Todas as grandes franquias anuais ganharam novas versões em 2017 e os simuladores tiveram como principal representante Farming Simulator 17, que retorna com algumas novidades e com melhorias cirúrgicas, além da qualidade e realismo tradicionais que deram ao jogo a fama que ele possui.
Uma das principais novidades pode ser vista logo no início do jogo, já que na seleção de personagens você tem a opção de ser uma fazendeira. Certamente essa foi uma decisão para aproximar o público feminino à franquia (e pela quantidade de cópias vendidas, parece ter funcionado) já que não há mudanças visíveis no gameplay entre escolher um personagem ou outro. Há duas opções de mapas também, e é natural pensar que escolher um ou outro poderia mudar o jogo em relação ao clima e que tipo de sementes cultivar dependendo dele ou da economia, mas não há mudanças neste aspecto também, apenas no visual.
Tratando-se de visual, Farming Simulator não é o jogo mais bonito que você encontrará no PC ou nos consoles, mas certamente é o mais vistoso da franquia e possui mais detalhes do que outros simuladores que vemos por aí. Os equipamentos, veículos e animais possuem uma qualidade visual e de detalhes bem satisfatória e a água do jogo (mantenha seu trator longe dela!) é um dos pontos mais positivos tratando-se de gráficos.
Farming Simulator 17 não possui história, é o puro creme do sandbox, e são tantas coisas que requerem sua atenção que você não vai ter tempo de ficar pensando em uma história para o jogo. Eu mesmo me peguei pensando diversas vezes em como tirar a minha fazenda da lama já que ela era um completo desastre econômico (a ponto de eu não ter dinheiro pra comprar sementes). A magia do game está em construir sua própria história e administrar sua fazenda de uma maneira que tudo corra bem e pareça que você sabe fazer alguma coisa da vida.
Não creio que este meu problema econômico seja por culpa minha (na verdade é sim), e sim pela explicação um tanto superficial que o jogo dá em questão da administração de sua fazenda. O tutorial poderia ser mais simples e mais coisas poderiam ser abordadas por ele,principalmente se levarmos em conta a quantidade de atividades, veículos, plantações e animais que Farming Simulator 17 possui.
Devido a isso, Farming Simulator ainda não é um jogo muito convidativo a pessoas que ainda não conhecem e nunca jogaram um título da franquia. É necessário um bom tempo até pegar o jeito da coisa e se até lá você não tiver desistido da vida de gado, poderá aproveitar toda a liberdade que o game oferece (e que é onde está a diversão, na minha opinião).
Após desistir da minha primeira fazenda, descobri que eu poderia criar porcos ao invés de cultivar trigo, e logo meu abatedouro tornou-se o mais famosinho da região. Claro que isso não aconteceu do dia pra noite, foram necessárias diversas horas de decisões erradas e outras decisões mais erradas ainda tentando consertar as anteriores para colocar tudo nos trilhos. É um sistema de tentativa e erro que cansa, mas te ensina a jogar.
Caso não esteja disposto a ter toda essa responsabilidade nas costas desde o começo, você pode também chamar um amigo e jogar o modo co-op. O modo funciona bem e dividir as tarefas deixa tudo bem mais simples. A liberdade antes citada pode ser usada aqui para incumbir um dos jogadores da colheita e outro da venda e compra de tudo, por exemplo, deixando um com a administração e o outro com a parte operacional.
Sobre a performance, Farming Simulator 17 roda bem na versão para PC, sem nenhum bug ou problemas que incomodem. O suporte a mods é muito bem vindo e há diversas (ótimas) opções no workshop pro caso de você ter chegado num ponto onde a sua fazenda não tem mais pra onde evoluir. A própria desenvolvedora disponibilizou alguns, mas os melhores são mesmo os feitos pelos fãs que parecem ser apaixonados pela agricultura.
Sinceramente, eu não sou o público de Farming Simulator, mas a qualidade do jogo é inegável. Nunca pensei que dirigir máquinas agrícolas pudesse ser divertido e fiquei realmente surpreso com tudo o que o jogo oferece. É um jogo que entrega desafio real e um é ótimo simulador para se jogar ouvindo clássicos do sertanejo.
Review elaborado utilizando cópias do jogo para PC fornecidas pela desenvolvedora.
Resumo para os preguiçosos
Farming Simulator 17 é um dos melhores simuladores atuais, contém tudo o que a versãode 2016 tinha de bom e traz algumas melhorias, mas ainda não é perfeito. Jogadores já habituados à franquia terão um prato cheio em mãos, mas novatos sofrerão até entender como tudo no jogo funciona e como administrar sua fazenda da melhor maneira.
Prós
- Modo co-op simplifica bastante o jogo
- Bastante liberdade para o jogador construir a própria história
- Veículos e equipamentos muito bem detalhados
Contras
- Mapas poderiam influenciar no gameplay
- Pouca explicação para novatos
- Muitos detalhes que ficam de fora do tutorial
- Poderia ser mais simples ao mostrar objetivos
Comments are closed.