Reviews

Forza Horizon 5 – Review

Se você não tem muito apreço por jogos de corrida, talvez a única coisa que te convença a dar uma chance para o gênero seja permitir que você dispute uma competição enquanto sobe um vulcão ativo ou corre por ruínas maias. E é exatamente isso que Forza Horizon 5 proporciona de maneira impecável!

Particularmente, não achava que a Playground Games pudesse melhorar muito a fórmula criada em Forza Horizon 4. Contudo, os caras parecem ter ouvido exatamente o que a comunidade queria e conseguiram criar algo que além de um jogo, pode ser considerado uma verdadeira obra-prima.

Forza Horizon 5 surpreende de tantas formas diferentes, que chega a ser difícil escolher qual é o aspecto que gostei mais. E sinceramente, nem posso me considerar um fã de jogos de corrida.

O Festival Horizon, pano de fundo para justificar todos os eventos que acontecem no jogo, foi enviado ao México com a missão de superar o mapa anterior ambientado no Reino Unido. Logo no início da aventura, o Forza Horizon 5 mostra ao que veio colocando o jogador em um dos eventos de exibição, que tem como única finalidade te empolgar ao máximo sobre tudo que se pode fazer.

Criar o seu avatar – ou “Drivatar”, como ficará conhecido pelo seus adversário, é mais inclusivo do que nunca. Forza Horizon 5 permite uma vasta gama de opções de acessebiliadde e inclusão, permitindo que muitos fãs possam finalmente se ver dentro do jogo e sentir-se como uma verdadeira estrela.

O modelo de jogo também não mudou muito no que diz respeito à carros. Diferente do que pode parecer, o objetivo não é ir ganhando carros melhores com o passar do tempo. Na verdade é exatamente o contrário: você ganha tantos veículos logo nos primeiros minutos que chega a ser difícil escolher seu preferido. A graça do jogo é ter um veículo preferido para cada categoria, mas nada te impede de ter muitos outros.

Além de sair por ai tentando ganhar todos os 500 e tantos carros, a quantidade de atividades para se fazer é realmente imensa. Quem aprecia o jogar sozinho, tem atividades de sobra para disputar contra Drivatars em diversas categorias de competição.

Estas categorias definem tanto o tipo de carro que será necessário, quando o tipo de tunagem que você deve executar. É justamente ai que vem a beleza do jogo: Forza Horizon 5 é, mais do que nunca, o game voltado para o compartilhamento.

Caso você não tenha interesse em aprender todos os detalhes das mecânicas de personalização, basta recorrer às configurações criadas pela comunidade. Simples assim, o jogo permite que você encontre seu carro predileto e o coloque nas condições necessárias para disputar praticamente qualquer tipo de evento.

Ao jogador que tem interesse em dedicar tempo na personalização, uma recompensa em forma de reconhecimento é dada para cada criação. O mesmo vale para emblemas personalizados ou personalização visual de carros, que acredite, é muito mais impressionante do que parece!

Ser reconhecido pela comunidade vale mais do que os créditos dentro do jogo, que apesar de úteis não são o ponto mais alto de Forza Horizon 5. O objetivo primário é a diversão, e o game sabe dosar e incentivar a rivalidade cordial entre os jogadores.

Os eventos multiplayer também estão melhores que nunca, permitindo que você possa disputar competições de diversas maneiras com gente de todo o mundo. Além da diversão, alguns eventos lhe presenteiam com moedas diferentes, que podem ser utilizadas para conseguir carros clássicos à preços muito mais interessantes.

Falar de tudo que o jogo propicia para a interação da comunidade levaria horas. Além de todas as competições e compartilhamentos, ainda existe a possibilidade do jogador comprar carros numa casa de leilão, ou simplesmente presentear alguém através do sistema de “gitfs” do jogo.

Quanto as categorias de corrida, é mais fácil explicar o que é possível fazer dentro do jogo. Na verdade, Forza Horizon 5 oferece tanto corridas tradicionais no asfalto, como corridas de terra totalmente focadas no rally, mistas… você escolhe. Correr enquanto sobe um vulcão ou colocar um dos carros mais caros do mundo para correr na praia são só algumas das possibilidades que você pode fazer em Forza Horizon 5, sozinho, ou com amigos.

Um dos detalhes mais interessantes de Forza Horizon 5, bem como de seus antecessores, é dupla experiência das corridas no geral. Isso por que jogar sozinho contra drivatars é bem diferente de disputar corridas contra outros jogadores. Mas em ambos os casos, a diversão é garantida.

Também não é difícil encontrar eventos novos surgindo no mapa a cada “temporada”, algo que muda toda semana conforme as estações do ano do jogo. Mas, além disso, Forza Horizon 5 permite e até incentiva que os jogadores criem seus próprios conteúdos, e que procure por novidades criadas pela comunidade sempre que possível. Assim, não é difícil encontrar motivos para revisar os mesmos lugares mais de uma vez, já que tem sempre  coisa nova pra se ver.

O mapa também é lotado de desafios para serem cumpridos. Estas proezas vão exigir que você obtenha o maior número de pontos em uma pista de drift, ou que salte o mais longe possível em uma placa de perigo. Tem também os radares de velocidade, que como você pode imaginar, vai te recompensar caso você obtenha a velocidade mais alta possível enquanto passa por ele.

Essa quantidade absurda de atividades poderia por si só valer a compra do jogo. Mas existe muito mais por trás disso do que parece. Forza Horizon 5 conta com uma excelente narrativa, que te dá uma sensação de realmente estar fazendo parte do festival.

Não só isso, você sente-se parte da organização de tudo, já que conforme avança no jogo, vai liberando novos eventos de exibição, corridas e pequenas “crônicas” contadas com carros. Todas estas, relacionadas intimamente com a cultura da história mexicana, o que mostra que a Playground não economizou esforços para tentar reproduzir a experiência da maneira mais fiel possível.

A sensação é de que Forza Horizon 5 é uma grande homenagem ao México, até mesmo nos eventos mais “forçados”.

Não consigo me lembrar de muitos aspectos que me deixaram insatisfeito com Forza Horizon 5, mas isso não quer dizer que eles não existam. Nos primeiros dia de jogo, o servidor apresentou uma imensa instabilidade que dificultou jogar até mesmo sozinho. Isso sem contar nos recentes exploits que vem sendo utilizados por alguns jogadores e que podem comprometer muito a experiência final do jogo se a Playground Games não tomar providências rapidamente.

Outro ponto positivo acerca de Forza Horizon 5, diz respeito à otimização do jogo no PC. Obviamente que a melhor experiência possível provavelmente só é alcançada no Xbox Series e em um PC equipado com uma boa placa de vídeo. Contudo, até as configurações mais modestas podem rodar o jogo de maneira satisfatória, já que ele foi magnificentemente otimizado. Isso sem contar a possibilidade de jogar diretamente no XCloud, que permite que você rode o jogo até em um dispositivo móvel com bastante precisão.

Mesmo não sendo um fã de jogos de corrida, Forza Horizon 5 conquistou meu coração de assalto e já é um dos melhores jogos do ano na minha opinião. Conhecendo o ritual da Playground Games de outros tempos, mal posso esperar pelo lançamento das expansões, que provavelmente só acontecerão em 2022.

 

Resumo para os preguiçosos

Forza Horizon 5 consegue ser melhor do que todos os seus antecessores, mesmo repetindo algumas das atividades mais recorrentes e batidas do gênero de corrida. É impressionante constatar como a Playground Games parece ter acertado em cheio em um projeto delicado, que contava com um dos maiores hypes da geração.

O resultado final é um jogo incrível, cheio de atividades para se fazer e que incentiva uma rivalidade saudável e a interação entre os jogadores da melhor forma possível. Forte candidato a jogo do ano.

Nota final

10
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Jogabilidade acessível;
  • Gráficos maravilhosos e otimizados no PC;
  • Enredo cativante e que explora o clima Mexicano;
  • Quantidade absurda de carros para se colecionar;
  • Possibilidade de personalização de praticamente cada aspecto do jogo.

Contras

  • Servidores apresentaram alta instabilidade e o problema não parece ter sido resolvido completamente
  • Alguns exploits que podem gerar impactos negativos caso não sejam corrigidos a tempo.
  • Necessidade de um patch de correção/atualização urgente.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade