iPega PG-9017 – Review

Quem aí nunca reclamou que aquele maldito jogo na touchscreen não reconheceu o seu dedo gordo e acabou causando a sua morte? Bom, eu já fiz isso várias vezes e, para tentar sanar um pouco esse problema, procurei a internet toda por um joystick bluetooth para o meu celular. Depois de descartar a ideia de comprar modelos caros como o iControlPad ou o iCade, vi o tal de IPEGA PG-9017 na Deal Extreme por 20 dólares e pensei por que não? Bom, no review de hoje vocês vão saber porquê.

Para começar, o controle é pequeno pra caramba. Como dá pra ver na foto acima, ele mal tem o tamanho de um iPhone 4/4S, o que já uma boa ideia de como vão ser os controles dele, bem apertados. Os botões têm uma boa resposta e tudo mais, mas por causa desse design mais apertado (para economizar plástico provavelmente), alguns jogos acabam prejudicados, pelo menos até que você se acostume bem com as dimensões do controle.

Outro problema que eu acabei encontrando nele foram os analógicos, que são bem ruins. Ao tentar jogar algum jogo de Android que ofereça suporte a eles, como Dead Trigger, você vai entender do que eu estou falando. Por causa do tamanho do controle, os dedos acabam ficando completamente tortos para encaixar neles, e eles não respondem tão bem assim também, fazendo que os tiros saiam sem quase nenhuma precisão.

No mais, o iPega se presta para o que ele é: um controle barato para melhorar a jogabilidade ruim que as telas de toque oferecem. Ele realmente melhora a jogabilidade de vários jogos, inclusive dos emuladores, só não vá esperar a maravilha que é jogar Super Nintendo num controle de Xbox 360, por exemplo, pois você vai acabar se decepcionando bastante.

O controle tem quatro modos: joystick, teclado, mouse e iCade. Eu costumo jogar ou no modo joystick ou no modo teclado mesmo. Ele funciona nativamente com jogos que suportam joystick no Android, como Dead Trigger.

Para alimentar o controle, temos uma bateria de 500 mAh que proporciona entre 6 e 8 horas de jogo, mais do que o suficiente, já que a bateria do celular provavelmente vai acabar antes da do joystick.

Uma informação importante porém é que como ele se conecta por Bluetooth 3.0, Androids abaixo da versão 4.0 não funcionam nele, necessitando assim que você atualize o sistema para que haja conexão entre eles. Já no iPhone, o controle roda numa boa em todas as versões que eu testei, inclusive com aparelhos mais antigos, como um iPod Touch de terceira geração.

Nas fotos abaixo, eu comparei o controle com uma série de outros gadgets e controles que eu tinha a mão por aqui:

iPega num Motorola Razr Maxx (não use pois ele fica pegando no conector de áudio do celular)

iPega comparado com um Nintendo 3DS.

iPega ao lado de um PS Vita

Comparando com um controle de PS3

E agora com um controle de Xbox 360

E aqui novamente ele acoplado num iPhone 4S.

Resumo para os preguiçosos

iPega PG-9017é uma boa opção de joystic barato para smartphone, não é o melhor do mercado e seu tamanho reduzido pode incomodar, mas ele é competente no que se propõe a fazer e é compatível com uma boa gama de dispositivos.

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Uma boa opção para jogar no celular
  • Compatível com uma porrada de aparelhos
  • Competente no que se propõe

Contras

  • Muito pequeno
  • Analógicos bem ruins
  • Apenas para Android acima do 4.0
Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade