InícioGamesMarvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics - Análise - Vale a...

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics – Análise – Vale a Pena – Review

PUBLICIDADE

Capcom Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics é, como o próprio nome sugere, uma nova coletânea de jogos da Capcom que envolvem algumas das colaborações que a Capcom e a Marvel fizeram durante os anos 90 e 2000. Prometendo trazer uma série de jogos clássicos de volta aos consoles atuais, será que o pacote vale a pena?

PUBLICIDADE

Em Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics, temos disponíveis ao todo sete jogos: The Punisher, X-Men: Children of the Atom, Marvel Super Heroes, X-Men vs. Street Fighter, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes e Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes.

PUBLICIDADE

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics - Análise - Vale a Pena - Review

Como podemos notar pela seleção, o que temos aqui em sua maioria são jogos crossover, além dos dois jogos de onde a Capcom trouxe os personagens da Marvel para os crossover e um jogo do Justiceiro que eu sinceramente não entendi porque foi parar ali, mas enfim, mais jogos é sempre melhor do que menos jogos, não é mesmo?

O pacote em si lembra bastante os outros pacotes de jogos de luta da Capcom como Capcom Fighting Collection e Street Fighter 30th Anniversary Collection, onde você escolhe se quer jogar online ou offline, escolhe qual jogo quer jogar, coloca as fichas no fliperama e sai jogando versões emuladas das versões de fliperama dos jogos citados acima.

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics - Análise - Vale a Pena - Review

Todos os jogos de luta do pacote além de você poder enfrentar a máquina, terminar e deixar seu nome gravado para a eternidade, oferecem algumas outras coisas possíveis de se fazer, como treinamentos, placares mundiais, assistir a partidas e assim por diante.

Além disso, a Capcom parece ter trazido algumas melhorias também ao pacote de emulação dela, já que agora é possível escolher os filtros durante as partidas e aplicá-los nelas sem precisar reiniciar os combates, além de termos um preview de como os jogos em si ficam com eles, o que é uma boa adição de qualidade de vida e uma resposta ao feedback dos fãs.

PUBLICIDADE

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics - Análise - Vale a Pena - Review

Outra função possível é ver os comandos de golpes dos respectivos personagens dos jogos de luta, para você melhorar suas habilidades, aprender a soltar um Shoryuken e assim por diante, algo obrigatório em qualquer jogo de luta hoje em dia.

Ainda sobre as funções do Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics, temos o bom e velho save state de volta, onde é possível você guardar seu progresso em algum jogo e recarregá-lo quando você quiser, possibilitando assim que você não só possa terminar algum jogo sem ter dado nunca continue apesar de ter dado, mas também caso queira interromper sua partida em algum momento e voltar depois, o que é sempre muito bom.

PUBLICIDADE

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics - Análise - Vale a Pena - Review

Outra coisa bem legal que o pacote traz novamente é o museu de ilustrações, trazendo artes muito bonitas sobre os jogos, algo que sempre é muito legal explorar conforme jogamos eles e conhecemos mais sobre a história destes que são alguns dos jogos mais legais que a Capcom já fez.

Para completar as funções do pacotão, a companhia adicionou o netcode rollback aos jogos que permitem pancadaria em multiplayer em Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics, algo que o pessoal que usa versões emuladas desses jogos para lutar online provavelmente vai gostar de saber, caso queira versões oficiais desses jogos, mas não apenas eles, já que isso é algo bem legal também para quem for casual em jogos de luta mais clássicos.

PUBLICIDADE

No mais, o que temos aqui é uma seleção de alguns dos melhores jogos de luta da Capcom dos anos 90, que povoaram os fliperamas do mundo todo, incluindo o Brasil, e que agora podem ser jogados de maneira rápida e tranquila no PC, PlayStation 4, 5 e Nintendo Switch, além do Xbox em 2025.

Falando rapidamente sobre gráficos e som, felizmente a performance de todos os jogos é super sólida e sem nenhum tipo de slowdown, e mesmo usando a versão de Nintendo Switch, a emulação é perfeita, até mesmo jogando Marvel vs Capcom 2, algo que eu tinha um pouquinho de receio, mas, não, o pacotão é simplesmente perfeito.

PUBLICIDADE

Para completar, o jogo ainda tem menus e afins em português, ou seja, não tem como se perder dentro do jogo.

Mas e aí, Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics vale a pena?

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics pra mim é um sonho virando realidade, já que eu queria uma forma fácil e rápida de jogar X-Men vs Street Fighter e os outros jogos crossover mais clássicos da Capcom nos meus consoles de mesa. Se você não se importar com o preço e for fã dessa parte em especial da história da companhia, vale sim muito a pena.

PUBLICIDADE

Review elaborado com uma versão de Nintendo Switch do jogo fornecida pela publisher.

Resumo para os preguiçosos

Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics é uma coletânea de sete jogos clássicos de luta da Capcom, incluindo títulos como X-Men vs. Street Fighter e Marvel vs. Capcom 2, com jogabilidade emulando as versões de arcade. Além dos modos online e offline, o pacote oferece funções como save states, filtros de vídeo personalizáveis e um museu de ilustrações, proporcionando uma experiência nostálgica e aprimorada. A inclusão de netcode rollback para multiplayer online e menus em português torna o pacote ainda mais acessível e atraente para fãs de jogos de luta clássicos.

Nota final

90
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Excelente coletânea de jogos
  • Performance perfeita
  • Netcode Rollback para partidas online otimizadas

Contras

  • O jogo do Justiceiro parece completamente deslocado da proposta do pacote
PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.