InícioGamesGhost of Tsushima para PC – Análise – Vale a Pena –...

Ghost of Tsushima para PC – Análise – Vale a Pena – Review

PUBLICIDADE

Ghost of Tsushima é um dos exclusivos mais queridos dos jogadores de Playstation, e a chegada do jogo no PC era algo aguardado por muitas pessoas. Mas será que realmente vale a pena? É o que vamos descobrir na análise de hoje.

PUBLICIDADE

Esta análise irá focar totalmente no port para PC do jogo e vamos intencionalmente deixar de lado aspectos da história e gameplay. Caso você queira ver uma análise mais detalhada e geral do jogo, você pode conferir o nosso review original aqui.

PUBLICIDADE

Um port ambicioso para PC

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima é um dos jogos mais bonitos do PS4 e PS5, se tornando um desafio para otimizar em uma plataforma como o PC, onde todo mundo praticamente tem uma máquina diferente.

Felizmente, a Sony aprendeu bastante desde os primeiros ports da Playstation Studios para PC e a qualidade vem melhorando a cada lançamento, com Ghost of Tsushima sendo um dos melhores lançamentos do estúdio no PC, com uma excelente otimização e rodando na maioria dos PCs atuais sem nenhum problema.

Os testes que fiz foi em uma RX 6600 XT, uma placa de vídeo bem competente e que segurou os gráficos no alto em QuadHD sem nenhum problema. Já na questão processador, eu utilizei um Ryzen 5 3600 para os testes e ele também conseguiu entregar altas taxas de quadro, mostrando que o jogo está bem otimizado até mesmo para processadores considerados antigos.

Em áreas muito abertas e cheias de inimigos eu cheguei a ver o FPS cair abaixo de 60, mas foram partes bem pontuais do jogo e que não estraga e nem compromete a experiência como um todo.

Reprodução: Playstation Studios
PUBLICIDADE

Uma coisa que eu particularmente adoro nos ports da Sony é o mini launcher que foi implementado nos últimos tempos, onde é possível mudar completamente as configurações gráficas do jogo antes de entrar nele de fato. Isso evita que você faça alguma besteira dentro do jogo e não consiga mais mudar as configurações de forma fácil porque tudo ficou totalmente travado e você não consegue nem mexer nos menus direito.

Outra coisa super bem vinda é o suporte oficial ao FSR 3, gerador de quadros da AMD, no lançamento. Em jogos anteriores da Sony esse suporte chegou depois e pra minha surpresa eu já podia ativar ele desde o primeiro dia.

Troféus da PSN

Reprodução: Playstation Studios
PUBLICIDADE

A maior novidade em relação aos ports da Sony é o suporte a troféus da PSN, Ghost of Tsushima estreia um novo overlay da Sony para PC e ao vincular a sua conta da PSN, é possível obter troféus tanto da Steam como da conta Playstation.

A Sony está realmente investindo muito sério nos jogadores de PC e isso é um reflexo direto dessa estratégia. A implementação e suporte total a rede da PSN junto com o cross-play do modo online é algo que só traz benefícios e todo mundo sai ganhando com isso.

Para jogar o modo singleplayer não é obrigatório linkar com a conta PSN, mas para usufruir do modo online e Cross-play você precisa ter sua conta PSN vinculada, uma situação que eu considero muito justa e isso já está bem claro desde o lançamento do jogo.

PUBLICIDADE

Suporte a Mouse, teclado e controles genéricos

Reprodução: Playstation Studios

Joguei algumas horas utilizando o mouse teclado, e apesar de jogos como Ghost of Tsushima eu preferir utilizar o controle em qualquer plataforma que seja, os comandos de mouse e teclado não ficaram ruins e foram muito bem pensados na hora de portar o game.

O suporte a controles genéricos também funcionou super bem aqui, tenho um de Xbox Series original, um 8bitdo e outro super genérico em mãos e todos funcionaram super bem. Além disso, o suporte ao Dualsense também funcionou exatamente como previsto, uma pena que até hoje as funções extras do Dualsense só funcionam conectadas via cabo e já passou da hora da Sony implementar completamente o Dualsense via Bluetooth também.

PUBLICIDADE

Mas e aí, Ghost of Tsushima para PC vale a pena?

A versão de PC de Ghost of Tsushima é a versão definitiva do jogo e vale muito a pena, com uma boa otimização, suporte a várias funções da rede PSN, o jogo é um dos melhores já feitos pela Playstation Studios e essa versão de PC entrega tudo o que promete.

Confira aqui o review completo do jogo, analisando gameplay e história.

PUBLICIDADE

Review elaborado com uma cópia do jogo para PC fornecida pela publisher.

 

Resumo para os preguiçosos

“Ghost of Tsushima” é conhecido por sua beleza gráfica nos consoles PS4 e PS5, e a Sony conseguiu portar muito bem o jogo, com uma otimização excelente para PCs. Com testes realizados em uma RX 6600 XT e um Ryzen 5 3600, o jogo se mostrou bem otimizado, rodando sem problemas e mantendo altas taxas de quadro.

PUBLICIDADE

O mini launcher para ajustes gráficos antes do jogo iniciar é sempre bem vindo, o suporte ao FSR 3 da AMD desde o lançamento e a inclusão de troféus da PSN com a possibilidade de cross-play online é o grande chame do jogo no PC. A adaptação também oferece bom suporte para mouse, teclado e controles genéricos.

Nota final

100
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Bem otimizado
  • Suporte a todos os controles
  • Crossplay
  • Troféus PSN

Contras

  • Não temos
PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.