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I Did Not Buy this Ticket – AnĂ¡lise – Vale a Pena – Review

I Did Not Buy This Ticket, desenvolvido pelo Time Galleon, disponĂ­vel para PC, Mac e Linux, Ă© uma das experiĂªncias mais estranhas e memorĂ¡veis que jĂ¡ vivenciei.

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Este Ă© um jogo que pode nĂ£o capturar sua atenĂ§Ă£o imediatamente. Sua abordagem Ă© tĂ£o Ăºnica que Ă© necessĂ¡rio um certo grau de persistĂªncia para realmente entender a essĂªncia do jogo. Se vocĂª Ă© um jogador como eu, com pouca experiĂªncia em jogos de terror ou thriller, saiba que “I Did Not Buy This Ticket” pode ser uma das melhores maneiras de se introduzir a esse gĂªnero.

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I Did Not Buy This Ticket Ă© uma experiĂªncia que desafia as convenções do gĂªnero de jogos visuais. O jogo Ă© uma exploraĂ§Ă£o profunda e emocionalmente carregada do luto e da perda, apresentada atravĂ©s da perspectiva de CandelĂ¡ria, uma mulher que ganha a vida chorando em funerais de estranhos. A jornada de CandelĂ¡ria começa quando ela encontra um bilhete de Ă´nibus que nĂ£o se lembra de ter comprado, levando-a a uma viagem surreal e assustadora.

O jogo Ă© uma experiĂªncia psicolĂ³gica que explora temas profundos e complexos de uma maneira que Ă© ao mesmo tempo perturbadora e cativante. O jogo nĂ£o se esquiva de explorar temas difĂ­ceis, mas faz isso de uma maneira que Ă© respeitosa e considerada. A jogabilidade Ă© simples, mas eficaz. A maior parte do jogo envolve clicar atravĂ©s de diĂ¡logos e fazer escolhas que influenciam a direĂ§Ă£o da histĂ³ria.

ReproduĂ§Ă£o: I Did Not Buy This Ticket

Talvez esse seja justamente o maior desafio do jogo para aqueles que buscam algo mais “ativo” ou menos monĂ³tono. Eu, que comecei achando o jogo um saco, acabei me surpreendendo quando comecei a encara-lo de uma forma diferente, como se fosse uma espĂ©cie de livro interativo carregado de estĂ­mulos visuais.

A arte do jogo Ă© notĂ¡vel, com um estilo surrealista que combina elementos de colagem, pintura e cores vibrantes. As cenas sĂ£o predominantemente em preto e branco, com toques de cores saturadas que adicionam um elemento de estranheza Ă  atmosfera do jogo. A mĂºsica e os efeitos sonoros complementam a estĂ©tica visual, criando uma atmosfera inquietante que se encaixa perfeitamente na temĂ¡tica do jogo.

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ReproduĂ§Ă£o: I Did Not Buy This Ticket

I Did Not Buy This Ticket Ă© uma experiĂªncia que vai alĂ©m da superfĂ­cie, oferecendo uma jornada que Ă© tĂ£o pessoal quanto Ă© universal – do tipo que Ă© fĂ¡cil de se identificar. O jogo convida os jogadores a refletir sobre suas prĂ³prias experiĂªncias e emoções, e a maneira como eles lidam com a perda e o luto. Cada escolha que o jogador faz tem o potencial de revelar algo sobre sua prĂ³pria personalidade, tornando cada jogada uma experiĂªncia profundamente pessoal.

A personagem principal, CandelĂ¡ria, Ă© uma figura complexa e bem desenvolvida. Ela nĂ£o Ă© apenas um veĂ­culo para a histĂ³ria, mas uma personagem com sua prĂ³pria histĂ³ria e personalidade. A maneira como ela interage com os outros personagens e como ela lida com suas prĂ³prias emoções e traumas adiciona uma camada extra de profundidade ao jogo. Em certos momentos, torna-se difĂ­cil discernir se a natureza de CandelĂ¡ria Ă© intrĂ­nseca a ela ou se foi moldada pelas escolhas do jogador.

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ReproduĂ§Ă£o: I Did Not Buy This Ticket

O jogo tambĂ©m Ă© notĂ¡vel por sua representaĂ§Ă£o de personagens secundĂ¡rios. Cada personagem que CandelĂ¡ria encontra em sua jornada tem uma aparĂªncia e personalidade Ăºnicas, e cada interaĂ§Ă£o com eles ajuda a aprofundar a histĂ³ria e a desenvolver o personagem de CandelĂ¡ria.

I Did Not Buy This Ticket Ă© um produto brasileiro, o que adiciona um elemento extra de interesse. O desenvolvedor Tiago Rech, conhecido por outros jogos como “No Place for Bravery” e “Dodgeball Academia”, mostra um talento notĂ¡vel para a criaĂ§Ă£o de uma histĂ³ria envolvente e emocionalmente carregada. A histĂ³ria Ă© densa e complexa, mas Ă© apresentada de uma forma que Ă© fĂ¡cil de seguir e entender. Acredito de verdade que caso a histĂ³ria fosse transposta para uma mĂ­dia literĂ¡ria, com certeza acabaria chamando atenĂ§Ă£o do pĂºblico que nĂ£o costuma jogar vĂ­deo game.

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ReproduĂ§Ă£o: I Did Not Buy This Ticket

O jogo tambĂ©m se destaca por sua representaĂ§Ă£o da cultura brasileira. A personagem de CandelĂ¡ria Ă© inspirada nas “carpideiras”, mulheres que sĂ£o pagas para chorar em funerais, uma tradiĂ§Ă£o que tem suas raĂ­zes na cultura brasileira. Esta representaĂ§Ă£o da cultura brasileira adiciona um elemento extra de autenticidade e profundidade Ă  histĂ³ria.

Em termos de design, I Did Not Buy This Ticket Ă© um triunfo. A arte Ă© impressionante, com um estilo que Ă© ao mesmo tempo surrealista e belo. A trilha sonora complementa perfeitamente a arte, criando uma atmosfera que Ă© ao mesmo tempo inquietante e cativante. A mistura destes elementos Ă© o que faz a experiĂªncia nĂ£o se tornar enfadonha, mesmo que em resumo o jogo siga apenas desenrolando-se atravĂ©s de texto.

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ReproduĂ§Ă£o: I Did Not Buy This Ticket

Embora possa nĂ£o ser para todos, Ă© uma experiĂªncia que vale a pena para aqueles que estĂ£o dispostos a embarcar em uma jornada emocionalmente carregada e visualmente impressionante. De qualquer forma, I Did Not Buy This Ticket mudou meu conceito sobre jogos deste estilo, jĂ¡ que descobri que mesmo uma experiĂªncia baseada em texto pode ser bem diferente daquilo que parece e ser muito mais impressionante e intimista do que estamos acostumados.

Resumo para os preguiçosos

I Did Not Buy This Ticket, um jogo desenvolvido pelo Time Galleon, Ă© uma experiĂªncia notavelmente Ăºnica e memorĂ¡vel, que mergulha os jogadores em uma narrativa envolvente e emocionalmente carregada. Com uma jogabilidade simples que se baseia em diĂ¡logos e escolhas, o jogo Ă© uma exploraĂ§Ă£o profunda do luto e da perda, contada a partir da perspectiva de CandelĂ¡ria, uma “carpideira” profissional. Esta experiĂªncia de jogo visual desafia as convenções do gĂªnero, explorando temas complexos de uma maneira perturbadora, mas cativante, apresentando-se mais como um livro interativo repleto de estĂ­mulos visuais do que um jogo convencional.

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A estĂ©tica do jogo, com seu estilo surrealista e trilha sonora inquietante, complementa perfeitamente a narrativa. O jogo tambĂ©m Ă© relevante pela representaĂ§Ă£o autĂªntica da cultura brasileira e a complexidade dos personagens, que possuem aparĂªncia e personalidade Ăºnicas, contribuindo para a profundidade da histĂ³ria. AlĂ©m disso, cada escolha feita pelos jogadores revela algo sobre suas prĂ³prias personalidades, tornando a experiĂªncia altamente pessoal. Embora inicialmente possa nĂ£o cativar todos os jogadores, I Did Not Buy This Ticket Ă© uma experiĂªncia que vale a pena para aqueles dispostos a embarcar em uma jornada emocionalmente intensa e visualmente impressionante.

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos mĂ©todos de avaliaĂ§Ă£o lendo o nosso Guia de Reviews.

PrĂ³s

  • A narrativa envolvente e emocionalmente
  • ExploraĂ§Ă£o profunda de temas complexos, como o luto e a perda.
  • Jogabilidade Ă© simples e eficaz
  • EstĂ©tica visual e sonora cativante.
  • RepresentaĂ§Ă£o autĂªntica e rica da cultura brasileira.
  • Personagens complexos e bem desenvolvidos.

Contras

  • O jogo pode nĂ£o capturar a atenĂ§Ă£o imediatamente devido Ă  sua abordagem diferente.
  • Pode parecer monĂ³tono para jogadores que buscam uma experiĂªncia de jogo mais “ativa”.
  • A experiĂªncia baseada em texto pode nĂ£o ser do agrado de todos os jogadores.
  • Embora a arte seja impressionante, a predominĂ¢ncia de cenas em preto e branco pode nĂ£o ser atraente para todos.
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JoĂ£o VĂ­ctor Sartor
JoĂ£o VĂ­ctor Sartorhttp://criticalhits.com.br
JoĂ£o VĂ­ctor Sartor Ă© colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histĂ³rias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre Ă  leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.