PUBLICIDADE
InícioReviewsJ-STARS Victory VS+ - Review

J-STARS Victory VS+ – Review

J-STARS Victory VS+, o jogo de luta que reúne muitos dos personagens exibidos em famosos animes da publisher Shonen Jump agora finalmente está disponível para os jogadores do ocidente com versões para PS Vita, PS3 e PS4.

PUBLICIDADE

A ideia do jogo é semelhante a de outros jogos do gênero, como Super Smash Bros da Nintendo e Playstation All Stars Battle Royalle da Sony, onde personagens de universos diferentes se reúnem num mesmo jogo de luta, com alguns deles sendo famosos até mesmo nas telas brasileiras como, Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco e Naruto, mas será que ele, além de ser um gigantesco fanservice é bom? É o que vamos descobrir.

PUBLICIDADE

Existem 5 modalidades de jogo: o modo História – que não é lá grande coisa por ser superficial demais – e que lhe permite iniciar até 4 tipos de campanhas com personagens diferentes (Luffy de One Piece, Naruto de Naruto, Toriko de Toriko e Ichigo de Bleach), cada uma com um roteiro diferente da outra e com um objetivo em comum: explorar o universo Jump através de um barco concedido pelo chamado “tipo Deus” e participar de missões principais e secundárias numa espécie de torneio para saber quem é o melhor lutador. As campanhas de cada personagem envolvem a exploração de um mapa simples, onde alguns pontos destravam novas batalhas, que por sua vez destravam personagens para completar o elenco, que conta com 52 lutadores.

O modo história não chega a ser ruim, mas seria interessante poder visitar algumas ilhas e perambular pelas cidades em busca de missões e itens, algo que acontece com os jogos do Naruto Shippuden, que permitem que você visite as vilas e converse com alguns NPCs em busca de missões. Como isso não acontece, o jogo passa a dar uma ideia de superficialidade onde basta levar seu barco de um lado para o outro e pedir missões. Não que isso seja ruim, mas é um detalhe que poderia ser mais bem trabalhado e que poderia dar uma maior imersão na história.

No modo Estrada da Vitória, ao qual você passa por estágios enfrentando oponentes de forma aleatória em cada cenário aumentando sua dificuldade e também serve de forma alternativa para ganhar Pontos J que podem ser trocados na loja. Já no modo Arcade, uma nova modalidade adicionada à versão ocidental onde o objetivo é passar por 6 fases no menor tempo possível, onde cada fase concluída libera uma nova até chegar à dificuldade máxima.

Após ter sido apresentado um rápido tutorial mostrando um pouco mais sobre o modo de combate, é hora de embarcar em sua aventura. Você pode visitar diversos lugares com seu navio e aceitar missões secundárias para acumular pontos para serem trocados na loja, permitindo adquirir novos personagens, melhorias para seu navio, cards e mais. Um ponto que não atrai é o modo de como ocorrem os diálogos no jogo, mostrando apenas figuras estáticas dos personagens com poucas variações e todos dizendo apenas uma palavra. Não é algo que chega a incomodar ou atrapalhar a experiência do jogo, mas uma animação mais dinâmica seria bem-vinda, pois parece que os desenvolvedores tiveram preguiça ou falta de criatividade para fazer as animações durante os diálogos.

j-stars-victory-vs-02

PUBLICIDADE

O jogo conta com 52 personagens, ao quais 39 deles são jogáveis e os restantes são classificados como assistentes. Nos controles, você tem golpe fraco, golpe forte e golpe especial. Alguns dos movimentos consomem uma barra de stamina e ela também serve para poder correr nos imensos cenários ou para usar os golpes especiais, além de também ser útil para a defesa. Ao esgotar toda esta barra, o seu personagem ficará impossibilitado de usar o golpe especial, correr ou se defender, dando vantagem ao oponente. Normalmente sempre que um combo é executado o oponente é jogado para longe e é aí que chega o momento praticamente perfeito para recarregar a stamina e se preparar para voltar ao ataque. O grande ponto positivo está nos cenários que são bem grandes, beneficiando especialmente as partidas 2 vs. 2.

É bom explicar sobre o personagem de suporte. Esse só pode ser convocado a cada 30 segundos ou mais, contudo é uma grande ajuda, pois seus ataques tem múltiplas funções, seja para quebrar o combo de um inimigo, proteger você de um ataque ou adicionar dano a um combo que já esteja realizando. A fórmula de combate funciona muito bem e impede que tanto você quanto seus inimigos deem ataques poderosos com muita frequência e desequilibrando a partida. Ponto positivo.

Para cada batalha, pode-se optar aos modos 1 vs. 1 ou 2 vs. 2, onde para cada tipo é opcional permitir ou não o uso da assistência de algum outro personagem. Caso seja na modalidade online, você só poderá decidir este critério se for o anfitrião da sessão. Diferente dos outros jogos de luta, para vencer uma partida, não importando a modalidade, você deve derrotar 3 inimigos, sendo até que trabalhoso derrotar um, a menos que crie uma boa estratégia e faça bom uso de combos. Usar especiais é bem fácil e é preciso apenas o apertar de um botão, porém não é tão fácil encher sua barra de especial e você tem um curto período de tempo para usá-lo.

PUBLICIDADE

j-stars-victory-vs-05

A cada batalha, você ganha os denominados J-Points, que são pontos usados como dinheiro no jogo para poder comprar na Loja-J, com opções de novos personagens jogáveis ou de assistência, Cartões-J ou Items para serem usados no modo História e até mesmo melhorias para seu barco como citado anteriormente.

Um dos pontos negativos do jogo é que alguns cenários têm muitos obstáculos, interrompendo a execução de alguns combos quando o oponente é jogado para longe e fazendo com que o oponente caído entre em estado de invencibilidade cedo demais. Para isso, o jogador tem que ficar atento para o oponente não aproveitar de seu pequeno tempo de invencibilidade e contra-atacar sem risco de tomar dano. Outro ponto negativo está na jogabilidade que é basicamente a mesma para todos os personagens, a mesma sequência que você aprende para um, serve para todos. É simples mas poupa o trabalho de decorar diversas sequências para realizar combos. Outra coisa que chega a incomodar é a forma de que os personagens correm, pois ao dar uma arrancada em direção ao inimigo, é muito difícil mudar de direção, então você se vê obrigado a parar de correr para direcionar o personagem para o lado correto para poder correr de novo. Parece algo que não deve ser ressaltado, mas já tomei umas boas porradas na cara por conta disso.

PUBLICIDADE

Mesmo com a jogabilidade sendo quase a mesma, o que diferencia um personagem do outro são suas habilidades individuais, por exemplo, alguns são habilidosos com ataques corpo-a-corpo enquanto outros são mais habilidosos com ataques de longa distância, e isso garante que cada personagem lhe proporcione uma experiência de jogo diferente, e o estilo do personagem pode influenciar com base no time que você deseja ou que melhor se saia contra o personagem do oponente. E por falar em personagens, a lista chega a surpreender com a variedade de opções, que realmente é bem ampla.

j-stars-victory-vs-01

Outro ponto que merece destaque é que o jogo é totalmente traduzido para o Português, sendo somente o áudio original em japonês para que as vozes clássicas dos personagens permaneçam intactas, agradando os fãs mais exigentes.
Os gráficos não decepcionam, seguindo um padrão quase que clássico de jogos baseados em mangás famosos e passando a sensação que tudo foi desenhado à mão. Os traços são bem fiéis ao mangá/anime e os golpes e movimentos de cada personagem foram trabalhados no mínimos detalhes, garantindo um alto nível de fidelidade. A trilha sonora também impressiona, com músicas de clássicos dos animes e que fazem você sentir uma certa nostalgia enquanto desce a porrada em seus inimigos.

PUBLICIDADE

Review elaborado numa versão para PS4 do jogo. Código de review fornecido pela produtora.

Resumo para os preguiçosos

J-STARS Victory VS+ conta com mais de 50 personagens famosos da Shonen Jump, trazendo um jogo de luta cheio de variedade e pancadaria. Apesar de não haver quase nenhuma diferença na jogabilidade entre os personagens, isso facilita para o aprendizado de combos e criação de estratégias, porém pode ficar repetitivo e fácil demais com o tempo. O modo online é o grande destaque por ser divertido tanto sozinho, quanto acompanhado de seus amigos, em batalhas de até 4 pessoas. Os cenários são amplos e oferecem uma boa luta aos jogadores mais exigentes, porém alguns obstáculos podem atrapalhá-lo. Os traços são fiéis e os personagens contam com seus dubladores originais, trazendo uma maior fidelidade ao game. Para aqueles que gostam de jogos de luta e principalmente dos animes da Shonen Jump, J-STARS Victory VS+ é um prato cheio de diversão.

Nota final

75
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Sistema de duplas em batalhas online
  • Grande variedade de personagens
  • Traços fiéis ao mangá
  • Legendado em Português
  • Trilha sonora

Contras

  • Modo História fraco
  • Cenários com muitos obstáculos
  • Jogabilidade quase igual para todos personagens
  • Animações simples durante diálogos
PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Willian Oliveira
Willian Oliveirahttp://criticalhits.com.br
Will, Bill, Willian, o nosso querido colaborador é conhecido de várias formas dentro do site. Bill escreve principalmente notícias de games e é um Sonysta declarado, mas nosso Sonysta oficial continua sendo o Leo, apesar de o Bill ser o mini-Leo, salvo pela falta de massa encefálica.