Games Mobile são conhecidos por possuírem uma mecânica bastante específica. É comum encontrarmos dois tipos de jogos quando entramos nas app stores por ai: 1) jogos de graça que te oferecem benefícios através de microtransações ou visualização de anúncios e 2) jogos pagos.
Essa prática já tem tanto tempo de uso, que dificilmente vemos algo diferente saindo por ai. Eu particularmente achava que nunca veria algo que fosse oferecido de outra forma, até que descobri o Fallout Shelter na conferência da Bethesda na E3 desse ano, e me senti Surpreendido.
O jogo foi feito pra ir alimentando o hype de Fallout 4 e ao mesmo tempo sossegar os ânimos de quem aguarda ansioso o lançamento do game. Entretanto, ele tem uma jogabilidade tão interessante, que acaba funcionando muito melhor do que o esperado. Ao invés de você sair se aventurando por ai, enfrentando monstros deformados pela radiação ou bandidos sanguinários que querem roubar o seu loot, o seu papel em Fallout Shelter é de assumir o cargo de Overseer de uma Vault criada por você. Pra quem já tem certa experiência no enredo do jogos, sabe que isso significa comandar e gerenciar um abrigo que tem como principal objetivo, garantir a sobrevivência de todos os seus residentes da melhor maneira possível após o completo fim do mundo. Tarefa que não é fácil, mas muito legal.
Vamos começar falando dos gráficos. Fallout sempre surpreendeu com o seu visual muito bem feito pra época em que os jogos foram lançados. Entretanto, nada é mais compatível com a franquia do que as imagens do Pipboy, aquele mascote maroto que aparece em todos os lugares do jogo é foi baseado no personagens das propagandas americanas da década de 50. Todos os Dwellers -nome dado para os residentes da sua Vault- possuem visual baseado no Pipboy, com algumas modificações pra que não fiquem todos iguais. É interessante ver como esse estilo acabou se tornando agradável e com certeza não daria maior sensação de imersão em um jogo da série se tivesse sido concebido de forma diferente.
A mecânica do jogo foi claramente inspirada em outros games como XCOM e similares. Inclusive o próprio Todd Howard afirmou isso com todas as letras durante a conferência na E3, e diferente do que alguns afirmaram isso não é nem um pouco ruim. O objetivo é ir construindo salas que geram recursos e alocando os Dwellers certos para cada tarefa. Cada personagem possui status S.P.E.C.I.A.L próprio, o que faz toda a diferença para a atividade que lhe é atribuída. Conforme o tempo passa, estes atributos vão sendo melhorados através do nível do personagem e das roupas e armas que vão sendo oferecidas.
Basicamente existem três recursos principais que devem ser gerados: energia, água e comida. Todos os demais vão facilitar de alguma forma a sobrevivência dos seus Dwellers, mas caso um dos três citados acima falte, toda a Vault começa a sofrer consequências e a felicidade de todo mundo começa a baixar. Por isso, o gerenciamento é extremamente importante para que você não acabe pondo tudo a perder e prestar atenção em quem esta fazendo o que e se a sala deve ou não receber um investimento para ser melhorada é algo primordial.
Alem disso, também é possível mandar o dwellers para uma expedição na Wastedland em busca de recursos. Claro que para isso é bom que você equipe-o com toda a sorte de equipamentos e suprimentos para que ele não morra no meio do caminho, mas caso a missão seja bem sucedida, pode ser que você encontra uma boa quantidade de recursos alem de novos sobreviventes para o seu abrigo. Mas e se o meu personagem morrer, como faz? Simples, há varias maneiras de conseguir novos personagens. O primeiro consiste em aceitar uma pobre alma que venha bater a sua porta, a segunda é construir uma estação de rádio para chamar interessados para a Vault, e a terceira é a velha e boa técnica da sedução. Basta colocar um homem e uma mulher para conversar na sala de convicência, deixar o tempo passar, e o resto acontece sozin
Essas melhorias que mencionei acima também são um ponto positivo no jogo, já que ao invés de simplesmente ficar criando salas adoidado por ai, você pode ganhar muita produção e estoque colocando duas salas iguais uma ao lado da outra. Isso faz com que elas se mesclem e melhorem o desempenho da produção. Alem disso, o visual fica bem mais legal também.
Pode acontecer de que em algum momento do jogo você se depare com a falta de algum recurso importante, e dessa forma uma parte da sua vault ou a felicidade dos seus moradores pode ficar bastante comprometida. Pra tentar resolver isso, você pode acelerar a produção dando um “rush” na sala, mas é bom atentar que ao fazer isso você também esta sujeito a acidentes que possuem um risco de acontecer baseado na habilidade de cada dweller alocado na sala. Pode ser que alguma coisa pegue fogo, que a sala seja invadida por baratas radioativavas, ou que tudo de certo mesmo e você acabe com uns recursos a mais no final das contas.
Apesar de ter sido desenvolvido para funcionar bem offline e não exigir muitas microtransações para que você evolua mais rápido no jogo, é claro que Fallout Shelter oferece a possibilidade de que o jogador se beneficie de alguma forma caso resolva tirar o escorpião do bolso. Caso resolva desembolsar uma graninha, é possível adquirir as lancheiras, que pra quem já é manjado da série Fallout e de Wastedland não é nenhuma novidade. Essa lancheiras trazem alguns itens úteis e uma carta que libera algo raro, como outfits mais fortes, armas mais letais ou até mesmo personagens de um dos jogos para morar na sua Vault. Eu consegui liberar o Butch de Fallout 3 esses dias, e achei muito bacana essa possibilidade de poder ter alguém mais conhecido pra controlar.
Mas o melhor de tudo é que estas lancheiras não são exclusivas de quem gasta alguma coisa no jogo. Caso você vá completando alguns desafios, pode ir liberando algumas como recompensa. De qualquer forma, o pessoal gostou tanto desse extra que Fallout Shelter já ultrapassou Candy Crush na lista de games mais rentáveis, e olha que ele só foi lançado para iOS até agora.
Mas nem tudo são flores. Apesar de ter me divertido muito com o game até agora, eu percebi que por enquanto ele não esta muito estável e acaba dando crash em momentos decisivos. Não é algo que comprometa a sua experiência, mas acaba enchendo um pouco o saco já que ele não é lá muito rápido pra carregar e nos últimos dias eu vejo isso acontecendo mais constantemente. Pode ser um problema exclusivo do meu iPad, mas quem avisa, amigo é.
De qualquer forma, é bom saber que um game que a princípio não tinha foco em ser o mais rentável tenha alcançado essa posição. Talvez assim tenhamos mais jogos baseados na premissa de Fallout Shelter, que ofereçam uma ótima jogabilidade offline e que acima de tudo não funcionem somente como um caça-níquéis ladrão de vidas.
Prós
- Jogabilidade focada no offline
- Microtransações são totalmente desnecessárias para o andamento do game
- Divertido e simples de aprender
Contras
- Apresenta instabilidades e crashs constantes
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