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Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R vale a pena? Análise – Review

Jojo’s Bizarre Adventure é aquele tipo de anime que tem um verdadeiro culto de fãs por trás, e que é meio difícil de começar a assistir, mas depois que você vence a parte 1, começa a ficar cada vez melhor e quando você vê está discutindo quem tem a melhor pose, se isso ou aquilo é uma referência de Jojo e se o Dio estava escondido ali mesmo no fim das contas ou não. Ou seja, é o tipo de franquia que merece um bom jogo de luta, e é exatamente isso o que Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R se propõe a ser, mas será que o jogo vale a pena?

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Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R é uma grande celebração da franquia de Hirohiko Araki, trazendo mais de 50 personagens das mais diferentes partes do anime (cada uma das partes é um arco completamente diferente numa era diferente, ou seja, é como se fossem animes próprios, inclusive com estilos diferentes de enredo, pro caso de você nunca ter assistido a Jojo na vida).

O jogo é uma versão remasterizada e expandida de JoJo’s Bizarre Adventure: All Star Battle, lançado originalmente para o PlayStation 3, mas ao invés de simplesmente modernizar os gráficos do game, a Bandai Namco foi lá e mexeu em diversos sistemas do jogo original, modernizando e melhorando o jogo bastante.

Para quem já jogou jogos de luta anteriormente, Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R segue mais o estilo de Street Fighter e King of Fighters do que dos jogos tradicionais de luta da Bandai Namco como Tekken e Soul Calibur, ou seja, bidimensional (ainda que seja possível usar sidesteps para desviar de projéteis), combos, barras de especial que você carrega e usa, assistências de colegas e assim por diante.

Esta versão atualizada do jogo original traz diversas novidades para aumentar o ritmo do combate, como a possibilidade de cancelamento de golpes, dashes, assistências e assim por diante.

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No tempo que eu tive para jogar esse jogo, eu gostei do que vi no sistema de luta, mas nem tudo é perfeito. Uma das coisas que me deixou um pouco agoniado é que eu tive a impressão de que a maioria dos ataques tinham um alcance muito curto, e foi um pouco difícil me adaptar com a distância deles, muitas vezes eu tentando socar a cara do meu adversário e os socos passando no ar pois eu estava um ou dois passos demais pra trás.

Outro ponto que eu gostaria que tivesse sido melhor trabalhado são os golpes dos personagens. Cada personagem tem umas 3 ou 4 técnicas apenas, e um super combo e um ultra combo apenas, ou seja, há pouca variação do que é possível fazer durante o combate, além de haver golpes que saem muito fácil e que não acertam a maioria dos adversários, como um especial do Jonathan Joestar que é pra frente e quadrado onde ele tá um soco para cima que só acerta quem está no ar, mas que sai muito mais do que deveria pois se você está avançando contra um adversário e acaba apertando quadrado, ele sai, você erra e fica totalmente exposto pro Dio descer a porrada em você, por exemplo.

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Uma coisa que eu gostei nesse sistema é que a Bandai Namco conseguiu adaptar bem os estilos de combate das diferentes eras de Jojo. Há os usuários de Hamon, há os usuários de Stand, há os vampiros e assim por diante. Cada um tem suas técnicas, e ainda que as mecânicas delas sejam as mesmas (com você carregando o botão R1 para subir sua barra de especial, por exemplo) ficou legal ver como elas se integram ao sistema de combate do jogo.

Por ser um jogo de anime, dá pra esperar que Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R tenha bastante conteúdo, não é mesmo? E é exatamente isso o que acontece. O jogo conta com tradicionais modos de combate de um jogo de luta, ou seja, arcade, online, versus, treinamento e assim por diante.

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Além deles, o jogo ainda conta com o modo All Star Battle, que é uma espécie de modo história do jogo, mas que traz algumas possibilidades bem interessantes.

Nesse modo, você avança pelas diversas partes de Jojo’s Bizarre Adventure enfrentando não só os inimigos dessas partes, mas com “lutas dos sonhos” como por exemplo Joseph Joestar jovem enfrentando Dio, ou Jotaro enfrentando Giorno Giovanna e assim por diante.

Em cada parte, há cerca de 7 ou 8 desses confrontos, e você precisa completar três deles para liberar o combate final da parte. Cada combate tem um nível de dificuldade da inteligência artificial que vai de 1 a 5 estrelas, e eles também contam com modificadores de dificuldade, como a barra de vida do seu adversário ficar recuperando ou o ataque dele ser mais forte, sendo que alguns desses modificadores podem estar ativos para ajudar você. Esse modo conta com 104 lutas ao todo, o que rende umas boas horas de diversão se você quiser completar cada uma delas.

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Cada luta que você termina dá a oportunidade de desbloquear itens dentro da galeria do jogo. Além disso, cada luta tem 3 objetivos escondidos para você completar, que também liberam itens galeria. Para completar, você ganha dinheiro a cada luta que completa, que também pode ser usado para comprar diferentes itens da galeria, como ilustrações, modelos 3d e até mesmo roupas para os seus personagens. Ao todo, há 850 itens para você desbloquear nessa galeria, o que é coisa pra caramba, e um prato cheio para fãs de Jojo.

Graficamente, Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R é um jogo bonito, com belos modelos e todo o estilo de arte característico e maravilhoso de Jojo’s Bizarre Adventure. A trilha sonora do jogo também é bem legal, e conta com os dubladores originais de cada um dos personagens dando voz a Jotaro e companhia. Vale ressaltar apenas que o jogo não tem menus nem diálogos traduzidos para o português, o que é uma pena, mas como o jogo não tem modo história por assim dizer e por ser um jogo de luta, não se perde tanto assim com essa ausência.

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Mas e aí, Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R vale a pena?

Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R é uma verdadeira celebração da obra de Hirohiko Akari. O jogo não é apenas um remaster, mas uma versão expandida e melhorada do lançamento original do PS3, contando com uma campanha com 104 lutas, 850 desbloqueáveis e 50 personagens espalhados pelas 8 partes do mangá lançadas até aqui.

O sistema de combate do jogo poderia ser um pouco mais profundo, e às vezes eu fiquei com a impressão de que o alcance dos golpes dos personagens é curto demais, mas ainda dá pra se divertir bastante mesmo assim. Ou seja, se você é fã de Jojo, você precisa conferir esse jogo.

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Review elaborado com uma cópia do jogo para PlayStation 5 fornecida pela publisher.

Resumo para os preguiçosos

Jojo’s Bizarre Adventure: All Star Battle R é uma verdadeira celebração da obra de Hirohiko Akari. O jogo não é apenas um remaster, mas uma versão expandida e melhorada do lançamento original do PS3, contando com uma campanha com 104 lutas, 850 desbloqueáveis e 50 personagens espalhados pelas 8 partes do mangá lançadas até aqui.

O sistema de combate do jogo poderia ser um pouco mais profundo, e às vezes eu fiquei com a impressão de que o alcance dos golpes dos personagens é curto demais, mas ainda dá pra se divertir bastante mesmo assim. Ou seja, se você é fã de Jojo, você precisa conferir esse jogo.

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Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • 50 personagens espalhados pelas 8 partes do mangá
  • Apesar de não ter um modo história, dá pra navegar pelo enredo das diversas partes de Jojo
  • Boas adições ao sistema de combate do jogo original
  • Muitos colecionáveis para desbloquear

Contras

  • O sistema de combate ainda precisaria de algumas melhorias, principalmente no alcance dos personagens
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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.