EA Sports FC 26 – Análise – Review – Vale a Pena

Assim como discussões sobre a necessidade de um modo easy em todos os games e se jogos antigos eram melhores do que os atuais, o lançamento de uma nova versão de EA Sports FC é uma tradição anual da qual não é possível escapar. Este ano, a EA Sports mantém sua tradição de fazer melhorias iterativas, ao mesmo tempo em que promove uma das maiores mudanças no gameplay da série.

Se em capítulos passados o estúdio ficou se alternando entre sistemas de gameplay mais lentos e outros mais rápidos, dessa vez ela decidiu oferecer as duas opções ao público. Mas será que isso vai ser suficiente para agradar o público da série, famoso por ser exigente e bastante crítico? A resposta você encontra em nosso review.

PUBLICIDADE

EA Sports FC 26 pode ser cadenciado ou rápido e responsivo

EA Sports FC 26 – Análise – Review – Vale a Pena

A principal novidade de EA Sports FC 26 é a possibilidade de escolher entre dois modos de jogabilidade. Enquanto a opção Autêntica é mais parecida com a de FC 25 e traz um ritmo mais lento e cadenciado, a opção Competitiva privilegia acima de tudo a responsividade dos controles e a marcação de gols.

Pode não parecer em um primeiro momento, mas os dois modos são bem diferentes entre si, e realmente funcionam conforme o prometido. Os elementos em comum entre eles são os controles, bem como o fato de que jogadores com alta velocidade conseguem dominar totalmente uma partida.

Independente de qual for sua escolha, EA Sports FC 26 parece entender que a diversão de um jogo do estilo depende tanto do que o jogador controla por conta própria do que do comportamento da inteligência artificial. Nele, parece que a EA Sports finalmente entendeu que os companheiros precisam agir de maneira um pouco mais inteligente, mesmo que nem sempre realista.

Na prática, isso quer dizer que seus companheiros de time finalmente deixaram de ser grandes lesmas durante contra-ataques e começaram a cortar mais os passes e lançamentos dos adversários. Nem tudo é perfeito e algumas travas do passado continuam, mas a sensação é a de que o jogo evoluiu para responder melhor nossas ações em campo e as opções táticas.

Obviamente, como uma série que evolui a passos lentos, EA Sports FC 26 pode parecer em um primeiro momento o mesmo jogo do passado. No entanto, após algumas partidas fica a boa sensação de que a série deu um passo para a frente e conseguiu encontrar um meio de equilibrar diferentes desejos do público. E, só para referência, nossa preferência depois de algumas partidas acabou indo para o modo Competitivo, por mais que ele privilegie placares elásticos.

Mais do mesmo, mas um pouco melhor

Ao mesmo tempo que o gameplay de EA Sports FC 26 evoluiu, algumas áreas do jogo já estão precisando de algumas melhorias. A principal delas é a apresentação, que segue o velho esquema de atualizar elencos, uniformes e pequenos detalhes de alguns dos principais estádios do mundo.

Isso faz com que alguns modelos de jogadores estejam simplesmente velhos, e não correspondam mais tão bem às suas contrapartes reais. De forma semelhante, alguns nomes em ascensão continuam aparecendo de forma que não lembra em nada os atletas que vemos em campo.

Isso não seria exatamente um problema, não fosse a clara disparidade como o jogo trata jogadores famosos e aqueles de menor patamar. No Barcelona, por exemplo, fica muito claro como Lamine Yamal recebeu todas as atenções, enquanto o excelente Fermin Lopez continua parecendo alguém criado às pressas no editor de personagens.

Outro aspecto que mudou, mas não muito, é o famoso Ultimate Team. Este ano, ele continua sendo a opção com potencial mais viciante do jogo, graças a seu sistema de cartas colecionáveis. As mudanças ficam por conta de um foco maior nos objetivos, que garantem tanto moedas quanto pacotes de cartas bastante úteis.

Além disso, a EA Sports finalmente parece ter entendido que o modo já está consolidado e a maioria dos que vão se dedicar a eles são veteranos. Com isso, a opção pega bem mais leve nos tutoriais e não sente mais a necessidade de explicar em longos trechos elementos como a compra de jogadores ou a importância de criar um time com boa sinergia.

Carreiras aprimoradas

EA Sports FC 26 – Análise – Review – Vale a Pena
EA Sports FC 26 – Análise – Review – Vale a Pena

Agora que reclamamos do que evoluiu pouco em EA Sports FC 26, é preciso elogiar o trabalho feito no Modo Carreira. Os desenvolvedores finalmente deram a atenção merecida às carreiras de técnicos, inserindo desafios que aproximam mais a experiência do mundo real e quebram um pouco a mesmice.

Enquanto a versão mais tradicional do modo continua viva, agora é possível ligar os desafios ao vivo que criam objetivos específicos. Um dos primeiros que encaramos, por exemplo, envolvia conseguir vencer os cinco primeiros jogos de uma temporada, mas sem a possibilidade de comprar nenhum reforço para a equipe durante o período.

Com o tempo, também surgem desafios que envolvem não poder escolher um atleta porque ele foi gripado, ou crises financeiras que abalam o mercado de transferências. Enquanto ainda é relativamente fácil criar uma equipe vencedora ao escolher um time de elite, as novas opções trazem mais variedade ao modo e garantem que ele é ainda mais divertido e interessante do que em suas versões anteriores.

EA Sports FC 26 vale a pena?

EA Sports FC 26 – Análise – Review – Vale a Pena

Caso você seja um fã da série, provavelmente já tomou sua decisão muito antes de chegar ao final deste review (obrigado a todos que fizeram isso). No entanto, em nossa opinião, EA Sports FC 26 é um jogo que vale sim a pena e traz melhorias notáveis em relação a seu antecessor.

Não se engane: essa não é uma revolução da série, tampouco algo muito diferente do que foi visto no passado. No entanto, a decisão dos desenvolvedores de oferecer dois modos de gameplay distintos é positiva e mostra que a série não precisa mais se prender aos moldes do passado.

De forma semelhante, o Modo Carreira recebeu um upgrade que merecia há tempos, e finalmente se tornou uma parte relevante da experiência. O Ultimate Team também mantém seu potencial de vício, e fica mais fácil de aproveitar graças a uma menor quantidade de tutoriais.

O ponto de crítica fica por conta da reutilização excessiva de modelos antigos, que tiram um pouco a proposta realista da série. E, claro, a ausência de equipes brasileiras licenciadas é uma ferida que continua aberta, e o único ponto no qual a rival eFootball continua vencendo de goleada.

Análise feita com uma chave do PlayStation 5 cedida pela Electronic Arts.

Resumo para os preguiçosos

EA Sports FC 26 vai além dos upgrades iterativos da série ao oferecer modos de gameplay capazes de agradar a vários tipos de público. No entanto, não espere encontrar nele uma revolução da série, que mantém seu feeling clássico e defeitos como reaproveitar demais modelos antigos e a falta de times brasileiros licenciados.

Nota final

85
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Dois modos de gameplay complementares
  • Um upgrade merecido no Modo Carreira
  • Companheiros de equipe mais inteligentes do que no passado
  • O modo Ultimate Team tem menos tutoriais burocráticos

Contras

  • Falta de equipes brasileiras licenciadas
  • Modelos de jogadores estão bem envelhecidos
  • Times com jogadores velozes continuam com um domínio absoluto