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Forza Horizon 4 – Review

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A Microsoft tem uma tradição muito forte de jogos de corrida desde o Xbox original com o primeiro Forza, e nessa geração a companhia decidiu intensificar os esforços em provar que o Xbox One é a casa dos jogos de corrida alternando as franquias Forza Motorsport e Forza Horizon anualmente com um lançamento melhor do que o outro. Por incrível que pareça, Forza Horizon 4 consegue fugir do mesmismo de jogo anual e entrega sem sombra de dúvidas o melhor jogo de corrida dessa geração de consoles.

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Em Forza Horizon 4, você deve tornar-se o melhor piloto de todos os tempos, um desafio que parece óbvio para um jogo de corrida, mas que certamente é uma jornada bem interessante e, melhor de tudo, cheia de diversidade de desafios, e não só de correr do ponto A até o B.

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A grande inovação do jogo em termos de realismo é trazer a adição das quatro estações do ano para dentro do sandbox dele. Você começa no verão, passa pelo outono, vai para o inverno e finalmente chega na primavera. Para avançar as estações, você precisa correr e ganhar reputação para classificar-se para campeonatos e para corridas cada vez mais difíceis.

https://www.youtube.com/watch?v=VmQNo8xtcAg

Como em todo Forza Horizon, para ir de uma corrida você deve ir dirigindo pelo mapa, e conforme você vai andando por lá, você pode cumprir desafios como estourar um certo limite de velocidade nos radares de velocidade, ter uma velocidade média acima de um valor X e assim por diante. Esses desafios são interessantes e não chegam a poluir o mapa demais, algo que acabaria distraindo o jogador do principal foco do jogo, que é correr e aproveitar a velocidade ao máximo.

Por falar em corridas, Forza Horizon 4 conta com uma série de modos diferentes, como corrida off-road, corridas de rua, corridas tradicionais e por aí vai. Além disso, o jogo ainda conta com uma espécie de campanha onde você é um piloto dublê de um filme, e deve ir fazendo missões cada vez mais malucas e diferentes para ajudar um diretor a incluir essas cenas no filme que ele pretende lançar.

A cada corrida, você ganha experiência para subir de nível, reputação para progredir dentro do jogo e também experiência do evento em questão em que você está competindo. Conforme o seu personagem ganha corridas e vai subindo de nível, você vai ganhando dinheiro para investir em novos carros além dos que o jogo dá para você. Além disso, Forza Horizon 4 conta com uma espécie de caça niqueis que te dá a oportunidade de uma rolada a cada certo número de níveis para você ou ganhar créditos do jogo, ou carros novos ou mesmo itens para personalizar o seu avatar dentro do jogo.

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Felizmente, Forza Horizon 4 fez o dever de casa de maneira correta, e ainda que exista monetização dentro do jogo, você praticamente não tem nenhum incentivo para usá-la, já que a quantidade de créditos é interessante e o jogo simplesmente vai te dando carros conforme você avança por ele.

Além dos sistemas de progressão supracitados, você ainda pode ir desbloqueando “perks” (ou talentos em bom português) para o seu carro conforme você vai fazendo manobras no meio das corridas ou nas viagens por Londres. Quanto mais radicais e em sequência as manobras, mais pontos você vai ganhando, e conforme os perks vão sendo desbloqueados, você ganha mais pontos ao usar esse carro. Vale ressaltar aqui que cada carro tem o seu conjunto de perks, então, caso você pegue um carro novo para usar como principal, você vai ter que fazer tudo de novo.

Uma das características mais legais de Forza Horizon 4 é que, ainda que as corridas sejam dentro do sandbox do jogo, elas raramente parecem com aquela cara de “eu já te vi em algum lugar” como outros jogos com essa mesma proposta acabam apresentado. Felizmente, o desafio é variado e extremamente divertido, proporcionando ao jogador muitas horas de diversão.

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Tudo isso não valeria um centavo na análise se a jogabilidade de Forza Horizon 4 fosse ruim e, sinceramente, o jogo entrega muito bem nesse quesito. É simplesmente muito gostoso pegar o carro e sair andando por Londres (ainda que a mão inglesa seja um terror pra quem não está acostumado com ela), seja para correr nos eventos, seja para andar por aí.

Graficamente, Forza Horizon 4 é um jogo extremamente bonito e fluído. Caso você jogue no Xbox One X, o jogo te oferece a oportunidade de jogar ou em 60 quadros por segundo com resolução variável, ou em 4k nativo a 30 quadros por segundo. Como um jogo de corrida acaba sendo beneficiado por um framerate elevado, eu preferi jogar o jogo todo no modo de 60 quadros, e sinceramente? Eu não me arrependi em nenhum momento, já que mesmo nesse modo o jogo é extremamente bonito. A trilha sonora de Forza Horizon 4 não é do meu gosto, com rádios pouco criativas e sempre em música instrumental. Vale mais a pena deixar a música do jogo no mudo e ligar a sua playlist favorita no Spotify.

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Mas e aí, Forza Horizon 4 vale a pena?

Forza Horizon 4 é facilmente o melhor jogo de corrida dessa geração, seja em conteúdo, seja em desafio, seja em diversão. As estações adicionam muito ao jogo, e dirigir nesse game é tão gostoso que você vai perceber que está há horas em cima dele num piscar de olhos. Mais do que recomendado para fãs de velocidade, ainda mais porque o jogo está disponível no Gamepass

Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox One X fornecida pela Microsoft do Brasil.

Resumo para os preguiçosos

Forza Horizon 4 é facilmente o melhor jogo de corrida dessa geração, seja em conteúdo, seja em desafio, seja em diversão. As estações adicionam muito ao jogo, e dirigir nesse game é tão gostoso que você vai perceber que está há horas em cima dele num piscar de olhos. Mais do que recomendado para fãs de velocidade, ainda mais porque o jogo está disponível no Gamepass.

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Nota final

100
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Extremamente divertido
  • Boa variação de corrida e conteúdos
  • Excelente sistema de estações
  • A monetização não atrapalha o jogo
  • Belíssimos gráficos

Contras

  • A trilha sonora poderia ter umas músicas melhores
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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.