InícioGamesHelldivers 2 - Análise - Vale a Pena - Review

Helldivers 2 – Análise – Vale a Pena – Review

Helldivers 2 é um dos jogos mais interessantes lançados pela Sony nos últimos anos por uma série de motivos: o primeiro é por ser o primeiro jogo como serviço da companhia da “fase Jim Ryan” da administração do PlayStation, o segundo por ser um jogo sendo lançado simultaneamente no PC e no PS5, e finalmente, por ser a continuação de uma das “gemas escondidas” do PS4, PS3 e PS Vita. Mas será que o jogo vale a pena?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Helldivers 2, você controla um soldado espacial que deve fazer parte do esquadrão de Helldivers e combater os Terminídios e outras ameaças galáticas “para proteger a democracia”, ou assim dizem as propagandas do programa de Helldivers que você entra.

Logo após um rápído tutorial sobre como tentar morrer o mínimo possível em campo, você é colocado numa missão solo e depois numa missão em grupo com outros Helldivers.

A ideia do jogo é basicamente ir até um dos diferentes cenários dos planetas do jogo e cumprir uma série de objetivos dentro desse sandbox controlado e pedir a extração antes que o tempo para a missão acabe, às vezes você enfrentando algum chefe ou não.

Conforme você vai avançando e cumprindo missões, você pode desbloquear novas armas primária e secundária além dos reforços, que são algo como habilidades que você pode levar para o campo de batalha, como pedir um ataque de artilharia vindo da órbita, uma metralhadora especial para penetrar na couraça dos inimigos, mais munição e assim por diante.

PUBLICIDADE

Diferente do primeiro Helldivers, que tinha uma perspectiva isométrica, esse é um jogo de tiro em terceira pessoa, e a mudança, que não parecia ser lá uma boa ideia, acabou se provando excelente. O gunplay do jogo é simplesmente muito gostoso de se usar, e assim como no primeiro jogo, o fogo amigo está ligado a todo tempo, então você precisa cuidar não apenas dos adversários, mas também dos tiros vindos dos seus próprios colegas de time, além de explosões vindas do terreno e assim por diante.

Vale ressaltar aqui que a ideia do jogo é muito legal como tudo pode dar errado muito rápido dentro do jogo. A quantidade de inimigos que vai surgindo só aumenta, e logo é possível ser completamente tomado pelos números adversários, sejam eles insetos, sejam androides mesmo, então a coordenação é fundamental para a sobrevivência do time de Helldivers.

PUBLICIDADE

É simplesmente impressionante como Helldivers 2 consegue ser um jogo muito divertido, e mesmo jogando com desconhecidos, as partidas são sempre cheias de ação e muito legais de se jogar. O melhor de tudo é que o jogo se presta a tiros curtos, com partidas de 15 a 20 minutos, ou por horas a fio, sempre jogando mais uma partida e indo atrás de mais uma arma nova ou um item do passe de batalha do jogo.

Por ser um jogo como serviço, Helldivers 2 possui tanto um passe de batalha grátis quanto um pago, mas eu sinceramente não senti nenhum tipo de mecânica pay to win dentro do jogo, na verdade, ele é tão divertido que dá vontade de comprar o passe de batalha pago para mostrar o suporte à Arrowhead, que merece todos os elogios do mundo por conseguir criar um jogo muito divertido de se jogar.

PUBLICIDADE

Como dá pra imaginar, a diversão em Helldivers se eleva com amigos e conhecidos, e felizmente o jogo possui crossplay para se jogar tanto no PC quanto no PS5, sendo possível criar um código de convidado para você chamar outros jogadores de outra plataforma para a sua partida, entretanto, minha única reclamação aqui é que não há a possibilidade de sincronizar o seu progresso entre as duas plataformas, então se você tem o jogo no PC e no PS5, como é o meu caso, você tem dois Helldivers distintos, infelizmente.

Além disso, minha outra reclamação do jogo é que Helldivers 2 é uma vítima parcial do próprio sucesso. No lançamento, era praticamente impossível de se conseguir partidas. Eu até comentei no meu Twitter que quando o jogo funcionava, ele era especial, o problema eram os erros de matchmaking entre uma partida e outra.

PUBLICIDADE

Agora, quase uma semana após o seu lançamento, Helldivers 2 felizmente conseguiu resolver a maior parte dos problemas de matchmaking. Ainda há erros de conexão para entrar em partidas, mas felizmente é possível entrar em um jogo com poucas tentativas, e em menos de 1 minuto é possível estar jogando uma nova aventura defendendo a democracia na galáxia.

Graficamente, Helldivers 2 é um jogo bonito e funciona a contento tanto no PS5 quanto no meu PC (Ryzen 7 5800X, 32GB de ram DDR4, GeForce RTX 2080 Super). Além deles, eu também testei o jogo no Steam Deck, e é possível jogar o jogo em 800p com tudo no mínimo e com o FSR ligado em modo Qualidade sem grandes slowdowns, mas o jogo fica meio feio.

PUBLICIDADE

Além disso, o jogo conta tanto com dublagem quanto com legendas em português, o que ajuda a aumentar a penetração dele aqui no nosso país.

Mas e aí, Helldivers 2 vale a pena?

Helldivers 2 é o tipo de jogo que você quer que seus amigos comprem pra jogar com você, e mesmo sem amigos, é possível ter partidas extremamente divertidas e tensas com desconhecidos. O jogo realmente impressiona já no primeiro minuto, e se todo jogo como serviço da Sony for igual a ele, os fãs não têm nada a temer dessa nova empreitada, muito pelo contrário.

PUBLICIDADE

Review elaborado com uma cópia do jogo para PS5 e PC fornecida pela PlayStation Brasil.

Resumo para os preguiçosos

Helldivers 2 é um dos melhores e mais divertidos jogos do ano. Ele é o tipo de jogo que você convida os amigos para comprarem e não se arrependem disso, combinando estratégia, ação e diversão na medida certa. Mais do que recomendado.

Nota final

90
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Extremamente divertido tanto com desconhecidos quanto com amigos
  • Boa progressão de personagem
  • Variados objetivos para não cansar

Contras

  • Os problemas de servidor atrapalharam o lançamento, e ainda persistem, mesmo que em menor grau
PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.