Goblin Slayer: Another Adventure – Nightmare Feast é um RPG tático dentro do universo do anime de mesmo nome que não conta a história das Light Novels, e sim uma história original criada pelo próprio autor da franquia. Com o objetivo de ser uma expansão do universo, será que o jogo consegue ser interessante para fãs do anime e do gênero?
Em Goblin Slayer: Another Adventure – Nightmare Feast, você controla uma Guild Master que herdou uma propriedade da família dela e que volta ao local para assumir suas responsabilidades. Lá, ela descobre que a região careca de heróis para cuidar das quests deixadas pelos aldeões, e então resolve assumir ela mesmo um grupo de guerreiros para ajudar a proteger a região.
Logo no começo do jogo, você acaba conhecendo uma jovem vampira chamada “Blood Princess” que decide se unir ao seu grupo, e conforme o jogo avança e você vai liberando novas áreas da propriedade da Guild Master, ela acaba encontrando uma caixa misteriosa que supostamente possui o poder de reviver os mortos e que acaba lançando ela e o grupo dela numa aventura para evitar que essa caixa caia em mãos erradas.
Aqui é importante ressaltar que a forma como a história de Goblin Slayer: Another Adventure – Nightmare Feast se desenrola é bastante vagarosa. As convesas se dão em figuras e balões e muitas vezes elas são bem longas. Em diversos momentos, parece mais que você está jogando uma visual novel ao invés de um jogo de RPG, mas felizmente o jogo vem com dublagem em japonês e até alguns dos seiyuus do anime foram escalados pro jogo.
Como eu comentei no começo da nossa análise, Goblin Slayer: Another Adventure – Nightmare Feast é um RPG tático, ou seja, é um jogo que funciona no estilo Final Fantasy Tactics, caso você tenha jogado o jogo mais famoso desse gênero. Vale ressaltar, entretanto, que o jogo se inspira muito mais em Tactics Ogre de SNES e PS1 do que em Final Fantasy Tactics, já que a dificuldade inicial do jogo é bem mais alta do que eu esperava.
Nos combates, você precisa ficar atento aos níveis dos personagens, já que um nível de diferença significa que você provavlemente vai ter uma grande desvantagem na hora de causar e receber dano, ainda mais no começo do jogo, e usar da estratégia acaba sendo essencial para você conseguir vencer esses confrontos. Após essa etapa inicial, o jogo libera missões de treinamento para você ficar mais forte, e aí é possível subir de nível até a sua paciência permitir e você ter menos dificuldade nos combates, mas é importante ressaltar que o jogo começa difícil e vai ficando mais fácil conforme ele avança.
Outro ponto importante a ressaltar é que Goblin Slayer: Another Adventure – Nightmare Feast é todo controlado por menus. Você escolhe as batalhas a enfrentar nos menus, acessa a mesma loja de sempre nos menus, vê epílogos e conversas opcionais por menus e assim por diante. O que você vê na primeira hora de jogo é exatamente o que você vai ver até o final dele, então, como dá pra ver, é um jogo que basicamente é feito com um público muito específico em questão: o que gosta de RPGs Táticos e é fã de Goblin Slayer ao mesmo tempo, e mesmo assim, o jogo acaba não fazendo muito para merecer esse público.
Antes de partir para a análise de gráficos e som, vale ressaltar que você acaba encontrando durante o jogo o grupo do Goblin Slayer, obviamente nas missões de matar Goblins, ainda que o foco do jogo seja na Guild Master e não nele e no grupo dele.
Graficamente, Goblin Slayer: Another Adventure – Nightmare Feast não é nada de surpreendente, e é o tipo de jogo que funcionaria tranquilamente num PS1. Isso não chega a ser um demérito, já que RPGs táticos não precisam ter gráficos de última geração para funcionarem bem, e é legal ver que o jogo apresenta uma grande quantidade de unidades na tela durante os combates, eu cheguei a fazer combates de 10 contra 10 no jogo.
A trilha sonora do jogo é apenas ok, e a dublagem em japonês ficou legal. Aqui ainda vale falar sobre a localização do jogo para inglês, que está incompleta (ou seja, há momentos em que texto em japonês aparece) e em alguns casos ficou bem engraçada, já que nomes de personagens ficaram sem sentido nenhum. No meu grupo, eu tinha um cara chamado “Unforgiving Steel”, um outro chamado “Amazing Scales” e um mago chamado “Wise Friend”. Eu não sei se foi de propósito, mas me fazia dar boas risadas toda vez que eu usava um desses personagens.
Mas e aí, Goblin Slayer: Another Adventure – Nightmare Feast vale a pena?
Goblin Slayer: Another Adventure – Nightmare Feast é um jogo com um público muito em específico: fãs de Goblin Slayer e de RPGs Táticos com um nível médio de dificuldade. Ele não chega a ser ruim em nenhum momento, ainda que o ritmo das conversas seja devagar demais pro meu gosto.
Além disso, ele também não tenta inovar em nada, mas é legal ver um jogo baseado no mundo de Goblin Slayer que funciona como a franquia foi concebida, ou seja dentro de um RPG mesmo.
Review de #GoblinSlayerAANF elaborado com uma cópia pra Nintendo Switch fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
Goblin Slayer: Another Adventure – Nightmare Feast é um RPG tático com uma história original que expande o universo do anime. Inspirado em clássicos como Tactics Ogre, o jogo oferece combates estratégicos desafiadores no início, mas perde força devido à narrativa lenta e à dependência excessiva de menus. Embora apresente encontros com personagens icônicos do anime e dublagem japonesa de qualidade, os gráficos simples e problemas de localização enfraquecem a experiência. Voltado para fãs específicos do gênero e da franquia, o jogo não traz inovações suficientes para atrair um público mais amplo.
Prós
- Desafiante em diversos momentos
- Gráficos charmosos
Contras
- Ritmo vagaroso nos diálogos
- Não inova em nada
- Erros na tradução