InĂ­cioReviewsMetal Gear Survive - Review

Metal Gear Survive – Review

A franquia Metal Gear Ă© uma das mais importantes, influentes e com um dos fandoms mais exigentes do mundo dos games, e era de se esperar que todo mundo olhasse torto para Metal Gear Survive quando o jogo foi anunciado, afinal de contas, esse Ă© o primeiro projeto da Konami apĂ³s o divĂ³rcio nada amistoso da companhia com o idealizador da franquia, Hideo Kojima. SerĂ¡ que a companhia consegue mostrar nesse tĂ­tulo que a franquia vai estar em boas mĂ£os ou ela decepciona? Vamos descobrir agora.

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Em Metal Gear Survive, vocĂª controla um soldado da Mother Base que foi transportado para uma dimensĂ£o paralela durante os eventos que estĂ£o entre Metal Gear Solid V: Ground Zeroes e Phantom Pain, ou seja, os dois Ăºltimos jogos lançados na franquia. Nessa nova dimensĂ£o, chamada de Dite, vocĂª descobre que precisa recriar o buraco de minhoca que te colocou nesse local para conseguir voltar pra casa, e que esse mundo foi dominado por mortos vivos que provavelmente nĂ£o vĂ£o ser lĂ¡ muito amistosos com vocĂª.

Logo de cara, o jogo te ensina que ele nĂ£o quer que vocĂª seja o John Rambo da sobrevivĂªncia, e que vocĂª deve ser sutil para enfrentar esses mortos vivos, seja emboscando eles por trĂ¡s, seja colocando objetos entre vocĂª e eles, como cercas, bancos de areia e assim por diante. O motivo disso Ă© bem simples, vocĂª morre com trĂªs ou quatro porradas dele, e morrer nĂ£o Ă© uma experiĂªncia lĂ¡ muito legal no jogo.

Apesar da cutscene inicial ser bem grande, o jogo nĂ£o apresenta lĂ¡ muita histĂ³ria, e praticamente nĂ£o tem nenhum desenvolvimento de personagens. Basicamente, o que vocĂª precisa ficar fazendo Ă© indo atrĂ¡s dos fragmentos de memĂ³ria das inteligĂªncias artificiais que servem como o seu comandante aqui, procurando por sobreviventes e por outros buracos de minhoca que ajudem vocĂª a se locomover pelo terreno do local. E, claro, sobreviver, afinal, o nome do jogo Ă© Metal Gear Survive.

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A sobrevivĂªncia Ă© um dos pontos centrais de Metal Gear Survive, e, olha, sinceramente, ela Ă© um dos principais pontos fracos do jogo. Pode parecer legal nos primeiros instantes de Metal Gear Survive sair atrĂ¡s de comida e de Ă¡gua para o seu personagem nĂ£o morrer de fome nem de sede, mas logo essa atividade paralela se prova mais um empecilho em jogar o game do que algo que agregue.

O seu personagem constantemente passa sede e fome, e nĂ£o importa que vocĂª coma dois bodes inteiros, ele vai ter fome logo na sequĂªncia. Basicamente, o jogo calculou os recursos no começo do jogo para que vocĂª faça uma missĂ£o principal, uma ou duas de coletas de recursos e repita esse processo, mas hĂ¡ tĂ£o pouca margem para erro que se vocĂª ficar mal de comida ou de Ă¡gua no meio de uma missĂ£o, vocĂª corre o risco de ter que fazer tudo de novo porque vocĂª nĂ£o tem uma poupança de Ă¡gua ou de comida.

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Eu nĂ£o sou contra mecĂ¢nicas de sobrevivĂªncia em jogos, mas sinceramente, as mecĂ¢nicas de Metal Gear Survive sĂ£o na verdade uma bola de ferro atada Ă  perna do jogador que faz ele perder muito tempo e inflar artificialmente o tamanho do jogo. É simplesmente ridĂ­culo a quantidade de comida e de Ă¡gua que o soldado precisa consumir para se manter bem. Em questĂ£o de meia hora ele jĂ¡ estĂ¡ morrendo de fome e sede (quase que literalmente) e vocĂª precisa sair atrĂ¡s de mais recursos para depois disso continuar a sua missĂ£o no jogo. Se o sistema fosse um pouco melhor balanceado, fazer essas atividades seria muito mais prazeroso.

E essa nĂ£o Ă© a Ăºnica queixa que eu tenho ao jogo. Por causa desse sistema de fome e sede, vocĂª precisa na maioria das vezes, ainda mais no começo do jogo, quando vocĂª Ă© fraco, fazer 2 ou 3 missões opcionais e ir direto pra missĂ£o principal antes de voltar pra base para salvar o jogo e se re-estocar de itens. Por causa disso, se vocĂª morrer durante a missĂ£o, azar o seu, meu amigo, vocĂª vai precisar fazer tudo de novo, jogando uns belos 40 minutos a uma hora de jogo no lixo por causa da sua morte.

O mais engraçado de tudo, se Ă© que dĂ¡ pra chamar de engraçado, Ă© que quando vocĂª morre ou falha ao executar o objetivo, o jogo diz que se vocĂª reiniciar do checkpoint, vocĂª vai perder o seu save, e pergunta se vocĂª tem certeza que quer fazer isso. SĂ³ que ele nĂ£o dĂ¡ nenhuma opĂ§Ă£o alĂ©m dessa, Ă© pra jogar na cara mesmo que vocĂª perdeu tempo e que agora vai ter que fazer tudo de novo. O desĂ¢nimo que isso dĂ¡ e a vontade de atirar o jogo pela janela, ainda mais quando vocĂª morre mais de uma vez na mesma missĂ£o, sĂ£o indescritĂ­veis. NĂ£o dĂ¡ pra acreditar que ninguĂ©m se deu conta desse problema em pleno 2018.

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AlĂ©m desses problemas de design de jogo, Metal Gear Survive nĂ£o conta lĂ¡ com muita variaĂ§Ă£o nas missões. Basicamente Ă© coletar mantimentos, ir atĂ© certas bases e fazer o que o jogo quer que vocĂª faça nelas. Defender os transportadores dos mortos vivos enquanto eles ativam, resgatar alguĂ©m e repetir isso Ă  exaustĂ£o atĂ© ver a tela de crĂ©ditos do jogo. A Konami bem que poderia ter investido mais em variabilidade dentro do jogo, jĂ¡ que hĂ¡ Ă¡reas onde atĂ© mesmo nĂ£o hĂ¡ nada no cenĂ¡rio, e estĂ£o lĂ¡ parece que sĂ³ para dizer “veja como temos um mapa grande”.

Fora isso, o jogo ainda tem a cara de pau de querer cobrar dos jogadores mais 10 dĂ³lares para o caso de vocĂª querer ter um segundo personagem na sua conta. SĂ©rio mesmo, Konami? NĂ£o dĂ¡ pra acreditar que vocĂªs vieram com essa em pelo 2018. O mais bizarro dessa cobrança Ă© que Ă© basicamente pro jogo gravar no seu PC ou console. NĂ£o hĂ¡ nenhuma justificativa para essa cobrança sem cabimento, nenhuma.

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Mas o que o jogo tem de bom afinal se atĂ© agora foram basicamente sĂ³ reclamações? Assim, Metal Gear Survive nĂ£o Ă© chato, e chega a empolgar em alguns momentos, principalmente quando o jogo nĂ£o resolve fazer vocĂª perder tempo deliberadamente pra durar mais. O problema Ă© que tem certas horas que o jogo simplesmente parece querer ser difĂ­cil de uma forma burra sĂ³ para ser difĂ­cil mesmo, estragando a experiĂªncia de uma forma que o gameplay agradĂ¡vel pode nĂ£o compensar.

O jogo ainda conta tambĂ©m com desafios diĂ¡rios e semanais que vĂ£o te dando mais recursos para ir melhorando suas armas, craftando novas armas e equipamentos e ir dando upgrades na sua base, que lembra bastante o esquema da Mother Base de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, mas aqui a base parece bastante sub-explorada.

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Graficamente, Metal Gear Survive Ă© um belo jogo, com inimigos com um design muito legal, personagens bonitos e bem animados e uma aĂ§Ă£o sem lags ou slowdowns, e o jogo tambĂ©m conta com uma trilha sonora legal, alĂ©m de legendas em portuguĂªs e a opĂ§Ă£o de jogar com o Ă¡udio em japonĂªs tambĂ©m.

Review elaborado com uma cĂ³pia do jogo para Xbox One X fornecida pela Konami do Brasil.

Resumo para os preguiçosos

Metal Gear Survive Ă© um jogo que poderia ser bem interessante, nĂ£o fossem os anacronismos da Konami na hora de implementar as mecĂ¢nicas de sobrevivĂªncia, stamina, esquema de poder salvar apenas na base e pouca variabilidade de missões. No fim das contas, o jogo parece querer atrapalhar a vida do jogador para ficar artificialmente mais longo, tornando uma experiĂªncia que começa divertida em um pesadelo logo mais pra frente. Fora isso, o jogo ainda tem a cara de pau de querer cobrar por mais um slot de salvamento. Sinceramente, hein, Konami?

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Nota final

40
Saiba mais sobre os nossos mĂ©todos de avaliaĂ§Ă£o lendo o nosso Guia de Reviews.

PrĂ³s

  • O sistema de combate do jogo Ă© interessante
  • Belos grĂ¡ficos e trilha sonora

Contras

  • Sistema de sobrevivĂªncia irrealista e mal implementado
  • O jogo sĂ³ salva na base, mas te obriga a fazer vĂ¡rias missões em sequĂªncia por causa do sistema de sobrevivĂªncia, se vocĂª morrer, vocĂª pode perder atĂ© uma hora de progresso por causa disso
  • Microtransações com uma cara de pau que nĂ£o se via hĂ¡ um bom tempo
  • Pouca variaĂ§Ă£o nas missões
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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric ArrachĂ© Gonçalves Ă© o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, apĂ³s vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrĂ¡s do sonho.