InĂ­cioGamesGylt - AnĂ¡lise - Vale a Pena - Review

Gylt – AnĂ¡lise – Vale a Pena – Review

Gylt foi um dos jogos exclusivos do finado Google Stadia, que agora finalmente chega aos consoles de mesa e pode ser aproveitado de maneira offline pelos jogadores. Tido como um dos melhores jogos exclusivos do serviço de streaming da gigante das buscas, como o jogo se sai agora, quatro anos apĂ³s o seu lançamento e em um ambiente local?

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Em Gylt, vocĂª controla Sally, uma jovem que vive numa cidade do interior e cuja prima desapareceu hĂ¡ cerca de um mĂªs. Muitas pessoas desistiram de procurĂ¡-la, mas Sally continua colando cartazes de procurado por aĂ­ enquanto tenta evitar os bullies que a atormentam pela cidade.

Num dia, enquanto fazia exatamente isso, Sally Ă© perseguida por esses jovens desagradĂ¡veis e acaba caindo de bicicleta bem longe de casa, e esta fica danificada, forçando-a a voltar para casa caminhando.

Gylt - AnĂ¡lise - Vale a Pena - Review
ReproduĂ§Ă£o: Gylt

Na jornada de volta, Sally acaba descobrindo que foi parar em outro mundo, ou numa versĂ£o alternativa ao seu prĂ³prio mundo, que Ă© habitada por criaturas estranhas e que a prima dela, atĂ© entĂ£o desaparecida, habita aquele local. Agora, vocĂª deve tentar encontrar essa prima de Sally e salvĂ¡-la desse lugar.

Para isso, vocĂª começarĂ¡ se esgueirando pelos lugares, pois estĂ¡ indefeso aos monstros que habitam esse mundo, e conforma avança pelo jogo vocĂª vai desbloqueando ferramentas, seja para auxiliar na sua furtividade, seja forma de combatĂª-los. Como vocĂª Ă© uma garotinha, a ideia toda do jogo Ă© que vocĂª evite o confronto, e sĂ³ consiga mesmo vencer os inimigos quando pegĂ¡-los de surpresa, jĂ¡ que bater de frente com um Ă© uma receita para que mais dois ou trĂªs apareçam no lugar onde vocĂª estĂ¡.

Gylt - AnĂ¡lise - Vale a Pena - Review
ReproduĂ§Ă£o: Gylt
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Aqui vale ressaltar que a inteligĂªncia artificial dos inimigos estĂ¡ longe de ser um super inimigo do stealth. Ela funciona bem melhor do que nos mais recentes Assassin’s Creed, por exemplo, jĂ¡ que o cone de visĂ£o dos inimigos Ă© bem mais amplo e eles te detectam com mais facilidade quando vocĂª se expõe, mas eles tambĂ©m acabam perdendo a personagem de vista muito facilmente, atĂ© porque vocĂª Ă© bem frĂ¡gil, entĂ£o qualquer inimigo mais motivado acaba te matando.

Apesar de Gylt ser vendido como um Survival Horror, ou seja, um jogo de tensĂ£o onde os recursos sĂ£o limitados, a minha experiĂªncia com o jogo foi bastante agradĂ¡vel e felizmente ele Ă© bem generoso em recursos, seja em bombinhas para asma (que servem para recuperar a sua vida) seja em pilhas para a lanterna que vocĂª desbloqueia conforme avança no jogo para matar os inimigos.

Gylt - AnĂ¡lise - Vale a Pena - Review
ReproduĂ§Ă£o: Gylt
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Um detalhe que eu nĂ£o gostei nesse gerenciamento de recursos Ă© o fato de que vocĂª nĂ£o consegue armazenar muniĂ§Ă£o para a sua lanterna, ou seja, se ela estĂ¡ no mĂ¡ximo da carga, Sally nĂ£o carrega mais consigo, entĂ£o vocĂª tem uma quantidade limitada de inimigos que vocĂª consegue despachar por vez, e o jogo vai trabalhando de modo a fazer que vocĂª sempre tenha que escolher quando vai matar os inimigos e quando vocĂª vai fazer o mĂ¡ximo para evitĂ¡-los e assim seguir adiante.

Fora o combate e o stealth, o jogo ainda conta com puzzles ambientais, onde vocĂª deve por exemplo, girar alavancas para baixar a Ă¡gua, desligar fios para nĂ£o levar choque na Ă¡gua, arrastar escadas para subir no lugar certo e assim por diante.

ReproduĂ§Ă£o: Gylt
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AlĂ©m do gameplay, outro ponto que chama bastante a atenĂ§Ă£o em Gylt Ă© o fato de que o jogo aborda de uma maneira bem interessante, e atĂ© por vezes pesada, o bullying. Tanto Sally quanto Emily sofreram bullying antes e durante os eventos do jogo, e a discussĂ£o que ele faz a respeito do tema toca em pontos pesados, mas tambĂ©m necessĂ¡rios, e que inclusive podem ser um gatilho para quem jĂ¡ passou por esse tipo de situaĂ§Ă£o durante a vida.

A maneira como o jogo aborda essa discussĂ£o tambĂ©m Ă© interessante, jĂ¡ que ela nĂ£o Ă© feita de forma direta, e sim por meio de mensagens deixadas no jogo, partes do cenĂ¡rio que nĂ£o sĂ£o necessariamente parte do jogo e assim por diante, Ă© como estarmos acessando a cabeça de uma pessoa que estĂ¡ tentando enfrentar esse trauma ou revivendo ele ao longo dos dias.

ReproduĂ§Ă£o: Gylt
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Graficamente, Gylt tem um estilo de arte bonito, com boas animações e uma movimentaĂ§Ă£o bem legal tambĂ©m. A trilha sonora e a dublagem do jogo tambĂ©m sĂ£o muito boas, e felizmente o jogo vem legendado em portuguĂªs, o que facilita a compreensĂ£o dos acontecimentos.

Mas e aĂ­, Gylt vale a pena?

Gylt Ă© um jogo bem interessante de stealth e suspense que aborda assuntos pesados como bullying. O jogo conta com um estilo de arte bem bonito e desafios bem pensados, resultando numa experiĂªncia bem legal que finalmente saiu dos grilões do Stadia e agora pode ser jogado por mais gente.

É um jogo imperdĂ­vel? NĂ£o, mas diverte o suficiente e aborda pontos importantes, sendo uma experiĂªncia positiva, ainda que nada surpreendente.

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Resumo para os preguiçosos

Gylt Ă© um jogo de suspense e stealth onde vocĂª controla uma menina chamada Sally que acaba caindo num mundo fantĂ¡stico com monstros e agora deve se esgueirar dessas criaturas enquanto tenta resgatar a prima, que desapareceu hĂ¡ cerca de um mĂªs.

O jogo conta com mecĂ¢nicas bĂ¡sicas de stealth e combate, mas uma histĂ³ria interessante e que aborda assuntos pesados e necessĂ¡rios como o bullying. No fim das contas, apesar do jogo nĂ£o ser nada de surpreendente do ponto de vista de gameplay, o enredo te prende e faz querer ir atĂ© o final, sendo uma experiĂªncia positiva.

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos mĂ©todos de avaliaĂ§Ă£o lendo o nosso Guia de Reviews.

PrĂ³s

  • Belo estilo de arte
  • DiscussĂ£o sobre bullying interessante

Contras

  • MecĂ¢nicas de jogo bem simples
  • Apesar de contar com algumas partes legais, o stealth do jogo acaba se tornando repetitivo
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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric ArrachĂ© Gonçalves Ă© o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, apĂ³s vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrĂ¡s do sonho.