LEGO é uma das marcas mais associadas à infância das últimas décadas, e quando a 2K Games anunciou LEGO 2K Drive, eu já fiquei empolgado de cara, afinal de contas, a ideia de poder aliar esse aspecto mais lúdico da franquia a um jogo de corrida me pareceu uma ótima ideia, afinal os jogos com essa marca costumam servir como primeira experiência para os pequenos que estão dando seus primeiros passos no mundo dos videogames. Mas será que esse jogo vale a pena? É o que nós vamos descobrir hoje.
Em LEGO 2K Drive, você logo de cara dá com uma tela de seleção de visual do seu personagem. A ideia é que o seu boneco tenha uma cara parecida com a sua, e vários tipos de personagens estão disponíveis logo de cara e mais outros ficam disponíveis conforme você vai avançando e desbloqueando coisas na campanha do jogo.
A campanha conta com uma ideia bem simples: tornar-se o maior corredor de todos, e para isso você terá que explorar o cenário do jogo, correr corridas, fazer desafios e assim por diante. Nesse sentido, a ideia de LEGO 2K Drive lembra bastante o que Forza Horizon e outros jogos de corrida em mundo aberto propõem, ou seja, você explorar o mapa e sair pegando pontos de experiência, fazendo atividades e também correndo contra outros rivais, e o jogo acaba executando essa ideia de maneira bem satisfatória.
Um detalhe bem legal da exploração do mundo aberto do jogo é que a todo momento você está mudando de carro. Você conta com um carro urbano, um carro offroad, um carro esportivo e um barco para andar por tudo que é lugar do mapa, e eles vão mudando conforme o terreno que você explora muda, dando muita liberdade ao jogador para ir basicamente onde ele quiser.
Para tornar-se o maior piloto de todos, você terá que derrotar os rivais de cada uma das regiões e conquistar as bandeiras quadriculadas deles, chegando em primeiro nas corridas. Além disso, cada uma das regiões conta com desafios como uma corrida de obstáculos, atividades especiais como uma divertida partida de batatinha frita, 1,2,3 com um carro e também desafios como salvar torres de uma invasão alienígena, resgatar vaqueiros que estão sendo atacados por zumbis e assim por diante.
Dessas atividades, a única que eu não gostei mesmo foi a atividade de encontrar uma pessoa em específico dentro de uma área estabelecida pelo jogo. É bem mais difícil do que deveria ser e depois de quase meia hora gasta em duas tentativas diferentes de missão do tipo eu acabei desistindo mesmo.
Outro ponto que eu não gostei muito é que o jogo exige um nível pré-estabelecido para você continuar correndo nas corridas novas da campanha. Isso acontece logo de cara no comecinho do jogo, com você correndo a sua primeira corrida e o jogo mandando você explorar o mapa para chegar no nível 4. As primeiras missões especiais do cenário acabam não dando tanta experiência assim, e leva um tempinho para você continuar desbloqueando as novas corridas, mas depois dessa etapa inicial, descobrir novas atividades e ganhar experiência acaba sendo bem mais rápido, então se você não gostou desse sistema, fique tranquilo em saber que é só a primeira etapa do jogo que acaba sendo mais chatinha mesmo de se fazer.
Quanto as corridas em si, se LEGO 2K Drive no mundo aberto parece um Forza Horizon, fique feliz em saber que na hora de correr contra outros rivais, o jogo acaba parecendo mais é com uma mistura de Mario Kart e Need for Speed mesmo: os controles são bem no estilo arcade, você pode fazer drift nas curvas ou pisar com tudo no freio para fazer dobras rápidas e mesmo quando sai da pista acaba não sendo tão prejudicado assim por isso.
Além disso, as corridas contam com itens como misseis, teias de aranha pulsos de PEM e coisas do tipo para você atirar nos seus adversários, e assim passar na frente deles nas corridas. Um detalhe que eu achei interessante nessas corridas é que a dificuldade dela é bem generosa com os jogadores, ou seja, por mais que você esteja lá atrás, o jogo meio que dá uma segurada no ímpeto dos adversários e assim você sempre tem chance de chegar em primeiro e concluir as missões, não necessitando jogar a mesma fase várias vezes até conseguir fazer isso.
Aqui ainda vale ressaltar um ponto que eu achei que o jogo ficou devendo, que foi nas opções de acessibilidade. Pela franquia LEGO ser mais direcionada a crianças, eu achei que o jogo poderia ter mais opções de direção automática e frenagem, já que crianças que estão aprendendo a jogar o jogo podem acabar sofrendo um pouco com a falta disso até se virarem melhor no jogo, como foi o caso da minha filha mais velha, de 5 anos, que jogou parte do jogo comigo para essa análise.
Por falar em co-op, o jogo tem suporte ao co-op local em tela dividida, e ele funciona instantaneamente, é só ligar o controle e sair correndo no mesmo mundo com outro jogador ou jogadora, e ele funciona para todas as atividades, sejam as corridas, sejam os desafios que o mapa oferece, o que é bem legal, afinal esse é um jogo que se presta bem a esse tipo de atividade.
Para completar, LEGO 2K Drive ainda conta com um modo de construção de carros, onde você escolhe um chassi inicial e sai construindo peça por peça a sua caranga envenenada. Esse tipo de modo não é a minha praia, mas no que eu explorei dele, deu pra ver que você tem bastante liberdade para ir criando o seu carro dentro do jogo.
Graficamente, LEGO 2K Drive é um jogo dentro do que se espera para esse tipo de título. Os gráficos ficaram legais, os personagens são carismáticos e a performance mesmo em modo de tela dividida é bem consistente. A trilha sonora do jogo também ficou legal e ele conta com legendas e dublagem em português.
Mas e aí, LEGO 2K Drive vale a pena?
LEGO 2K Drive pode ser resumido em algo como uma mistura do mundo aberto de Forza Horizon, a jogabilidade de Need for Speed e o caos completo das corridas de Mario Kart, tudo isso com os visuais e o carisma tradicional da franquia LEGO. O resultado é um jogo de corrida bem legal para os mais novos, com uma campanha divertida e um modo de construção de carros que vai dar asas à imaginação de quem tiver o tempo para explorar esse modo.
A única coisa que eu achei que ficou faltando no jogo foi um pouco mais de opções de acessibilidade para os mais novos se virarem melhor com o jogo, afinal esse é o público alvo deste tipo de game.
Review elaborado com uma cópia do jogo para PlayStation 5 fornecido pela 2K Games. Jogo disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch.
Resumo para os preguiçosos
LEGO 2K Drive pode ser resumido em algo como uma mistura do mundo aberto de Forza Horizon, a jogabilidade de Need for Speed e o caos completo das corridas de Mario Kart, tudo isso com os visuais e o carisma tradicional da franquia LEGO. O resultado é um jogo de corrida bem legal para os mais novos, com uma campanha divertida e um modo de construção de carros que vai dar asas à imaginação de quem tiver o tempo para explorar esse modo.
A única coisa que eu achei que ficou faltando no jogo foi um pouco mais de opções de acessibilidade para os mais novos se virarem melhor com o jogo, afinal esse é o público alvo deste tipo de game.
Prós
- Jogabilidade divertida
- Bastante conteúdo
- Belos gráficos
Contras
- Poucas opções de acessibilidade para os pequenos