A sensação de “Ei, te conheço de algum lugar…” é inevitável ao colocar as mãos em Final Exam. E isso está bem longe de ser ruim.
O jogo pode ser considerado, salvo suas devidas proporções, como uma versão 2D de Left 4 Dead, com menos zumbis e armas, e algumas referências a filmes de terror mais voltados para o público adolescente.
O toque humorístico do jogo, seja na descrição dos seus inimigos ou estereotipando personalidades de personagens jogáveis e NPC’s, sem a necessidade de qualquer fala ou trabalho mais detalhado de dublagem, é evidente e é exatamente o que te prende no jogo.
No jogo, você pode escolher entre quatro heróis, cada um com a sua árvore de habilidades diferente e com status diferentes e tem que percorrer cenários que lembram aqueles filmes de terror trash que todo mundo gostava de assistir com os amigos nas tardes comendo salgadinho.
A ação é quase desenfreada, e os comandos bem simples colaboram pra isso. É o tipo de jogo que vai te fazer apertar 1 botão feito louco, enquanto sangue vai se espalhando pelo cenário. Claro que temos mais de um comando no jogo, mas isso não quer dizer que você precise ser muito habilidoso no jogo em si ou até mesmo com videogames em geral para se dar bem no jogo sem maiores dificuldades, e se divertir fazendo isso.
Os gráficos do jogo são bem polidos, com animação bem trabalhada e cores vivas, fazendo com o que o jogo flua muito bem e não deixe a desejar em nenhum momento no aspecto visual. É um jogo daqueles pra jogar com os amigos, de forma mais descontraída mesmo, e o visual do jogo contribui para isso.
Por falar nisso, como todo bom beat ’em up, Final Exam é melhor ainda em seu modo cooperativo, com possibilidade de sessões locais ou online com até 4 pessoas. E, como dito acima, é um jogo muito democrático. Qualquer um consegue jogar, desde que saiba pelo menos segurar um controle (inclusive no PC, é um jogo que funciona melhor com um joystick) e apertar um botão.
Os pontos negativos acabam sendo alguns erros principiantes dos produtores, como fazer algumas missões bem chatas de vez em quando, do estilo “vá pegar algo lá do outro lado da fase e volte pra colocar aqui. Repita se necessário”, e o total clichê e falta de inovação de toda e qualquer batalha de chefe. Praticamente todos os chefes do jogo podem ser derrotados com uma única estratégia. Corre, bate, bate, bate, pula, bate, bate, pula, bate, pula, usa algum especial, pula, pula, pula (…) . Tudo bem que eu não podia jogar esperando chefes com um nível de estratégia de Shadow of Colossus, ou coisa assim, mas a repetição cansa um pouco.
No geral, Final Exam é um jogo competente e divertido, mesmo pecando em alguns aspectos, que podem ser melhorados de forma bem simples.
Resumo para os preguiçosos
Final Exam é um beat ’em up em 2.5D, com monstros, comédia e combos simples. É um ótimo passatempo, sozinho ou com amigos em modo co-op.
Prós
- Agrada do jogador novato ao mais experiente
- Bem-humorado
- Co-op
Contras
- Percursos longos demais podem entediar
- Batalhas com chefes não empolgam
Comments are closed.