InĂ­cioGamesGears Tactics - Review

Gears Tactics – Review

Gears of War Ă© um jogo que sempre pediu um spin-off de estratĂ©gia, e a Microsoft finalmente trouxe este jogo em Gears Tactics, algo que combina duas coisas que eu amo, a franquia Gears of War e RPGs TĂ¡ticos, como os clĂ¡ssicos do gĂªnero, Final Fantasy Tactics e XCOM. SerĂ¡ que este novo game estĂ¡ pronto para entrar nesse panteĂ£o de grandes jogos de tĂ¡ticas? É o que vamos descobrir.

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Em Gears Tactics, vocĂª conhece a histĂ³ria de Gabe Diaz, um militar da COG que decidiu se rebaixar de ranking para ficar longe dos horrores da guerra e que agora trabalha como mecĂ¢nico para a companhia. Num belo dia, antes dos eventos de Gears of War, ele recebe uma importante missĂ£o: caçar Ukkon, um Locust Ăºnico, dotado de inteligĂªncia o suficiente para criar novas espĂ©cias para a Horda Locust.

Gears Tactics

Como essa missĂ£o Ă© secreta e sem nenhum suporte da COG, vocĂª precisa se virar com o que vocĂª encontrar pelo campo de batalha, e isso significa recrutar soldados de pelotões desgarrados da COG e tambĂ©m treinar civis para cumprir as vĂ¡rias etapas da sua missĂ£o, e assim derrotar Ukkon antes que ele acabe criando alguma criatura tĂ£o poderosa que possa selar o destino da humanidade.

Para isso, vocĂª irĂ¡ controlar soldados como Gabe Diaz e Sid Redburn (parceiro de Gabe nessa empreitada) alĂ©m de outros personagens Ăºnicos e soldados aleatĂ³rios gerados pelo prĂ³prio jogo e que podem ser recrutados apĂ³s serem salvos de missões.

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No campo de batalha, Gears Tactics funciona exatamente como um jogo do gĂªnero, ou seja, cada time tem seu turno para movimentar as peças, atacar o adversĂ¡rio, preparar armadilhas e coisas do tipo. Como Gears of War Ă© um jogo de tiro em terceira pessoa com mecĂ¢nicas de cobertura, Gears Tactics acaba adaptando esse gameplay para a estratĂ©gia, e o resultado lembra bastante XCOM e XCOM 2, ou seja, esconda sua cabeça atrĂ¡s de uma mureta se vocĂª nĂ£o quer que ela seja arrancada pelo adversĂ¡rio no prĂ³ximo turno.

Diferente do jogo do qual Gears Tactics bebe bastante da sua influĂªncia, aqui temos bem menos dificuldade no modo normal, e vocĂª provavelmente vai encontrar situações em que vai pensar “cara, se fosse aquele outro jogo, meu soldado certamente estaria morto”. Isso, claro, Ă© pensado, afinal vocĂª conta com um esquadrĂ£o de 4 soldados ou menos por missĂ£o do começo ao fim do jogo, e hĂ¡ situações em que vocĂª tem dois soldados contra 15 inimigos, algo que seria impossĂ­vel de se vencer se os seus personagens nĂ£o fossem consideravelmente mais hĂ¡beis que o seu inimigo.

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As missões de Gears Tactics se dividem em basicamente trĂªs tipos de missĂ£o, e abaixo falaremos sobre cada uma delas em detalhes.

O primeiro tipo de missĂ£o sĂ£o as de ataque. Nelas, vocĂª precisa eliminar todos os soldados inimigos do mapa, seja para fazer algum tipo de sabotagem, seja para matar algum chefe ou alvo de alto interesse. Essas sĂ£o as missões tradicionais dos jogos Tactics, e as que vocĂª provavelmente vai estar acostumado a jogar.

Gears Tactics

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O segundo tipo sĂ£o as missões de controle que, como o nome sugere, sĂ£o missões onde vocĂª deve dominar atĂ© dois pontos do mapa por um nĂºmero especĂ­fico de turnos e evitar que o seu inimigo faça o mesmo. Nesse caso, vocĂª tem que dividir seu time em dois esquadrões e ondas de inimigo vĂ£o tentar derrotar seus soldados. Este Ă© um tipo de missĂ£o que eu nĂ£o havia jogado antes em nenhum outro jogo tĂ¡tico, e foi bem divertido ver o “modo horda” de Gears of War sendo adaptado para um jogo tĂ¡tico.

O terceiro e Ăºltimo tipo de missĂ£o sĂ£o as missões de coleta, onde vocĂª tem que avançar pelo mapa pegando um nĂºmero mĂ­nimo de caixas de loot para conseguir equipamentos enquanto enfrenta inimigos. Em certos mapas do tipo, vocĂª ainda tem que percorrer o mapa o mais rĂ¡pido possĂ­vel, enquanto o adversĂ¡rio tenta te bombardear a cabeça, sendo um dos tipos de missĂ£o mais complicados que Gears Tactics oferece.

ApĂ³s as missões, os seus soldados acumulam experiĂªncia e podem subir de nĂ­vel, assim desbloqueando novas habilidades. Cada soldado pertence a uma das cinco classes, Suporte (que cura os seus companheiros e oferece melhorias de ataque), Vanguarda (funções de ataque e buffs de ataque), Batedores (soldados de shotgun com alta mobilidade e dano a curta distĂ¢ncia), Snipers (franco-atiradores de longa distĂ¢ncia que nĂ£o atiram bem de perto) e Unidades Pesadas (que usam uma metralhadora grande e sĂ£o especialistas em causar dano mas com baixa mobilidade) e vocĂª vai aumentando o nĂºmero de soldados que pode recrutar e manter no seu esquadrĂ£o conforme a campanha avança.

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Gears Tactics

Nas missões principais do jogo, vocĂª terĂ¡ certos soldados que terĂ¡ que trazer obrigatoriamente, como Gabe e Sid, e em missões secundĂ¡rias, vocĂª pode ter um esquadrĂ£o mais livre.

As missões secundĂ¡rias funcionam de maneira diferente em Gears Tactics, ao invĂ©s de vocĂª jogar quantas missões secundĂ¡rias vocĂª quiser, vocĂª precisa cumprir uma certa quantidade de missões entre um capĂ­tulo e outro de cada ato do jogo. Esse nĂºmero vai aumentando conforme o jogo avança, e lĂ¡ pro final do jogo, quando vocĂª estĂ¡ doido para ver como a histĂ³ria se desenvolve, isso pode acabar arrastando um pouco demais as coisas, ainda que Ă s vezes seja necessĂ¡rio para fazer os seus personagens irem crescendo de nĂ­vel, afinal, batalhando Ă© a Ăºnica forma que eles ganham experiĂªncia.

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No geral, a campanha de Gears Tactics Ă© divertida, ainda que a repetitividade das missões e tambĂ©m os cenĂ¡rios parecidos demais acabem dando a sensaĂ§Ă£o de que vocĂª estĂ¡ fazendo a mesma missĂ£o repetidas vezes acabe incomodando um pouco.

Outro ponto que merece ser notado Ă© que em algumas missões secundĂ¡rias, a dificuldade acaba saindo totalmente da proporĂ§Ă£o por causa do nĂºmero de inimigos que o jogo coloca. Houve duas missões secundĂ¡rias que eu levei mais de uma hora para fazer em cada, e tudo porque o jogo decidiu que dois soldados meus deveriam enfrentar 15 ou mais inimigos de uma vez, num dos casos ainda em terreno mais baixo do que o inimigo, o que dava vantagem de mira para eles e desvantagem de mira para mim.

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Como eu resolvi isso? Da Ăºnica forma possĂ­vel: me aproveitando da “burrice” artificial das unidades, atraindo elas uma a uma para eliminĂ¡-las com ataques de reaĂ§Ă£o, geralmente me escondendo atrĂ¡s de um portĂ£o, ligando o modo Overwatch e esperando elas irem vindo, Ă s vezes avançando um pouco sĂ³ para soltar a isca e ir pescando assim os inimigos um por um, algo lento e tedioso (e isso no modo normal, imagina no Veterano ou no Insano), ainda mais quando vocĂª quer avançar a histĂ³ria.

No geral, a campanha de Gears Tactics Ă© satisfatĂ³ria, e serve bem para vocĂª criar laços com os personagens, ainda que nem com todos, talvez pela falta de tempo de cĂ¢mera de alguns.

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Um ponto ainda que merece ser notado Ă© que o jogo precisa receber algumas atualizações em bugs especĂ­ficos nos chefes. Nos dois primeiros chefes do jogo eu acabei encontrando bugs que atrapalharam bastante no progresso. No primeiro caso, o objetivo de matar o chefe nĂ£o havia aparecido, e por causa disso, mesmo matando o chefe o jogo nĂ£o concluĂ­a a missĂ£o, me obrigando a resetar a missĂ£o e ter que fazer tudo de novo.

No segundo caso, o chefe marcava parte do cenĂ¡rio com uma Ă¡rea vermelha e depois de um turno atacava. O problema Ă© que depois dele atacar, essa Ă¡rea vermelha nĂ£o desaparecia do chĂ£o, e novas Ă¡reas vermelhas apareciam, deixando tudo uma confusĂ£o sĂ³, ainda mais levando-se em consideraĂ§Ă£o o fato de que esse ataque do chefe ocupava quase 2 terços da tela.

Para completar, outro bug insistente do jogo Ă© quando vocĂª recarrega um ponto de controle e o jogo desaparece com seus Boomshots e Torque Bows dos seus soldados. Em algumas missões, os desenvolvedores provavelmente contavam que vocĂª usasse essas armas para limpar um pouco melhor os inimigos (afinal um tiro de Torque Bow ou Boomshot mata atĂ© cinco adversĂ¡rios de uma vez sĂ³, e naquela missĂ£o que eu comentei do 15×2 seria uma Ă³tima maneira de me ajudar, mas na tentativa de sobreviver Ă  missĂ£o eu tive que recarregar vĂ¡rias vezes, e da primeira vez que eu fiz isso o jogo tirou o Torque Bow que eu tinha pra nunca mais me devolver).

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Estes problemas provavelmente serĂ£o resolvidos numa atualizaĂ§Ă£o futura, mas como nĂ³s avaliamos o jogo no momento em que nĂ³s jogamos ele, e nĂ£o como ele promete ser daqui um mĂªs ou dois, eles merecem ser citados. Pode ser que eles sejam resolvidos no futuro, mas Ă© necessĂ¡rio citĂ¡-los agora.

Graficamente, Gears Tactics Ă© um jogo bonito e que roda bem no computador. Eu testei em duas mĂ¡quinas diferentes, no meu computador pessoal e no meu notebook. No primeiro, um Ryzen 7 2700x com 32 gigabytes de ram (sim, ele abre mais de duas abas do Chrome com algum esforço) e uma GeForce 1080, ele rodou o jogo no Ultra a 90 quadros por segundo em mĂ©dia. JĂ¡ no notebook, um Core i7-9750H com 16 gigabytes de ram e uma GeForce 1660Ti, o jogo rodou no High com 60 quadros por segundo em mĂ©dia e sem engasgos, ambos os casos a 1080p.

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A trilha sonora do jogo Ă© bem interessante, e ajuda bastante a criar o clima do jogo. Vale ressaltar ainda que Gears Tactics Ă© 100% dublado em portuguĂªs e tambĂ©m conta com legendas e menus no idioma, mas eu nĂ£o gostei da dublagem e acabei tendo que mudar o idioma do Windows inteiro pra poder jogar em inglĂªs, pois nĂ£o hĂ¡ opĂ§Ă£o de mudar o idioma do jogo por dentro dele. Ainda assim, Ă© legal ver a Microsoft valorizando nosso mercado local com uma dublagem no nosso idioma.

Mas e aĂ­, Gears Tactics vale a pena?

Gears Tactics conta um capĂ­tulo inĂ©dito da franquia, e ainda que nĂ£o traga uma histĂ³ria bombĂ¡stica nem nada do tipo, o jogo diverte e provavelmente vai agradar tanto aos fĂ£s da sĂ©rie Gears quanto aos fĂ£s de RPGs tĂ¡ticos. Ele nĂ£o Ă© nada revolucionĂ¡rio nem se propõe a isso, mas traz algumas novidades no gĂªnero e conta com boas missões, ainda que as missões secundĂ¡rias acabem arrastando a histĂ³ria mais do que elas deveriam.

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Ponto para a Microsoft e para a The Coalition ao desenvolverem um jogo de um gĂªnero que nĂ£o Ă© tĂ£o visado assim por companhias AAA e por conseguirem adaptar uma das franquias mais populares do mundo dos jogos a ele.

Review elaborado com uma cĂ³pia do jogo para PC fornecida pela assessoria do Xbox no Brasil.

Continue deslizando para visualizar a nota.

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Resumo para os preguiçosos

Gears Tactics conta um capĂ­tulo inĂ©dito da franquia, e ainda que nĂ£o traga uma histĂ³ria bombĂ¡stica nem nada do tipo, o jogo diverte e provavelmente vai agradar tanto aos fĂ£s da sĂ©rie Gears quanto aos fĂ£s de RPGs tĂ¡ticos. Ele nĂ£o Ă© nada revolucionĂ¡rio nem se propõe a isso, mas traz algumas novidades no gĂªnero e conta com boas missões, ainda que as missões secundĂ¡rias acabem arrastando a histĂ³ria mais do que elas deveriam.

Ponto para a Microsoft e para a The Coalition ao desenvolverem um jogo de um gĂªnero que nĂ£o Ă© tĂ£o visado assim por companhias AAA e por conseguirem adaptar uma das franquias mais populares do mundo dos jogos a ele.

Nota final

75
Saiba mais sobre os nossos mĂ©todos de avaliaĂ§Ă£o lendo o nosso Guia de Reviews.

PrĂ³s

  • Boa adaptaĂ§Ă£o das mecĂ¢nicas de Gears ao estilo de RPG TĂ¡tico
  • Novos tipos de missĂ£o ao gĂªnero
  • Personagens carismĂ¡ticos
  • Boa performance do jogo

Contras

  • As missões secundĂ¡rias acabam arrastando um pouco a campanha
  • Bugs em algumas missões, principalmente chefes
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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric ArrachĂ© Gonçalves Ă© o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, apĂ³s vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrĂ¡s do sonho.