baixa de músicas de trilha sonora, ela se torna repetitiva muito rapidamente, maso grande problema é a ausência de narração durante as partidas, algo que em qualquer jogo de esporte ajuda a dar o tom do jogo. Citando NBA Jam como exemplo, quem jogou sabe o quanto a narração e principalmente os bordões eram parte imprescindível da diversão. Como não lembrar de frases como “He’s heating up”, “He’s on fire”, e “Boomshakalaka!”

Infelizmente NBA Playgrounds não apresenta esse recurso, e sua ausência é notada logo na primeira partida principalmente pelos fãs da NBA.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PS4 comprada pelo avaliador.

Resumo para os preguiçosos

NBA Playgrounds é o sucessor espiritual do clássico NBA Jam! Com partidas tão divertidas quanto imprevisíveis, o jogo traz a malícia das quadras de basquete do subúrbio norte-americano e dá ao jogador a possibilidade de humilhar o adversário com enterradas mirabolantes, ponte-aéreas, dribles desconcertantes e uma certa dose de jogo sujo com algumas cotoveladas, tapas e interceptações maldosas.

Com jogabilidade simples e focada no timing, o jogo deixa a desajar na parte sonora principalmente pela ausência de narração. Apesar disso, é diversão garantida para fãs de basquete e também para quem quer um jogo de esporte mais leve e menos complexo.

Para os mais assíduos, a busca pela dupla perfeita e pelo card de seu atleta preferido são grandes desafios, e a presença de 150 atletas dos dias de hoje e clássicos são um dos grandes atrativos do jogo.

Nota final

85
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Jogabilidade simples
  • Mais de 150 atletas dos tempos atuais e clássicos
  • Partidas empolgantes
  • Lances acrobáticos
  • Sucessor espiritual de NBA Jam

Contras

  • Ausência de narração
  • Trilha sonora repetitiva
  • Única forma de conseguir seus atletas preferidos é a sorte
Ceraldi
Ceraldihttp://criticalhits.com.br
UX & UI Manager, Ceraldi se dedica (menos do que gostaria) ao Critical Hits e tentar cumprir seu papel de pai de família em meio à gatos, bacon, video games, séries, MCU, futebol e NBA.