A Capcom havia prometido trazer Monster Hunter 4 ao ocidente faz bastante tempo, e esse era um dos jogos que mais me deixavam curioso para jogar no 3DS, afinal ele é um sucesso estrondoso de vendas no Japão. A espera valeu a pena? É o que vamos descobrir.
Monster Hunter 4 Ultimate é um jogo que mostra a que veio já no nome: caçar monstros. O objetivo do jogo é o combate e basicamente tudo o que gravita em volta do universo do jogo é para esse objetivo, incluindo a história.
Em Monster Hunter 4 Ultimate, seu objetivo é destruir um monstro chamado Gore Magala. Ele está contaminando monstros do campo de batalha com o Frenzy Virus, que coloca os monstros que você enfrenta no estado de frenzy permanentemente, ou seja, sabe aquele momento onde eles ficam super agressivos e fortes? Alguns desses monstros já vêm de fábrica com ele.
https://www.youtube.com/watch?v=X2nazZ-eOAE
Obviamente, como todo fã de Monster Hunter sabe, isso é apenas o começo, pois o jogo tem toneladas de conteúdo e áreas para oferecer. Além dessas áreas, Monster Hunter também te oferece uma tonelada de meios para combater esses monstros. Você tem várias formas de armas disponíveis, armaduras e um companheiro, o Palico, uma espécie de gato que você também pode personalizar no começo do jogo.
Outra possibilidade já conhecida pelos fãs da série é juntar-se com outros caçadores para enfrentar monstros gigantes, certamente uma das melhores partes do jogo.
Até aí tudo bem, Monster Hunter 4 Ultimate parece ser um jogo excelente e que supre um gênero bem carente no 3DS, mas qual o grande problema dele? O sistema de combate. Para um jogo que se propõe a funcionar em cima do combate, Monster Hunter 4 Ultimate tem um sistema de combate que poderia melhorar muito.
Para começar, o seu personagem é extremamente lento. Parece que todo inimigo na tela é mais rápido do que ele, ainda mais se você decide equipar praticamente qualquer uma das armas que não sejam a Hunter Knife. O seu personagem fica com uma arma desengonçada grandalhona e têm que ficar lutando no contragolpe, ou seja, quando o monstro vem atacar você, você se antecipa a isso e acerta ele, senão os golpes errados são os montes.
Outro problema que eu encontrei no jogo é que a possibilidade de travar a mira num inimigo é quase nula. Ela não está disponível a qualquer momento, apenas quando você enfrenta chefes mesmo, e mesmo nesse momento ela não funciona tão bem assim. Jogos 3D focados em combate já fazem isso de forma melhor que Monster Hunter desde The Legend of Zelda e, para um jogo que é focado no combate, isso é um defeito bem grande.
O resultado disso é que volta e meia você está enfrentando um inimigo cara a cara e errando todos os ataques contra ele porque parece que o seu personagem está bêbado, afinal, o inimigo está na sua frente e você atacando o quadradinho ao lado dele. Eu perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu comigo.
Além disso, dependendo da arma que você escolheu, se você é novo na série, acostumar-se com o estilo de combate dela pode ser um saco, e, dependendo da arma em questão, vale mais a pena cancelar a missão, escolher outra arma e voltar, do que ser cabeça dura e ir até o fim, como foi a minha primeira experiência com uma Katana.
A câmera de Monster Hunter 4 Ultimate não ajuda muito. Eu trouxe o jogo comigo para uma viagem que eu fiz e acabei esquecendo o Circle Pad Pro do meu 3DS na viagem. O resultado é que eu tive que jogar usando ou a Stylus do 3DS para controlar a câmera ou apertando L para focar a câmera onde o meu personagem está olhando. Não é o melhor sistema do mundo. No Circle Pad as coisas melhoram um pouco, mas a principal dificuldade, que é acertar os inimigos, continua existindo.
Outra coisa que pode ser um problema, ou uma qualidade, dependendo de como você entende isso, é a duração de algumas batalhas. Sem brincadeira, tem lutas que podem durar de 30 minutos a uma hora, o que pode fazer que as pessoas achem que você morreu no banheiro por continuar lá por muito mais tempo do que o humanamente esperado.
Edit: eu sabia que havia faltado algo. Vamos lá: o jogo não é nada amistoso com novatos. Várias missões são do tipo “mate o monstro X tantas vezes”. O problema é que o jogo em momento nenhum te diz quem diabos é aquele monstro e no fim das contas, até você descobrir quem ele é, você fica atacando monstros a esmo nas diversas áreas do jogo até achar quem é o maldito.
Graficamente, Monster Hunter 4 Ultimate é um dos visuais mais bonitos do Nintendo 3DS. O jogo tem belos gráficos, áreas consideráveis e uma boa quantidade de monstros na tela. Eu não encontrei slowdowns no game mesmo quando enfrentava grandes monstros, e isso é um ponto bem positivo para quem acha que o 3DS não tem grandes capacidades gráficas.
A trilha sonora do jogo é bem divertida também, as músicas ajudam a criar o clima de “vamos arrebentar os dentes daquele monstrengão agora”. Infelizmente, não há a opção de texto em português brasileiro.
Resumo para os preguiçosos
Monster Hunter 4 Ultimate é um jogo que tem um objetivo: fazer você enfrentar monstros e monstros gigantes. O jogo impressiona pelos belos gráficos para o 3DS e pela quantidade de conteúdo disponível. Uma pena o sistema de combate dele mais atrapalhar do que ajuda em vários momentos.
Prós
- Belos gráficos
- Excelente quantidade de conteúdo
- Monstros gigantes
Contras
- O sistema de combate atrapalha bastante
- A câmera também, ainda mais se você não tem um Circle Pad
- O jogo explica pouco demais sobre si mesmo e é vago em vários objetivos
Comments are closed.