Desenvolvido pela Arika e publicado pela Nintendo, Endless Ocean Luminous é o terceiro capítulo de uma série que se iniciou no Wii, mas que estava dormente há quase 15 anos. Nele, você assume o papel de um mergulhador incumbido de explorar os oceanos em busca de criaturas marinhas como peixes, arraias e tartarugas.
Você também vai encontrar objetos antigos e algumas criaturas raras, incluindo algumas que são consideradas extintas há tempos. Em meio a tudo isso há um modo história sobre restaurar a saúde de um coral importante e desvendar os detalhes sobre dezenas de itens misteriosos que se escondem no fundo do oceano.
Sua exploração pode ser feita tanto de forma individual quanto no modo online, que dá suporte para até 30 pessoas por sessão. Apesar de essa lista de características parecer atraente em um primeiro momento, fato é que Endless Ocean Luminous é um jogo um tanto raso, que só deve realmente agradar quem é um grande fã da vida marinha.
Endless Ocean Luminous é um jogo sem desafios
Endless Ocean Luminous é um título sem desafios, mas não daquele tipo que ainda assim consegue ser recompensador. Enquanto em um walking simulator, por exemplo, você pode encontrar uma história interessante ou ajudar a desvendar um mistério, aqui não há nada além da repetição de escanear peixes.
Não me entenda errado: nos primeiros minutos, é realmente impressionante ver a quantidade de espécies que a Arika trouxe ao título. Nadando em um oceano vasto, você usa o botão L do controle para escanear o ambiente ao redor, obtendo uma pequena descrição sobre cada uma das criaturas que passam por seu caminho.
Também há alguns artefatos escondidos, que vão desde pedras com informações sobre civilizações antigas até conchas e outros itens comuns que encontramos no mar. No entanto, o propósito de coletar tudo isso é, na prática, continuar nadando para continuar coletando coisas e preencher uma longa lista de tarefas.
Quando você percebe isso (algo que não demora), Endless Ocean Luminous se revela como um jogo relaxante, mas vazio. Simplesmente não há desafios disponíveis: não há limites de tempo, animais agressivos ou áreas que apresentem qualquer perigoso com o qual é preciso lidar.
Da mesma forma, as recompensas destravadas são pouco significativas e envolvem novos esquemas de cor para seu uniforme (que não muda além disso), emotes para se comunicar com outros jogadores e adesivos que podem ser usados como tags. Não há upgrades de movimentação ou novas habilidades — do começo ao fim, suas habilidades nunca mudam.
Você tem que encontrar a diversão
Os momentos mais divertidos que acabei tendo com Endless Ocean Luminous acabaram sendo aqueles que eu acabei “criando por conta própria”. Enquanto a maioria dos cenários é repetitiva, decidir explorar algumas cavernas subterrâneas ou navios afundados ao menos trouxe algum pequeno desafio de navegação.
No entanto, nenhum desses locais esconde criaturas especialmente surpreendentes ou tesouros muito especiais, fazendo que você tenha que valorizar a “exploração pela exploração”. O multiplayer, infelizmente, não adiciona muita emoção, já que ele é simples e, na prática, só joga na mesma sala jogadores que agem de forma mais ou menos igual ao modo single player.
A diferença é que, como cada um está espalhado por uma área diferente do mapa, há a possibilidade de que você encontre uma criatura rara que seus companheiros não viram. Usando o sistema de tags, você pode indicá-la no mapa para que todos possam localizá-la — e, assim, continuem preenchendo uma longa lista de tarefas.
Endless Ocean Luminous vale a pena?
Apesar deste review ter se concentrado principalmente nos problemas de Endless Ocean Luminous, ele não é de todo ruim. Quem é fã da vida marinha vai gostar das informações disponíveis, e, tecnicamente, o jogo funciona muito bem e não tem nenhum engasgo notável — embora sofra com a falta do Switch a um chat por voz nativo.
A falta de desafios do game também pode ser bastante relaxante, especialmente se você está jogando concentrado em outra coisa, como um programa de TV ou partida esportiva. No entanto, o grande sentimento que fica em outros momentos é de um jogo sem muito tempero, que podia se aproveitar de recompensas ou mecânicas mais elaboradas.
Em outras palavras, Endless Ocean Luminous é um título que não se destaca no imenso catálogo de games de qualidade disponíveis no Nintendo Switch. Por R$ 249 em seu preço cheio, há poucos motivos para querer dar atenção à aventura em sua forma atual.
Review elaborado com uma cópia do jogo fornecido pela Nintendo.
Resumo para os preguiçosos
Endless Ocean Luminous é um jogo relaxante e sem grandes problemas técnicos, mas que peca pela repetição e pela falta de desafios ou recompensas mais elaboradas. Caso você não seja um fanático pela vida oceânica, pode ser uma boa ideia economizar seu dinheiro para outro título mais atraente.
Prós
- Pode ser bastante relaxante
- Parte técnica que funciona bem
- Multiplayer para 30 jogadores funciona bem
Contras
- Falta de grandes recompensas
- Não há nenhum desafio significativo
- Falta de chat de voz prejudica o multiplayer
- Campanha trava acesso a capítulos atrás de tarefas chatas