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Forza Motorsport 6 – Review

Mais um ano, mais um Forza. Já são três anos seguidos com novos títulos da franquia emblemática de corrida no Xbox One, e dois anos desde uma sequência numerada. O quinto capítulo de Forza não pareceu tão bom assim, e a série se redimiu com Horizon 2. Será que Forza 6 continua o bom momento ou é mais um passo atrás? É isso o que vamos descobrir.

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Forza 6 começa mais ou menos da mesma forma como todo Forza começa. Você joga um tutorial com algum carrão e depois começa a sua carreira de corredor em pistas verdadeiras e ganhando dinheiro para comprar novos carros, avançando nas categorias, e tudo bem. Bem padrão da série.

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A primeira coisa que eu notei jogando, foi que os controles de Forza 6 estão muito precisos, e que o jogo é extremamente bonito e fluído. Forza 6 roda a 1080p e a 60 FPS sem dar sinais de slowdown ou qualquer engasgo do tipo. O jogo realmente funciona e controla muito bem.

Uma das coisas mais interessantes em Forza 6 é que o jogo é extremamente paciente com quem é novato na história, ajudando até a frear nas curvas da maneira correta para que você não voe na parede. O jogo realmente foi muito bem adaptado para você aprender a jogar um jogo de corridas. Caso você seja veterano, também há uma série de opções para aumentar a dificuldade e ir experimentando níveis de desafio cada vez maiores.

Outro ponto legal do jogo, que já existia há um bom tempo, é o botão de retroceder a ação. Caso você nunca tenha jogado Forza, é bem simples: você aperta o botão Y e o jogo começa a retroceder até determinado ponto. Isso é usado para você não perder uma corrida inteira por causa de um erro. É possível desligar essa opção para aumentar a quantidade de dinheiro que você ganha, mas é recomendado para os novatos que eles mantenham esse truque na cartola, afinal de contas, conforme o jogo avança e as corridas aumentam, fica bem chato ter que recomeçar uma pista de 15~20 minutos por causa de uma burrada no fim dela.

O sistema de Drivatar também voltou a Forza 6 e funciona mais ou menos como ele foi introduzido em Forza 5: conforme seus amigos e outras pessoas jogam o game, a nuvem “aprende” a jogar da mesma forma que você e cria clones seus das mais variadas dificuldades para que os seus amigos enfrentem você nos jogos deles e você enfrente eles nos seus jogos. Esses Drivatars, inclusive, são importados de outros jogos da franquia, então foi uma surpresa agradável ver amigos como o Ah Negão e o Thássius Veloso competindo comido em corridas acirradas.

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O modo carreira de Forza 6 é o principal destaque do jogo no desafio: você corre contra a máquina em vários campeonatos e desafios. Conforme você ganha, seu personagem acumula carros e recompensas em dinheiro, para andar cada vez com carros melhores. Ao ganhar uma corrida, você ganha pontos de experiência e de afinidade. Ao dar level up, você pode rolar uma roleta que te dá recompensas que vão de dinheiro a carros, além de itens de assistência (mais sobre isso em breve). Aqui vale ressaltar que eu ganhei 1 milhão na primeira rodada e um carro de 1,5 milhão na segunda, e levou um bom tempo pra que eu pudesse, de fato, usa-los, ou seja, por mais que você ganhe dinheiro, não é possível torra-lo de cara, pois o jogo vai desbloqueando o conteúdo aos poucos.

A maioria do dinheiro é gasto ou atualizando seu carro ou comprando carros novos para competir em campeonatos mais avançados, e há bastante opções de personalização, além de um modo em que a máquina configura o carro pra você automaticamente, que foi o meu preferido, aliás, já que eu gosto de pegar jogos de corrida e sair correndo, ao invés de ficar configurando carros.

Outro ponto de personalização são os itens de assistência, que aumentam a aderência do seu carro, a velocidade final, tão posições a mais na largada e assim por diante. Você pode carregar 3 deles por partida, sendo um de uso permanente e 2 de uso instantâneo.

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Além disso, há mais um detalhe que eu gostaria de comentar: as corridas na chuva. Esse foi um dos pontos mais alardeados antes do lançamento pela Microsoft e, de fato, correr na chuva em Forza 6 é um desafio a parte. A corrida fica muito mais difícil e realista, já que poças d’água podem fazer seu carro derrapar e te atirar lá longe e a aderência do seu carro acaba diminuindo bastante. É uma boa, ainda que bem complicada, quebra de monotonia no jogo, e algo que eu sinceramente não me lembro de ter visto em outros simuladores do mercado.

Como de costume, Forza 6 também tem suporte a multiplayer, e todos os modos suportam corridas de até 24 jogadores, o que torna as coisas bem insanas, ainda mais caso você esteja embolado no meio dos adversários.

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Graficamente, o jogo, como dito anteriormente, está sensacional. Os gráficos são bonitos, fluídos e nunca ficam lentos. Destaque, novamente, para o visual na chuva, que está sensacional. A trilha sonora de Forza 6 não é lá essas coisas, e infelizmente nenhuma música acabou de fato “grudando” na minha cabeça, até pelo fato delas tocarem baixo demais durante a corrida.

Review elaborado com uma cópia de Xbox One fornecida pela Microsoft do Brasil.

Resumo para os preguiçosos

Forza 6 é facilmente o melhor simulador de corrida que eu já joguei. O jogo está preciso, muito bonito e extremamente divertido. Somando isso aos Drivatars e à nova modalidade de corrida na chuva, temos mais uma prova de que o Xbox One está bem a frente da concorrência no gênero de corridas de carro.

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Nota final

90
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Belíssimos gráficos
  • Corridas na chuva são divertidas e desafiantes
  • Muitos carros e pistas para correr

Contras

  • O modo carreira desbloqueia o conteúdo aos poucos, e o dinheiro quase não afeta ele.
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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.