Mullet Madjack é o mais novo lançamento da Epopeia Games no Xbox e após uma temporada de sucesso no PC, será que o jogo ainda tem pernas para agradar este novo público?

Mullet MadJack é um jogo roguelike de ação em primeira pessoa com um ritmo extremamente rápido e visual estilizado, que mistura animes e o visual neon dos anos 80.
O jogo é ambientado no ano de 2095, onde o mundo é dominado por “Robillionários”, e os humanos estão viciados em dopamina. O jogador assume o papel de Jack Banhammer, um “moderador” contratado pela Peace Corp, que embarca em uma missão para resgatar a “Influenciadora” de um arranha-céu repleto de Robillionários assassinos, em troca de um novo par de sapatos.
A ideia do jogo é forçar você a estar em constante movimento, já que, se você ficar 10 segundos sem matar ninguém, o seu personagem morre porque a plateia da livestream ficou entediada e você tem que começar tudo de novo.
Para cumprir a sua tarefa, você terá à sua disposição diversos tipo de armas e a habilidade de usar dashes para avançar nos seus inimigos e também para cobrir distâncias mais rapidamente, enquanto Jack segura um contador de tempo na mão esquerda com o celular dele.
A cada andar que você ultrapassa, você pode escolher um upgrade no seu personagem ou uma arma nova, e a ideia é ir montando uma build que favoreça o seu estilo de jogo e transformando Jack em uma arma de matar cada vez mais poderosa.
Aqui é importante ressaltar que há certos upgrades muito melhores do que os outros. Um exemplo disso está nas armas. A arma inicial é bem ruim, e às vezes ela acabava aparecendo de novo pra mim nos upgrades possíveis, é melhor escolher uma arma e ir usando ela até surgir ou uma versão melhor dela mesmo ou de alguma outra que não prejudique o seu ritmo de jogo (no meu caso eu acabei gostando mais da shotgun mesmo).
A cada inimigo que você mata, você ganha entre 1 e 3 segundos e um pouco de vida para continuar avançando loucamente pelo cenário. A ideia do jogo realmente é que você não fique parado, já que você pode avançar para cima dos adversários e atirá-los para trás para continuar prosseguindo, arremessá-los em ventiladores, circuitos elétricos e assim por diante.
Além disso, também é possível recuperar sua vida em máquinas de venda de latinha espalhadas pelo cenário, e há até um upgrade onde você pode transformar essas latinhas em granadas para deixar o seu personagem ainda mais poderoso.
Os cenários de Mullet Madjack são aleatórios, mas todos criados com o objetivo de favorecer a correria completamente maluca que o jogo entrega, e você tem que estar sempre em movimento, e tentando ficar o mínimo possível parado. Inicialmente é difícil entrar nessa ideia, mas quando você perceber que é muito melhor matar os inimigos que você conseguir (ou seja, passar reto por alguns) o ritmo do game acaba ficando bem mais legal.
A cada 10 andares, você precisa enfrentar um chefe e derrotá-lo com apenas uma barra de vida, e depois de fazer isso, você desbloqueia um upgrade permanente e pode partir da dezena seguinte para tentar chegar ao último andar do prédio e finalizar o jogo.
Graficamente, Mullet Madjack é um jogo com um visual dentro do esperado para um jogo independente. A ideia é você estar em constante movimento, então você nem tem muito tempo para processar o que você está vendo, ou seja, a prioridade do jogo é a performance, e exceto por uma pequena travada de carregamento a cada fase, o jogo tem um desempenho dentro do que se espera.
A trilha sonora do jogo merece elogios, com boas músicas e uma dublagem em português que me provocou boas risadas durante o tempo em que eu joguei. É importante ressaltar, entretanto, que esse não é o tipo de jogo que você pode jogar na frente de crianças, já que há vários palavrões enquanto a ação desenrola.
Mas e aí, Mullet Madjack vale a pena?
Mullet Madjack é o tipo de jogo perfeito para jogar 10 minutos ou duas horas seguidas, já que você pode simplesmente jogar uma ou duas runs para fazer um intervalo no trabalho ou ficar naquele ciclo sem fim de só mais uma partida.
O jogo de tiro que faz você estar em constante movimento é muito competente em te forçar a fazer isso, mas também é o tipo de jogo que vai deixar vendo estrelas quem tem cinetose vai por causa de tudo o que acontece na tela. No meu caso, eu gostei bastante da experiência, e certamente vou acabar voltando ao jogo sempre que tiver uns minutos livres.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox Series X fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
Mullet MadJack é um roguelike de ação em primeira pessoa com um ritmo frenético e visual inspirado em animes e no neon dos anos 80. Ambientado no ano de 2095, o jogo coloca o jogador no papel de Jack Banhammer, um “moderador” contratado para resgatar uma influenciadora de um arranha-céu repleto de “Robillionários” assassinos. A mecânica central exige que o jogador elimine inimigos constantemente para evitar a morte, já que ficar 10 segundos sem matar ninguém resulta no fim da partida. Para isso, Jack conta com um arsenal variado de armas e habilidades de movimentação rápida, como dashes para alcançar inimigos e cobrir distâncias rapidamente.
Ao longo da jornada, o jogador pode escolher upgrades e novas armas a cada andar, criando uma build personalizada para seu estilo de jogo. Os cenários são gerados aleatoriamente para incentivar a movimentação constante, enquanto chefes aparecem a cada 10 andares, desafiando a estratégia do jogador. Graficamente, Mullet MadJack prioriza o desempenho, mantendo um visual estilizado e fluido. A trilha sonora vibrante e a dublagem em português adicionam personalidade ao jogo, embora o uso de palavrões torne a experiência mais voltada para um público adulto.
Prós
- Bastante frenético e divertido
- Bom para jogadas curtas e longas
- Boa performance
Contras
- Se você tem cinetose, você não vai conseguir jogar esse jogo