A Square Enix lançou num ótimo momento as versões remasterizadas de Final Fantasy X para PlayStation 3 e PlayStation Vita no ano passado. Quando a companhia anunciou o lançamento da remasterização também para o PlayStation 4, eu fiquei com um pouco de dúvidas sobre a necessidade dessa versão. Vale a pena jogar novamente Final Fantasy X e X-2 no PS4? Depende, e eu explico porque nessa análise.
Para começar, tudo o que eu já havia falando no review anterior continua valendo. Final Fantasy X e X-2 têm sistemas de batalha que não envelheceram mal. É muito divertido batalhar e esse, aliás, é um dos pontos principais dos RPGs japoneses. Se você não gosta de lutas, não jogue, simples assim. Quanto mais prazeroso o sistema de batalhas, mais eu quero fazer uso dele.
Outros pontos que continuam idênticos às remasterizações do ano passado são a dublagem (que é a mesma do PS2, ou seja, ela é bem ruim) e a trilha sonora, que é simplesmente espetacular.
O conteúdo da coletânea também não mudou, e é basicamente o que você vai encontrar nas versões mais completas de Final Fantasy X e X-2 para PlayStation 2. O que muda aqui mesmo são os gráficos, e, se o Remaster não decepciona em termos de história e sistemas de batalha, por mais clássicos que alguns deles sejam, aqui as coisas não são tão boas quanto poderiam ser.
Além dos dois jogos principais, Final Fantasy X/X-2 HD Remaster ainda vem com a Last Mission, um extra lançado anteriormente só em mercados asiáticos junto com Final Fantasy X-2, então, para quem não jogou via tradução de fãs ou algo do tipo, fica aqui um extra bem legal e desafiante de se jogar.
Outra novidade trazida pela versão do PS3 e do PS Vita são os Cloud Saves. Ou seja, se você já tinha uma versão do jogo para uma dessas duas plataformas e quer transferi-la para a versão do PS4, é só fazer o upload do save num console e o download no outro, um processo bastante indolor e que acabou me fazendo recarregar a bateria do PS Vita depois de meses dele jogado num canto pegando poeira.
Mas o que mudou então? A principal mudança de Final Fantasy X/X-2 são os gráficos. Eu havia reclamado disso no review anterior do jogo, e eles estão bem melhores nessa versão. Parece que a Square Enix realmente colocou dessa vez alguém para refazer algumas das texturas dos inimigos e dos cenários, diferente do que acontecia na versão de PS3 e PS Vita, onde os personagens principais tinham muitos detalhes, mas os elementos do cenário pareciam ter vindo direto da versão de PlayStation 2.
Ou seja, no fim das contas, basicamente o que você tem nessa versão é a versão do ano passado com os gráficos que deveriam ter vindo na versão do ano passado. Exceto por isso, os jogos continuam idênticos. Se você jogou a versão do ano passado, eu não teria muito porque indicar essa versão.
Se não for esse caso e você estiver afim de jogar um dos melhores capítulos da franquia Final Fantasy, vá fundo e aproveite essa versão definitiva, até que surja uma versão mais definitiva do que essa, pois geralmente é esse o objetivo das companhias ao lançarem edições definitivas. Apesar de eu não achar que tem como ser mais definitivo do que isso e eu só estou aproveitando o espaço para escrever a palavra definitivo várias vezes.
Resumo para os preguiçosos
Final Fantasy X/X-2 HD Remaster para PS4 traz tudo o que as versões de 2014 trouxeram mais gráficos atualizados. O jogo finalmente tem um visual à altura do título “HD Remaster” e continua sendo um dos melhores capítulos da história da franquia. Se você quer revive-lo ou ter uma primeira impressão da franquia, esse é um belo ponto de começo.
Prós
- Gráficos atualizados
- Sistema de batalha muito divertido
- Excelente trilha sonora
- Um dos melhores enredos e finais da franquia
Contras
- Nenhuma adição de conteúdo em relação à versão de 2014
Comments are closed.