Fire Emblem sempre foi uma das minhas franquias favoritas da Nintendo, mas eu nunca fui lá muito fã de jogos do estilo Musou nas oportunidades em que eu tive de jogá-los, mas não tem como não gostar de um jogo da franquia de estratégia da Nintendo, não é mesmo? bom, é o que eu estava prestes a descobrir se sim ou não em Fire Emblem Warriors: Three Hopes.
Fire Emblem Warriors: Three Hopes se passa numa realidade alternativa à de Fire Emblem: Three Houses, ou seja, o jogo não é nem um prequel e nem uma continuação, então se você não jogou este capítulo no Switch, não tem problema nenhum, pois apesar de uma história que segue alguns dos pontos da história original, há diversas divergências também.
No jogo, você controla Shez, um mercenário ou mercenária que está procurando por trabalho e que logo no começo do jogo dá de cara com os três príncipes de Three Houses. Você logo ganha a oportunidade de seguir um dos três caminhos da história, mas com um objetivo em comum: enfrentar Byleth, o protagonista de Three Houses, que aqui é um vilão.
Logo de cara, o jogo apresenta bem pouca coisa, você vai andar pelo mapa, atacar inimigos com um ataque rápido e outro forte, desviar dos ataques usando uma esquiva, bater o suficiente nos comandantes até que o escudo deles caia e você consiga usar um especial e ir conquistando área por área das fases até chegar ao chefe final delas.
Felizmente, conforme você vai avançando os capítulos, o jogo vai abrindo e ganhando cada vez mais novidades que fazem Fire Emblem Warriors: Three Hopes ser bem mais do que um simples Musou de sair por aí andando porrada em tudo o que ousar se mexer na tela sem esses inimigos reagirem.
Você poderá escalar quais colegas de time vão lutar juntamente com você nos mapas, você poderá dar ordens para os seus colegas de time irem até certos pontos do mapa e enfrentarem objetivos para você enquanto você se foca nos inimigos mais fortes, você encontrará mecânicas semelhantes às dos Fire Emblem, como o triângulo de prioridades de armas e também baús que podem ser abertos nos cenários caso você derrote os ladrões e fique com as chaves deles e assim por diante.
Cada personagem tem uma classe e níveis próprios. Conforme você e seus companheiros vão lutando, o nível desses personagens vai subindo, e aí você vendo os status deles aumentando. Depois de uma certa quantidade de níveis, você poderá subir os personagens de classe, usando os itens específicos para isso, exatamente como em Fire Emblem.
Além disso, o jogo ainda conta com diversas das atividades de Fire Emblem: Three Houses, como jantares, tarefas como escovar cavalos e coisas do tipo. Todas essas atividades servem para você ir aumentando os laços entre os personagens, e isso garante a você ataques mais poderosos e trabalho em conjunto durante os combates.
A maioria dessas atividades fora de combate são feitas no acampamento das tropas, que você pode tanto andar quanto sair se teleportando para os pontos mais importantes dele. Esse acampamento pode ser acessado entre uma batalha e outra, e assim como em outros jogos da franquia Fire Emblem, Three Warriors também é dividido em capítulos.
Mas e o combate em si? Bom, ele funciona a contento, mas eu honestamente achei o jogo fácil demais. Como todo musou, a maioria dos inimigos não reage na tela, e mesmo os mini chefes são bem simples de serem derrotados. Além disso, se você foca apenas em um personagem ou dois por combate, ele rapidamente sobe muitos níveis, o que acaba deixando as lutas ainda mais fáceis.
Comigo, por exemplo, logo no começo do jogo Shez já estava lá pelo nível 8 enquanto os meus inimigos eram nível 2 ou 3, tudo graças à farta experiência que o jogo dá quando você termina uma fase rapidamente e também à experiência extra dada ao MVP do combate. Dessa forma, se você quer fazer um personagem subir rápido de nível, tudo o que você precisa fazer é pegá-lo e jogar uma fase toda com ele pois ele certamente vai subir uns 3 ou 4 níveis no montante de experiência dado.
Além das lutas obrigatórias, Fire Emblem Warriors: Three Hopes ainda oferece fases extras para você desenvolver melhor seus personagens, ainda que isso não seja exatamente obrigatório. Depois de uma certa quantidade de capítulos, o jogo vai te mostrar um mapa do capítulo em questão e o território que você precisa tomar, e aí você pode ir direto para ele ou conquistar outros territórios opcionais que garantem mais dinheiro, experiência e até unidades novas em alguns casos, ou seja, há bastante conteúdo para quem gosta de jogar esse tipo de jogo.
Graficamente, Fire Emblem Warriors: Three Hopes é um jogo bonito dentro das limitações do Nintendo Switch. O jogo não apresentou nenhum slowdown que comprometesse a diversão no modo dock, já no modo portátil é possível ver alguns do tipo acontecendo, mas o jogo funciona bem melhor que Hyrule Warriors Age of Calamity, por exemplo.
A trilha sonora do jogo é bem divertida, e a dublagem também é boa. Só fica aqui o lamento do jogo não vir com legendas em português, o que seria ótimo se acontecesse.
Mas e aí, Fire Emblem Warriors: Three Hopes vale a pena?
Fire Emblem Warriors: Three Hopes certamente vai agradar fãs de Fire Emblem e do gênero musou. O jogo em si não oferece muita dificuldade, e é o tipo de jogo que você pode jogar tanto pela história e pelos personagens como também é um bom tipo de jogo para relaxar e sair batendo em inimigos sem precisar pensar muito. Eu não sou fã do gênero Musou, mas este jogo apresenta tantos sistemas e tem uma profundidade bem interessante que acabou me fazendo gostá-lo bem mais do que eu imaginei que iria.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Nintendo Switch fornecida pela Nintendo do Brasil.
Resumo para os preguiçosos
Fire Emblem Warriors: Three Hopes certamente vai agradar fãs de Fire Emblem e do gênero musou. O jogo em si não oferece muita dificuldade, e é o tipo de jogo que você pode jogar tanto pela história e pelos personagens como também é um bom tipo de jogo para relaxar e sair batendo em inimigos sem precisar pensar muito. Eu não sou fã do gênero Musou, mas este jogo apresenta tantos sistemas e tem uma profundidade bem interessante que acabou me fazendo gostá-lo bem mais do que eu imaginei que iria.
Prós
- Sistema de combate divertido
- Diversas atividades entre uma batalha e outra
- Boa história
Contras
- O jogo é fácil demais, quase não há desafio
- Sem legendas em português