InícioGamesMinecraft Legends vale a pena? Análise - Review

Minecraft Legends vale a pena? Análise – Review

Minecraft Legends chega com a promessa de trazer novos ares para o gênero de estratégia, com uma tentativa de simplificar as mecânicas de um RTS clássico, trazer um pouco mais de ação para as partidas e ao mesmo tempo manter um nível de profundidade em estratégia, proporcionando partidas PVP de alto nível. Mas será que o jogo realmente consegue entregar o que promete? É o que vamos descobrir na análise de hoje.

E como o jogo funciona?

Minecraft Legends vale a pena? Análise - Review
Reprodução:Mojang Studios / Blackbird Interactive

Existem 3 modos principais em Minecraft Legends: o modo campanha que pode ser jogado coop com até 4 amigos, o modo versus que é onde o PVP acontece e é o foco do jogo, permitindo até 8 jogadores na partida em um 4v4 totalmente insano, e também temos o “modo lendas”, que é bastante similar a um Tower Defense, onde inimigos chegam em ondas e você precisa sobreviver até a última onda do jogo, ganhando recompensas ingame caso complete totalmente este modo.

Na tentativa de trazer um pouco mais de ação para um RTS, Minecraft Legends fez uma grande mudança em relação ao que estamos acostumados em grandes jogos do gênero, e ao invés de um simples gerenciamento com visão de cima, nós controlamos um único personagem e precisamos andar pra lá e pra cá com ele para gerenciar a base, além de termos uma espada bem poderosa para lidar com a horda de mobs inimigos. Essa mudança foi muito bem vinda e trouxe uma dinâmica bem diferente para o gênero.

O modo campanha de Minecraft Legends é basicamente um enorme tutorial que te prepara para o PVP, que é onde a verdadeira diversão do jogo está. A história mostra que o mundo de Minecraft está sendo completamente invadido pelos Piglins, criaturas hostis que vivem no Nether. E cabe ao jogador e seus amigos expulsar os Piglins de volta para o Nether e ajudar os aldeões em suas vilas. Durante a campanha nós podemos seguir a história principal com as missões para destruir as fortalezas Piglins, como também podemos ajudar as vilas de aldeões, o clã dos zumbis e o dos esqueletos, toda noite algumas vilas são marcadas para serem atacadas pelos Piglins, e se ajudarmos elas, receberemos grandes recompensas que vão nos deixar ainda mais fortes.

No fim das contas, o modo campanha do jogo é bem divertido quando se está jogando com amigos, mas sozinho pode bater aquele ar de solidão e monotonia, além de ter que fazer tanta coisa sozinho que se torna um pouco maçante.

O PVP de Minecraft Legends

Reprodução: Mojang Studios / Blackbird Interactive

O modo versus é onde a verdadeira diversão e o foco do jogo está, podemos juntar até 8 amigos em um 4v4, ou fechar uma única equipe de até 4 pessoas e procurar por outros players online.

Cada equipe começa com uma torre central e o objetivo é destruir completamente a torre do inimigo por qualquer meio necessário. Também existem bases de Piglins espalhadas pelo mapa que periodicamente vão atacar os jogadores, essas bases são necessárias para conseguir Prismarinho, um recurso essencial na construção de estruturas e de mobs para seu exército, e a única forma de conseguir Prismarinho é matando Piglins e destruindo a base deles.

Além disso, a coleta de recursos rápida é a chave para começar bem a partida, madeira e pedra são os recursos iniciais e com eles já é possível construir torres e muros de defesa para sua base e também fazer alguns mobs que podem infernizar a vida do adversário.

Reprodução: Mojang Studios / Blackbird Interactive

E por falar em mobs, existe uma variedade enorme deles e é necessário entender o que cada um faz, com madeira e pedra podemos fazer pequenos arqueiros que são muito úteis em batalha contra outros mobs e piglins, também podemos fazer golens que são verdadeiros destruidores de estruturas, como muros e torres de arquearia. Ao desbloquearmos mais upgrades para a base, é possível coletar ferro, redstone, diamante e muitos recursos que farão mobs poderosos para vencer o adversário, como zumbis, creepers, golens gigantes e guerreiros de ferro.

A ideia por trás do PVP é simples e bem direta, mas ao jogar você percebe que existe muitas camadas de profundidade e que entender as nuances do sistema de construção e o que cada um dos mobs faz vai acabar recompensando o jogador com uma grande vantagem estratégica, mostrando que Minecraft Legends acertou em cheio em ser um jogo simples de entender, e que ainda assim tem profundidade para recompensar jogadores com muita skill, proporcionando partidas PVP de alto nível.

Os problemas do PVP e balanceamento

Reprodução: Mojang Studios / Blackbird Interactive

Infelizmente nem tudo são flores, e apesar do jogo ser extremamente divertido, existem alguns defeitos que seguram o jogo de mostrar o seu verdadeiro potencial. Em uma partida com vários jogadores, a coordenação com os outros players é essencial para conseguir vencer, mas o jogo não tem um sistema de voz embutido que te permite conversar com outras pessoas e alinhar o que cada um tem que fazer. Isso não é um problema para amigos que podem estar discord, mas a falta de um voice ingame vai pesar para quem buscar partidas sozinho e cair com pessoas totalmente aleatórias.

Algumas mecânicas consideradas básicas para esse tipo de jogo também fazem muita falta, um claro exemplo disso é o sistema de “desconstrução” que não supre a necessidade dos jogadores. Para remover uma estrutura que já foi construída é necessário se aproximar dela e segurar F por um tempo para ela começar a ser removida. Apesar disso funcionar bem para estruturas grandes, remover muros que precisam ser reposicionados se torna uma tarefa infernal, já que o jogo não entende o muro inteiro com um único objeto, e cada quadradinho precisa ser removido manualmente, o que demanda um tempo que você não vai ter ao jogar contra players experientes.

A Microsoft disponibilizou um servidor no discord para os criadores de conteúdo do mundo inteiro antes do lançamento se juntarem e testar o PVP a todo vapor, e enquanto tentávamos criar lobbys 4v4 nos deparamos com um problema infernal do jogo não ter um simples sistema de código para convidar pessoas para seu lobby. Foi necessário que toda vez alguém se candidatasse a sair adicionando as pessoas na lista de amigos do Xbox um por um para só assim conseguir convidar todos para uma sala privada e começar o jogo, um problema que seria facilmente contornado com um simples código gerado para entrar na sala.

Reprodução: Mojang Studios / Blackbird Interactive

Joguei algumas partidas com o Giácomo, outro editor do site, e os influencers que foram convidados para testar no discord, e rapidamente descobrimos que o jogo precisa urgentemente de um melhor balanceamento no PVP, principalmente em relação a estruturas de endgame. Por exemplo, não demorou muito para descobrirmos que o canhão de redstone é disparado o item mais forte do jogo e está completamente quebrado. O canhão de redstone é uma estrutura que você pode construir bem longe dos muros da base inimiga e ainda assim é possível acertar diretamente a torre central deles com os tiros, ignorando qualquer outra defesa que eles tenham construído. Até existe uma estrutura para combater isso que permite defesa contra projeteis, mas ela é muito fraquinha e não vai dar conta de um bom setup de canhões redstone.

Apesar de existir uma enorme variedade de mobs e estruturas que podem te ajudar contra os inimigos, em pouco tempo no servidor todas as partidas se resumiam a estratégia de rushar o mais rápido possível o canhão de redstone, e a equipe que conseguia fazer isso primeiro acabava vencendo em 99% das situações, mostrando um problema grave de balanceamento.

E isso é apenas um dos vários exemplos, existem torres de arquearia que atacam automaticamente qualquer um que se aproxima e são extremamente fortes, resistentes e estão disponíveis para construção desde o inicio da partida. Elas são tão fortes que conseguem sozinhas dar conta do exército de mobs do inimigo, por mais forte que os mobs deles sejam, e essas torres exigem apenas madeira para construção. Ou seja, um time bem coordenado vai ter em menos de 5 minutos sua base completamente cercada por torres de arquearia e vai impossibilitar qualquer estratégia com mobs corpo a corpo, levando mais uma vez a consolidar o rush de canhões de redstone como algo essencial se você quiser ter uma chance de vencer.

Reprodução: Mojang Studios / Blackbird Interactive

Os acampamentos de Piglins que ficam espalhados pelo mapa são a única forma de conseguir Prismarino e também podem ser um problema, joguei partidas em que uma equipe conseguia dominar a região onde estava os acampamentos de piglins antes da outra e assim conseguia negar completamente o farm de prismarino ao adversário, e não existe counter-play para isso. Uma vez que alguém te impede de conseguir Prismarino para fazer mais tropas e estruturas, o jogo acabou e é apenas esperar o fim da partida. Uma sugestão aqui é melhorar o spawn dessas vilas ou adicionar mais delas pelo mapa, dificultando mais essa estratégia de dominar todas disponíveis.

Minecraft Legends realmente tem alguns problemas no PVP, mas isso não quer dizer que não é divertido. Eu me diverti bastante jogando pelo discord com as pessoas e foi uma experiência realmente legal, mas conforme você vai jogando as partidas e vai entendo como o jogo realmente funciona, os defeitos no balanceamento começam a incomodar bastante e fica claro que isso está segurando o verdadeiro potencial que esse jogo tem.

Dublagem, trilha sonora e gráficos

Reprodução: Mojang Studios / Blackbird Interactive

O jogo chega com legendas e dublagens em português brasileiro, com uma dublagem bem feita, cativante e uma trilha sonora que não deixa nada a desejar.

Os gráficos são belíssimos e tem uma estética que vai agradar os fãs antigos de Minecraft e ao mesmo tempo melhora muito o visual, trazendo uma iluminação e efeitos maravilhosos que fazem o jogo ter um clima bem agradável.

Mas e aí, Minecraft Legends vale a pena?

Minecraft Legends vale a pena? Análise - Review
Reprodução: Mojang Studios / Blackbird Interactive

Minecraft Legends acerta em muita coisa e consegue trazer mais simplicidade ao gênero RTS e ao mesmo tempo divertir bastante com várias estratégias legais para vencer o adversário. Caso você tenha mais 3 amigos para entrar em partidas grandes de PVP, sem dúvidas o jogo vai divertir bastante, e o fato dele estar disponível desde o dia do lançamento no Gamepass é muito bem vindo, já que a verdadeira diversão dele está em juntar com amigos no discord e sair na porrada com desconhecidos no PVP. Já o modo campanha é legal, mas se você estiver jogando completamente sozinho pode ficar meio maçante, este é um jogo que só libera o seu verdadeiro potencial com amigos.

Infelizmente o PVP tem alguns problemas sérios de balanceamento que podem incomodar bastante os jogadores mais hardcores ou até mesmo tirar toda a graça do jogo se você for um novato e estiver jogando contra alguém que vai abusar do balanceamento pra te destruir completamente na partida. Isso, aliás, é um problema sério que a menos que a Microsoft e a Mojang rebalanceiem essas unidades, pode inclusive colocar a longevidade do jogo em sério risco.

Review elaborado com uma cópia do jogo fornecida pela Publisher.

Resumo para os preguiçosos

Minecraft Legends consegue trazer uma experiência agradável e simples de um bom jogo RTS, ao mesmo tempo que tem uma profundidade para criar partidas PVP de alto nível. O jogo não é recomendado para ser jogado sozinho e seu verdadeiro potencial é liberado ao jogar com amigos.

O PVP atualmente sofre de muitos problemas de balanceamento que pode tirar a graça de algumas partidas, mas são problemas que podem ser facilmente corrigidos com ajustes de danos de algumas estruturas e mobs.

Nota final

75
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • RTS fácil de entender e bem divertido
  • Gráficos belíssimos
  • Partidas bem divertidas com amigos

Contras

  • Se torna bem chato jogar sozinho
  • Problemas sérios de balanceamento no PVP
  • Falta recursos básicos, como convites por código para salas privadas
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Fã obcecado de Souls-like e curto uns FPS e animes