Após anos de espera, Lost Soul Aside finalmente viu a luz do dia e foi lançado, mas será que o jogo realmente vale a pena? É o que vamos descobrir na análise de hoje.

A história de Lost Soul Aside

Lost Soul Aside conta a história de Kaser, membro de uma rebelião contra o império que se viu no meio de uma guerra milenar contra seres de outro planeta chamados de Voidrax. Na primeira hora de jogo a sua irmã, Louisa, teve sua alma roubada pelos Voidrax e Kaser sai em uma jornada para tentar salva-la.
Sendo bem honesto, a história de Lost Soul Aside é extremamente clichê, previsível e sem sal. Os personagens não são bem escritos e até mesmo o protagonista parece uma porta sem carisma nenhum.
Jogos Hack Slash não precisam ter uma história memorável para serem divertidos, mas ter algo minimamente funcional é importante para manter o jogador engajado, basta ver exemplos como Devil May Cry onde temos o icônico Dante ou a Bayonetta que é extremamente marcante e faz o jogador se manter interessado.
Já em Lost Soul Aside, a impressão que fica é que já vou esquecer completamente todos os personagens na próxima semana, incluindo o protagonista e o grupo de personagens principais ao seu redor.
Gameplay e combate

Mas deixando a história um pouco de lado, se o combate for divertido e engajante nesse tipo de jogo, já pode ser o suficiente para fazer ele valer a pena, mas apesar do combate ser de fato o ponto mais alto de Lost Soul Aside, ele também não está isento de alguns erros bem graves.
A ideia central do combate é boa e divertida, Kaser tem uma árvore de habilidades bem expansiva e permite combos bem interessantes com as diversas armas do jogo. No inicio é bastante empolgante descobrir combos novos, principalmente quando você adquire um novo tipo de arma, mas o jogo comete o pecado de cair na mesmice muito rápido e se tornar bem enjoativo.
Lost Soul Aside não tem uma boa variedade de inimigos e as lutas contra chefes são desnecessariamente grandes. A maioria dos chefes vai ter 2 a 3 barras de vida completas e você precisa quebrar a postura deles para conseguir causar mais dano, mas por conta dessas barras de vida extras a luta se arrasta demais e no meio dela você já fica cansado e querendo que acabe logo.
Jogos do gênero no geral não costumam passar de 10 horas de campanha, mas Lost Soul Aside tem cerca de 20 horas e isso poderia facilmente ser cortado pela metade, tem muitas sequências de inimigos iguais em um level design meio sem sal onde tudo não passa de corredores simplórios, pra quando você finalmente chegar no chefe a luta se tornar desnecessariamente grande.
Tudo isso faz com que, apesar da ideia legal do combate com muitos combos, uma barra de postura e armas diferentes para você brincar, o design do jogo em si te faz enjoar rápido de tudo isso e você vai acabar passando de muitas partes na pura inércia.
Dito tudo isso e apesar dos problemas, por conta da ideia central do combate ser legal e bem executada, ele no geral acaba divertindo por conta disso. Existem os momentos que você vai pensar “isso aqui podia facilmente ter sido feito de outra forma”, mas no fim ainda é um hack slash com bons combos para você ficar fazendo nos inimigos e se divertir.
Audiovisual

Agora mudando de tópico, outro ponto polêmico do jogo é a parte técnica e audiovisual, logo nos primeiros minutos de jogo é perceptível que Lost Soul Aside teve um orçamento bem baixo, com várias animações travadonas, gráficos meio mal acabados e uma iluminação global bem estranha que faz o jogo parecer mais feio do que ele realmente é.
As ideias da direção de arte até que são interessantes e tem momentos bonitos no jogo, mas a maior parte é ofuscada pela falta de otimização e cutscenes tão mal feitas que chegam a ser engraçadas.
Até mesmo a dublagem em inglês (que é a que vem por padrão no jogo) está bem abaixo do que se espera do acabamento de um jogo publicado pela Sony, as vozes são completamente amadoras e especialmente a do protagonista é péssima, contribuindo ainda mais para o desinteresse total da história.
As críticas até aqui podem parecer duras demais, principalmente sabendo que foi um jogo de orçamento menor, mas Lost Soul Aside está sendo vendido por $60 dólares (R$ 300 reais) como um AAA, então deveria ter o nível de qualidade esperado de um. E honestamente, o único ponto do audiovisual que merece ser elogiado é a trilha sonora, que é competente com boas músicas de batalha e de exploração do mapa.
Mas e aí, Lost Soul Aside vale a pena?
Lost Soul Aside tem alguns méritos dentro do combate e pode te divertir se você ignorar a história fraca e os personagens vazios, mas fica difícil fazer uma recomendação custando R$ 300 reais, um dos principais pecados dele é essa precificação completamente errada.
A melhor recomendação é esperar alguns patchs chegarem e ele entrar na primeira promoção para conseguir pagar um preço mais justo em relação ao que ele entrega. Mas caso isso não seja um problema para você, é possível sim se divertir caso seja um fã de Hack Slash, só não espere algo grandioso e esteja preparado para aturar certos aspectos do jogo.
Review elaborado com uma cópia do jogo para PS5 fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
Prós
- Combate
- Trilha sonora
Contras
- História
- Personagens
- Level Design
- Inimigos
- Longo demais