Mewgenics – Análise – Vale a Pena – Review

Se você acompanha jogos indie há muitos anos, o nome Mewgenics talvez seja familiar. Anunciado originalmente em 2012, Mewgenics é um jogo do criador Edmund Mcmillen, responsável jogos lendários como Super Meat Boy e The Binding of Isaac, que consistia em uma casa onde você poderia acumular e criar gatos para então usá-los em diferentes minigames. Entretanto, o jogo acabou sendo cancelado não muito tempo após seu anúncio e esse parecia ser o fim da história.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

O Renascimento

Felizmente, Edmund conseguiu retomar os direitos autorais de Mewgenics e decidiu voltar a trabalhar na ideia com força total, desta vez junto do talentoso programador Tyler Glaiel, com quem havia desenvolvido The End is Nigh, em 2017.

PUBLICIDADE

Agora, com essas duas lendas dos jogos Flash, incluindo um dos pais do Roguelike moderno e criador de alguns dos jogos indies mais famosos e influenciadores de todos os tempos, o projeto finalmente poderia tomar forma. Após uma fase de prototipação e muitas ideias serem testadas, a dupla decidiu seguir em frente com a mais difícil delas: Um RPG tático por turnos, como Final Fantasy Tactics e XCOM, mas com classes no melhor estilo Dungeons & Dragons e um conjunto de sistemas e regras altamente inspirado em Magic: the Gathering, além de claro, gatos.

E após incriveis 6 anos de desenvolvimento contínuo, Mewgenics finalmente está pronto para ver a luz do dia em 10 de Fevereiro, e o resultado final não poderia ser melhor.

Mewgenics é uma experiência única no mundo dos jogos

Não há outra forma de começar este review de fato que não seja falar o necessário logo de cara: Mewgenics é um jogo que une todas as suas inspirações e suas ideias originais em uma experiência da mais alta qualidade, de uma forma que eu nunca vi em outro jogo. É uma experiência única (coisa que é extremamente rara hoje em dia), repleta de carisma, charme e o mais importante de tudo: Diversão na sua forma mais pura.

Em Mewgenics, você cria gatos e pode usá-los em aventuras Roguelike enquanto busca comida, dinheiro e itens. Após escolher quatro gatos para levar numa aventura, é necessário escolher qual classe (representadas por coleiras coloridas) cada um deles será. De início estão disponíveis Lutador, Mago, Caçador e Tanque, com várias outras classes sendo desbloqueadas ao decorrer do jogo.

Cada classe possui um plano de jogo único, com um arsenal de habilidades ativas e passivas completamente diferente, de forma muito similar à D&D, incluindo até mesmo atributos diferentes como Força, Destreza e Inteligência. Combinar um gato que possui um bom nível de força com a coleira de Lutador fará com que ele cause mais dano, enquanto escolher um gato com carisma e inteligência altos para ser o mago do grupo fará com que ele consiga usar magias com mais frequência.

Após selecionar confirmar as classes que usará nesta aventura, cada gato receberá uma habilidade ativa e uma passiva de sua respectiva classe. Cada classe possui 75 habilidades diferentes, sendo 50 ativas e 25 passivas e cada uma delas possui uma versão aprimorada. Ao todo, são mais de 1200 habilidades diferentes e melhoraveis, distribuídas entre inúmeras classes únicas.

Extremamente profundo, mas simples de entender

Mewgenics é um jogo extremamente expansivo e como esperado do gênero e de suas inspirações principais, extremamente profundo. Dito isso, o jogo é supreendentemente simples de entender e se divertir logo de cara.

Boa parte dessa simplicidade se dá graças as horas iniciais do jogo, que além de possuir um ótimo tutorial, também libera novas informações, mecânicas e áreas aos poucos, permitindo que os jogadores entendam o que está acontecendo e o que está por vir ao mesmo tempo em que aprendem as mecânicas, mas sem ficarem perdidos na (eventual) complexidade que o jogo tem a oferecer.

Uma boa parte da experiência de Mewgenics é decidir que gato usará que coleira, assim como escolher quais itens cada gato levará para a aventura. Cada gato possui cinco espaços para carregar equipamentos (arma, cabeça, corpo, rosto e acessório), e são mais de 700 equipamentos diferentes que podem ser encontrados durante as aventuras felinas. Estes itens podem dar desde pequenos bônus como mais força e mais vida até efeitos absurdos que mudam o rumo de um combate num piscar de olhos, como permitir que um gato invoque 5 zumbis para ajudar em combate, por exemplo. Itens são uma excelente forma de suplementar os pontos fracos de cada classe, como dar mais vida e resistência aos magos e mais mobilidades aos tanques, por exemplo.

Apesar a infinidade de combinações e possibilidades presentes em Mewgenics, o jogo nunca chega a sobrecarregar o jogador. Um bom exemplo é a forma de adquirir novas habilidades. Ao fim de cada combate, um dos gatos da sua equipe subirá de nível e poderá escolher uma entre quatro habilidades. Então mesmo existindo dezenas de possíveis habilidades no jogo, apenas algumas serão oferecidas em cada aventura, simplificando muito o processo de decisão e aumentando o impacto individual de cada habilidade. A genialidade de Mewgenics está em como essas habilidades interagem e sinergizam entre si. Uma habilidade do Tanque que permite que o gato coma pedras para se curar pode não parecer muito interessante de cara, até você ser oferecido uma habilidade que permite petrificar inimigos, formando um combo que transforma o seu Tanque em uma verdadeira máquina de derrotar inimigos instantâneamente.

São essas pequenas sinergias que formam o núcleo de Mewgenics. Existem incontáveis micro combos e sinergias diferentes, e este pequeno momento onde a chave vira ao perceber como suas habilidades e itens podem interagir e levar a situações novas nunca perde a graça, mesmo após dezenas de horas.

Este sentimento é ajudado em grande parte graças ao sistema de combate do jogo, que é rápido, preciso, lógico e extremamente bem explicado e detalhado. Você sempre tem toda a informação que precisa disponível. Deixar o cursor em cima de qualquer coisa explicará o que ela faz, até mesmo os inimigos. Além disso, o sistema elemental do jogo é extremamente complexo e bem feito, similar ao sistema de química de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, só que levado a um nível ainda maior.

Caos elemental

Fogo pode se alastrar pela grama, que se transformará em mais fogo, que pode ser aumentado com vento, ou apagado com água. Esta mesma água pode ser usada para fazer grama, flores e espinhos crescerem, ou pode ser responsável por conduzir eletricidade se acertada por um raio. Ataques de gelo podem congelar água para criar pisos escorregadios, ou transformar inimigos molhados em blocos de gelo, enquanto a grama pode ser congelada para se tornar cortante quando atravessada. São inúmeras combinações elementais diferentes que funcionam de uma forma lógica e emergente. Se alguma combinação parece funcionar na sua cabeça, ela muito provavelmente está presente e funcionando em Mewgenics. Este tipo de design sistêmico faz de Mewgenics um jogo extremamente vivo e ao mesmo tempo caótico. Muitas vezes uma pequena ação pode levar a uma reação em cadeia enorme.

É impressionante a forma como o jogo permite que tanta coisa aconteça durante um único turno, e mais impressionante ainda a forma em que ele permite que o jogador interaja com tudo isso de forma proveitosa. Praticamente tudo que está presente em um combate pode ser usado pelo jogador de alguma forma, desde pedaços de carne no chão para curar os gatos, a sacos de lixo que podem conter moedas e itens a pedras e outros objetos que podem ser lançados em inimigos (ou lançados em você!).

Uma vez desbloqueada por completo, cada run de Mewgenics leva em torno de uma hora e meia para ser finalizada. Cada aventura consiste em 3 capítulos, divididos em 3 atos diferentes. Cada ato possui capítulos completamente distintos, com diferentes caminhos que levam a chefes finais diferentes. Cada capítulo é separado entre zonas de combate, zonas de evento e situações menores, como lojas e itens encontrados entre um nodo do mapa e outro. Eventos são como mini testes de habilidade de D&D. Um dos seus gatos é escolhido aleatoriamente e é apresentado à uma situação, onde ele precisar tomar uma decisão. Cada decisão possui um atributo relacionado à ela e quanto maior for o respectivo atributo do seu gato, maiores as chances de ter sucesso no evento. Cada opção de cada evento em Mewgenics possui 4 resoluções possíveis (falha crítica, falha, sucesso e sucesso crítico) e existem centenas de eventos diferentes. Mesmo após 150 horas eu ainda me pego encontrando eventos novos, assim como resultados novos para eventos que eu já havia presenciado.

Estes resultados variam de coisas simples como encontrar um item ou fazer um novo aliado que lhe seguirá em combate até coisas catastróficas como perder um gato permanente ou receber uma ou mais mutações, mas mais sobre mutações abaixo.

O termo aventura não é usado levemente em Mewgenics. No começo do início do jogo, seus gatos passarão por becos e esgotos, mas eventualmente você poderá se aventurar em desertos, bunkers esquecidos e até mesmo crateras criadas pela chegada de um alienígena na Terra.

Cada capítulo possui uma temática única, com inimigos que remetem a está temática e possuem mecânicas diferentes com que o jogador precisa lidar. Existem dezenas ou talvez até centenas de inimigos únicos, todos extremamente bem animados, principalmente os inimigos das áreas finais. Descobrir o que cada um faz e o que é preciso para derrotá-los sem sofrer tanto dano é uma das partes mais divertidas de Mewgenics. Desbloquear novas áreas e descobrir quais inimigos residem nelas foi uma das melhores partes da minha jornada pela longa campanha do jogo.

Acompanhando a estética de cada área está uma trilha sonora completamente espetacular. Cada capítulo possui uma música própria que combina muito bem com a situação atual. Mewgenics possui uma trilha sonora voltada para o old-school, com muito jazz e Rockabilly, numa pegada um pouco Fallout, e o resultado é incrível. A trilha sonora feita pela dupla Ridiculon (que também trabalhou na trilha sonora de The Binding of Isaac: Rebirth e suas expansões) é uma das melhores que eu ouvi nos últimos tempos, e talvez até mesmo uma das melhores de todos os tempos.

Voltando a falar um pouco sobre inimigos, a cereja do bolo certamente são os Chefes e Minichefes de Mewgenics. Cada um possui uma mecânica completamente diferente, muitas vezes forçando o jogador a pensar fora da caixa de suas estratégias normais, outras vezes ensinando conceitos cruciais de gameplay através de ataques. Alguns exemplos são a Minichefe Lucy, que ensina o jogador sobre ataques preparados e a se posicionar melhor em combate, enquanto o excelente chefe Zodiac atira na direção de tudo que se move, forçando o jogador se esconder atrás de coberturas e atrair a atenção do chefe até ele ficar sem balas para finalmente conseguir atacá-lo em segurança. Outro fator que eleva as lutas contra chefes principais de Mewgenics à estratosfera são as músicas. Enquanto cada capítulo tem sua própria música instrumental que muda um pouco dependendo do momento que o jogador se encontra (mapa, combate e eventos), ao iniciar a luta contra um chefe, a música que vinha acompanhando nossos guerreiros felinos recebe vocais, muitas vezes falando sobre o próprio chefe ou a luta em si.

Cada uma das músicas cantadas (e existem dezenas delas) são absurdamente boas e fazem todos os chefes serem memoráveis. A primeira vez que cheguei no chefe do Bunker e no chefe da área seguinte são momentos que jamais vou esquecer, isso sem mencionar as músicas presentes nas áreas finais, que chegam a ser ainda mais incríveis.

Um tema muito recorrente deste jogo é que quanto mais o jogador faz progresso, mais absurdo e incrível tudo se torna. Eu jamais imaginaria que faria meus gatos viajariam para certas áreas presentes no Ato 3, nem conseguiria adivinhar quem seria o chefe final. Não só isso, como as classes mais inovativas e (na minha opinião) divertidas só são desbloqueadas bem mais para frente no jogo.

Mas como exatamente você progride em Mewgenics?

Uma casa cheia de gatos

Sempre que finalizar um capítulo novo, você desbloqueara o capítulo seguinte. Ao completar todos os capítulos finais de um ato, você desbloqueará o ato seguinte e o processo se repete, mas com algumas variações menores.

A progressão principal do jogo começa muito simples, mas gradualmente fica mais complexa, principalmente ao chegar no ato 2. Pouco tempo após completar todas as áreas do ato 1, uma cutscene acontecerá mostrando um gato gigantesco vindo até a sua casa.

Este é o primeiro Chefe de Casa de Mewgenics. Estes inimigos extremamente poderosos vem até você após certas condições serem cumpridas e você precisará usar seus melhores gatos e melhores itens para conseguir derrotá-los.

Em Mewgenics, após completar uma run com um grupo de gatos, você não pode utilizá-los novamente em uma aventura. Ao invés disso, eles se aponsentam e ficam na sua casa até morrerem ou você decidir se livrar deles.

É aqui que a meta progressão de Mewgenics realmente toma forma e brilha. Apesar de não poderem mais se aventurar, gatos aposentados são muito poderosos e acumularam diversas habilidades durante sua jornada. Estas habilidades podem ser passadas para gerações futuras dos seus gatos após eles inevitavelmente cruzarem entre si.

Existem inúmeros fatores envolvidos no cruzamento dos gatos, mas o principal resultado disto são o nascimento de filhotes, que além de herdar a aparência dos seus pais, também possuem a chance de herdar algumas de suas habilidades. Em uma verdadeira sacada de gênio, Mewgenics permite que filhotes já nasçam com habilidades de classe, ao invés de receberem estas habilidades ao ganharem uma coleira. Isto significa que você criar gatos de múltiplas classes com um pouco de trabalho e sorte.

Sabe aquela habilidade de Mago que permite que ele se teletransporte para qualquer espaço do mapa? Imagine isso num lutador ou tanque. E que tal aquela passiva de Caçador que restaura mana sempre que você mata um inimigo? Ela pode fazer um mago se tornar uma verdadeira máquina de destruição.

Estas combinações de classe são o verdadeiro núcleo de Mewgenics e o que dá ao jogo um nível de rejogabilidade e singularidade nunca antes vistos. O jogo possui sistemas tão bem estabelecidos que permite que as mais diversas e malucas combinações de habilidades aconteçam e tenham espaço para funcionar em harmonia.

YouTube video

Durante meu tempo fazendo este review, tive acesso a um servidor do Discord com outros membros da imprensa e os próprios desenvolvedores do jogo que por muitas vezes exclamavam que nunca haviam visto tal combina só de itens/habilidades. Não porque eles jogaram pouco o próprio jogo, mas sim porque Mewgenics é uma simulação tão viva e tão complexa que é praticamente impossível para um humano ver todas os combos possíveis.

Mas habilidade e aparência não são as únicas coisas passadas para frente no jogo. Filhotes também podem herdar mutações de seus pais, que é outro grande aspecto da meta progressão. Existem inúmeras maneiras de conseguir mutações em Mewgenics, a mais comum é como resultado de certos eventos. Ser amaldiçado por alguma entidade, beber uma garrafa de um líquido suspeito, esfregar um líquido verde encontrado no chão nos olhos são apenas alguns exemplos disso.

Existem centenas de mutações diferentes, divididas entre as partes do corpo, cada um com efeitos que vão de totalmente negativos para absurdamente fortes. Um dos seus gatos pode mutar os próprios pés pés de sapo, fazendo com que ele fique um pouco mais lento, mas seja capaz de atravessar espaços de água sem ter seu movimento reduzido. Ou receber olhos de espelho, que dão uma chance de refletir projéteis.

Durante minha campanha, um dos meus gatos conseguiu uma segunda cabeça, fazendo com que ele tivesse um turno extra no início de cada combate. Naturalmente, isto muda completamente o ritmo de cada batalha, tornando-as relativamente mais simples. No momento em que isso aconteceu, meu plano se tornou muito simples: Cruzar este gato o máximo de vezes possível até conseguir passar essa mutação para frente, criando uma verdadeira linhagem de gatos de duas cabeças. E após um pouco de trabalho, posso dizer que tive muito sucesso.

O sistema de mutação de Mewgenics é extremamente divertido e o sistema de cruzamento permite que o jogador eventualmente selecione o que deseja passar para frente e o que deseja se livrar. Mas nem tudo são rosas. Naturalmente, cruzar gatos que possuem algum grau de parentesco pode eventualmente levar a defeitos de nascença.

Estes defeitos em sua grande maioria são ruins, como pernas viradas para trás que diminuem a velocidade de um gato, ou uma boca vertical que não permite que o gato use consumíveis ou utilize habilidades sonoras. Sim, um grande aspecto de Mewgenics, como o nome sugere, envolve o cruzamento seletivo de animais e a opção de escolher quais genes serão passados para frente ou não.

E apesar deste tema ser bastante sensível, eu posso afirmar que tudo tem um motivo. Eugenia e principalmente suas consequências são um tema explorado pela história do jogo, mas estes desenvolvimentos só vem a ocorrer de fato durante o último ato. Não falarei detalhes sobre este ponto da história, mas posso garantir que Mewgenics possui uma opinião muito concreta sobre Eugenia e cruzamento seletivo, que talvez irrite um certo tipo de pessoa.

Voltando a falar sobre a casa, ela possui mais de um cômodo (e pode ser ainda mais expandida), então é possível separar gatos que são parentes para evitar que isto aconteça, mas esta tarefa é um pouco difícil no começo do jogo.

Isto se dá ao fato de que no início de Mewgenics, o jogador tem pouquíssimas informações sobre seus gatos. Para desbloquear novas informações, é necessário engajar com outra mecânica principal do jogo: Doação de gatos.

O jogo se passa na cidade de Boon County, onde vários NPCs carismáticos vivem. Cada um deles possui sua própria história e após uma conversa introdutória, eles estão dispostos a prover certos serviços ao jogador em troca de gatos. Cada NPC deseja gatos diferentes em troca de upgrades valiosos. Butch deseja gatos com experiência de combate e em troca, ele é responsável por aumentar o tamanho do seu baú de itens na casa, permitindo que você acumule mais itens entre aventuras. Tink deseja filhotes, dando informações muito relevantes sobre seus gatos dentro de casa, como uma árvore genealógica, um indicador de nível de agressão e até mesmo um gaydar.

Além de receber um upgrade ao entregar uma determinada quantidade de gatos a um NPC, a história dele também andará para frente. Todos eles são carismáticos e bem engraçados, com diálogos que não só fazem Boon County parecer mais vivo, mas também dando personalidade a cada um deles.

Para resumir, Em Mewgenics, você leva gatos em aventuras em busca de itens, comida e mutações e habilidades, que podem ser passadas para gerações futuras de gatos, tornando o jogo cada vez mais único, caótico e divertido, além de extremamente individual. Muito mais do que eu já vi em qualquer outro Roguelike, cada save de Mewgenics é extremamente único, com mutações, aparências e histórias únicas sendo contadas, o que talvez seja o maior ponto positivo de todo o jogo.

Os gatos que você acumula na sua casa então são usados como moeda de troca com NPCs, que darão upgrades permanentes a sua casa, o que aumenta o controle que você tem sobre o que acontece na casa e no que você leva em suas aventuras, o que naturalmente aumenta a profundidade e complexidade.

Por último, ao usar todas estas ferramentas desbloqueadas gradativamente, você se tornará cada vez mais capaz de vencer os capítulos de cada ato de Mewgenics, desbloqueando novos capítulos e avançando a história principal. A história começa muito simples, mas começa a ser bem mais desenvolvida ao chegar no ato 3, que é onde as coisas realmente ficam sérias e insanas.

Novamente, nenhum spoiler será mencionado, mas esteja preparado para ir a lugares absurdos e enfrentar inimigos mais absurdos ainda. O ato 3 possui muito possivelmente os melhores inimigos e chefes de todo o jogo, o que é um elogio da mais alta qualidade em um jogo tão bom.

Mas e aí, vale a pena?

Mewgenics é uma experiência fantástica e única no mundo dos jogos. Um Roguelike engraçado, extremamente charmoso e bem animado, com uma trilha sonora fantástica e um gameplay profundo, estratégico, preciso e surpreendentemente simples de entender e começar a jogar. Mewgenics é um fortíssimo candidato a jogo do ano, e eu tenho certeza que ele criará uma comunidade de fãs gigantesca, assim como Isaac criou. Se você gosta de jogos como Final Fantasy Tactics, X-COM, Dungeons & Dragons e Magic: The Gathering, Mewgenics com certeza lhe conquistará muito fácil. E se você gosta de Roguelikes, prepare-se, pois o criador do melhor Roguelike de todos os tempos acabou de lançar um ainda melhor.

review elaborado com uma chave para PC cedida pelos desenvolvedores.

Resumo para Preguiçosos

Mewgenics é um RPG de turno tático Roguelike, inspirado por jogos como Final Fantasy Tactics e D&D. Nele, você leva um grupo de gatos em aventuras por becos, esgotos, cavernas e bunkers em busca de comida e itens para sua casa. Na casa, é possível cruzar estes gatos, passando genes destes gatos para filhotes, que ficam gradativamente mais fortes e absurdos, tornando aventuras futuras mais caóticas e divertidas. O jogo possui um ótimo estilo de arte, animações muito bem feitas, uma das melhores trilhas sonoras que já ouvi, inimigos e chefes com mecânicas únicas que forçam o jogador a pensar e a usar estratégias diferentes, e um gameplay geral extremamente profundo mas ao mesmo tempo simples de entender e navegar. O jogo é facilmente um dos melhores dos últimos anos e um forte candidato a jogo do ano em 2026.

Prós

  • Extremamente profundo mas incrivelmente simples de entender
  • Repleto de conteúdo e possibilidades mas sem sobrecarregar o jogador
  • Acomoda diversos tipos de jogadores sem invalidar nenhum tipo de estratégia
  • Respeita o tempo e as habilidades dos jogadores, permitindo que eles joguem no próprio ritmo sem serem pressionados a seguir em frente e/ou procurar desafios maiores
  • Trilha sonora fantástica
  • Engraçado, charmoso e muito bem animado
  • Uma experiência excelente e única no mundo dos jogos

Contras

  • Novos jogadores do gênero podem ter bastante dificuldade nas horas iniciais, o que pode levar a frustração
  • O humor definitivamente não é para todo mundo