EA Sports UFC 5 é o mais novo capítulo do jogo da franquia de MMA mais famosa do planeta, mas será que ele vale a pena? É o que nós vamos descobrir hoje.
https://youtu.be/vtJl2GTVi2w
Em EA Sports UFC 5, a Electronic Arts continou construindo em cima do que já havia dado certo nos jogos anteriores, e segue tentando aperfeiçoar as partes que costumam ser mais complicadas para os jogadores mais casuais da franquia.
Como de costume, o jogo começa com você fazendo uma luta entre dois lutadores famosos do UFC para você aprender os primeiros detalhes básico jogo, e nesta edição a luta escolhida foi Jon Jones contra Stipe Miocic, uma das lutas mais antecipadas pelos fãs de MMA da atualidade.
A primeira coisa que dá pra notar é que a luta em pé de EA Sports UFC 5 segue exatamente da mesma forma como ela é desde os primeiros jogos da franquia, ou seja, com um botão para cada braço e perna e combinações para golpe no tronco, soco super homem, overhand e coisas do tipo.
O combate em pé é bem divertido e certamente vai ser a parte mais usada pelos jogadores, até porque no próprio MMA as lutas mais movimentadas e apreciadas pelos fãs costumam ser as lutas com bastante trocação, e como de costume, o sistema de combate de EA Sports UFC 5 é daqueles em que é fácil de pegar de cara, mas difícil de você realmente ser bom nele e usar combinações e golpes precisos para derrotar o seu adversário.
A grande mudança do jogo, mais uma vez, foi no sistema de luta de chão. Está muito mais fácil derrubar o seu adversário, e por consequência, muito mais difícil de evitar ser derrubado. O minigame de transição de solo também acabou sofrendo alterações.
Para mudar de posição durante o combate, basta você segurar numa direção em específico, como nos jogos mais recentes da franquia, mas eu sinceramente achei bem mais difícil de evitar que o seu adversário fizesse transições caso ele realmente soubesse o que ele estava fazendo.
Além disso, o minigame de finalização também sofreu mudanças, e eu sinceramente não entendi muito bem como ele funciona. A ideia é você usar o analógico direito para finalizar o adversário puxando ele para uma direção, ou puxando para a mesma para evitar ser finalizado, mas nas poucas vezes em que um adversário tentou me finalizar, tudo aconteceu tão rápido que eu nem tive como reagir direito, e numa delas eu consegui evitar a finalização e em todas as outras eu acabei sendo vencido pela arte suave.
Já na ofensiva, mais uma vez eu sinceramente não entendi o que estava acontecendo, mas o meu personagem acertou mais de um triângulo de mão, suplex e coisas do tipo nos adversários, mesmo eu tendo escolhido um lutador de kickboxe para ser o meu personagem do modo carreira.
No geral, lutar é divertido no jogo, mas na maioria das lutas pelo menos uma vez a transição de câmera deu uma louqueada na hora de tentar trocar de ângulo e acabou me atrapalhando, com a câmera da luta tirando os lutadores de foco e voltando alguns segundos depois. Além disso, o jogo segue com alguns problemas de física dos lutadores, principalmente na hora do nocaute, quando muitos acabam virando um boneco de pano.
Como de costume, EA Sports UFC 5 traz uma grande seleção de lutadores da história do UFC. O jogo realmente tem um elenco bem variado tanto dos lutadores masculinos quanto femininas do elenco da franquia, e se você tem um lutador favorito, ele provavelente está ali. A única coisa que eu achei que acabou faltando nessa vez foi participações especiais, como houve a do Bruce Lee no passado.
Além do modo de luta com os lutadores de verdade do UFC onde você pode lutar sozinho, contra um amigo ou online, o jogo também tem um modo de contratos semanais para você fazer as lutas que o jogo tem disponíveis para ganhar a moeda do jogo que é usada para comprar itens e cosméticos, mas há uma pegadinha: apenas a primeira tentativa de cada contrato é grátis, então se você é derrotado, você precisa gastar seu dinheiro do jogo para tentar mais vezes.
Para completar, o jogo traz novamente o Modo Carreira, que ganhou algumas novidades, mas que basicamente segue o mesmo das edições passadas.
As grandes novidades em questão é que agora o jogo passa pelo Dana White Contender Series, que a atual peneira do UFC para novos lutadores, ao invés do TUF, mas basicamente, essa é a única novidade do modo. Todos os treinamentos, oportunidades de patrocínio e tudo mais são exatamente iguais às de UFC 4, somente ficou mais fácil de evoluir o seu personagem inicialmente, ganhando pontos nos treinamentos entre uma luta e outra.
Além dos pontos de experiência, você também pode colecionar fãs e dinheiro nesse modo, sendo o primeiro o hype pela luta que você vai fazer e que te dá oportunidades melhores na caminhada pelo cinturão, e o segundo a moeda que você pode usar tanto para convidar novos lutadores para te ensinarem golpes ou para você se tratar após uma lesão.
No fim das contas, apesar de divertido, o Modo Carreira acaba ficando cansativo depois de um tempo, já que ele é bem repetitivo, e o que você vê na primeira hora, é a mesma coisa que você vê lá pela décima, a única diferença é a dificuldade que você vai enfrentar nos adversários mesmo.
Graficamente, EA Sports UFC 5 continua um belo jogo. É bem legal como os gráficos da franquia foram evoluindo e como o dano que o lutador sofre durante o combate vai se refletindo nos personagens do octógono, com inchaços, cortes e assim por diante.
Para completar, o jogo tem uma dublagem ok, e uma trilha sonora também ok, e vem com legendas em português.
Mas e aí, EA Sports UFC 5 vale a pena?
EA Sports UFC 5 é provavelmente o jogo mais fácil de se lutar de toda a franquia, e isso é um ponto positivo. Apesar disso, o lado ofensivo acabou sendo muito privilegiado nesse jogo, e as modificações feitas na parte de luta de solo acabaram me deixando mais confuso do que nunca na hora de tentar evitar uma finalização.
Para completar, eu esperava um pouco mais de novidades no modo carreira, que apesar de continuar divertido, fica bem repetitivo depois de algumas horas.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox Series fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
EA Sports UFC 5 continua bastante divertido de se jogar, mas essa é uma atualização muito mais incremental do que qualquer outra coisa. As novidades do jogo de solo me deixaram bastante confuso e eu acabei apanhando muito mais do que imaginei que iria neste modo em específico, e o Modo Carreira continua divertido, porém raso e repetitivo.
Prós
- Muito fácil de jogar
- Belíssimos gráficos
Contras
- O combate de chão ficou confuso
- Modo carreira repetitivo demais