Jogos de corrida sempre são uma das experiências mais legais que um videogame pode oferecer, afinal correr em velocidades que você dificilmente vai alcançar na vida sem a possibilidade de se esborrachar numa curva é demais, e Grid Legends traz exatamente isso. Sendo uma continuação do reboot de 2019, será que o jogo consegue acertar onde o seu antecessor acertou e melhorar sua fórmula?
Em Grid Legends, o jogo basicamente se divide em dois modos, de um jogador ou multijogador, e, como de costume, vamos dividir a nossa análise entre ambos.
No modo de um jogador, onde eu passei a maior parte do tempo, temos uma campanha onde você é o Driver 22, que juntou-se ao Team Seneca e deve ajudar a sua equipe, além de complementar o seu veterano nela, Yume Tanaka.
A campanha honestamente é bem divertida, e serve para você aprender sobre os mais diferentes tipos de corrida e de categorias de veículos que o jogo tem a oferecer. Além disso, você também tem rivais dentro dela, o corredor do Team Voltz, Valentin Manzi e o corredor do Ravenwest, Nathan McKane.
Esta rivalidade é contada em diversas corridas, cada uma delas tem uma série de condições, como terminar na frente de um dos seus rivais, não destruir o carro, ou ainda chegar em até a posição X para avançar.
Um ponto da campanha que eu não achei legal assim, por ser bem desconexo com o que o jogo está tentando passar, é o fato de que você começa como um corredor inexperiente e vai galgando os degraus da competição, passando de semi profissional pra profissional e tudo mais, mas as corridas em si são fáceis demais no modo normal de desafio. Dessa forma, fica bem estranho o jogo ainda estar te tratando como um iniciante que tem que se provar com você destruindo todo mundo corrida após corrida.
Um ponto interessante da campanha é que é possível jogá-la com mais de uma pessoa, por meio do modo multiplayer, apesar disso não progredir a campanha em si para essa pessoa que vai te ajudar.
Outro ponto interessante da campanha são as entrevistas com os corredores com quem você compete durante as corridas e também os comentários que o seu gerente de equipe vai fazendo conforme a corrida vai se desenvolvendo, ainda que alguns sejam bem exagerados ou estranhos em certos pontos.
Conforme você vai avançando no modo carreira do jogo, ele vai liberando cada vez mais atividades pra você fazer no jogo em si, então você meio que é obrigado a jogar pelas corridas e destruir a competição para ter acesso a tudo o que Grid Legends tem a oferecer.
Mas e como funciona a corrida de Grid Legends? Bom, isso é o mais importante de tudo, afinal de contas, não adianta nada ser um jogo de corrida com uma campanha riquíssima e cheia de atividades e ser ruim, não é mesmo?
Se eu tivesse que classificar Grid Legends, eu diria que ele está mais pra um Forza Horizon do que para um Gran Turismo, ou seja, ele é muito mais puxado pro arcade, com uma grande facilidade em fazer curvas em alta velocidade patinando, do que para a simulação. Assim o jogo acaba sendo bem mais permissivo com erros, mas ainda é possível rodopiar o carro pela estrada, por exemplo.
Outros pontos de Forza e de jogos de corrida em geral que o jogo puxou foram a linha indicando o trajeto que você deveria fazer na pista e também a possibilidade de “rebobinar” o seu trajeto pela pista caso você faça alguma besteira (sendo limitado a três recuperações por corrida).
No geral, correr em Grid Legends é bem divertido e fãs de corridas em alta velocidade sem grande preocupação com aquela obsessão por recriar todo e qualquer barulhinho e característica de um carro da vida real vão se divertir com o jogo.
Graficamente, Grid Legends é um belo jogo, tanto no Xbox Series S quanto no Xbox Series X, consoles onde eu testei o jogo. O desafio acontece com alta fluidez e as pistas e modelos dos carros são muito belos, tanto de dia quanto de noite.
A trilha sonora do jogo é boa e ele também conta com legendas e menus em português para quem não domina o inglês ficar por dentro do que está acontecendo.
Mas e aí, Grid Legends vale a pena?
Grid Legends é um bom jogo de corrida que vai divertir os fãs da velocidade no estilo arcade, combinando uma boa campanha e belos gráficos. Há pontos em que o jogo poderia melhorar, como a sensação de desafio na campanha, mas no geral, o jogo cumpre ao que se propõe.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox Series X e Series S fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
Grid Legends é um bom jogo de corrida que vai divertir os fãs da velocidade no estilo arcade, combinando uma boa campanha e belos gráficos. Há pontos em que o jogo poderia melhorar, como a sensação de desafio na campanha, mas no geral, o jogo cumpre ao que se propõe.
Prós
- Ótima sensação de corrida
Contras
- Campanha fraca
- Trilha sonora não empolga