PUBLICIDADE
InícioGamesEA Sports FC 24 - Análise - Vale a Pena - Review

EA Sports FC 24 – Análise – Vale a Pena – Review

Mantendo sua tradição, a Electronic Arts aproveita a chegada do final de ano para lançar um novo capítulo de sua tradicional série de jogos de futebol. No entanto, dessa vez ela promete fazer as coisas de uma forma diferente. Com o fim da parceria com a FIFA, ela apresenta ao mundo EA Sports FC 24, marca escolhida para refletir um novo momento de sua história.

PUBLICIDADE

Mas será que um novo nome vai ser o suficiente para a empresa compensar erros do passado e atrair um novo público? A resposta você confere em nosso review completo baseado na versão PlayStation 5 do game.

PUBLICIDADE

EA Sports FC 24 é FIFA, mas não é

As mudanças que a desenvolvedora fez em seu novo jogo ficam claras desde o momento em que acessamos seus menus. Foram-se embora as janelas dinâmicas que tornavam difícil escolher os modos de jogo que queríamos, que foram trocadas por uma lista mais elegante das opções que estão disponíveis.

A solução pode não ser a mais original, mas com certeza deixou o jogo mais funcional e fácil de navegar. No entanto, em muitas áreas a experiência é igual à de FIFA 23, o que não é necessariamente algo ruim. Escolher times, montar formações e trocar atletas continua sendo um processo fácil, e a Electronic Arts não mexeu onde não era necessário.

De certa forma, essa filosofia mais conservadora também se manteve dentro do jogo. Embora EA Sports FC 24 traga um ritmo mais cadenciado do que no passado, ele com certeza mantém o DNA que a desenvolvedora vem cultivando nos últimos anos. Isso significa que animações e modelos de personagens são reutilizados de forma generosa e algumas táticas antigas continuem funcionando bem.

PUBLICIDADE

Em um time com atacantes rápidos, correr pelas laterais, cortar para o meio e chutar é quase sempre garantia de ampliar o placar. Da mesma forma, a inteligência artificial continua sendo meio roubada em alguns momentos e arranja alguns gols de cabeça ou de fora da área sem muita chance de defesa.

Na prática, EA Sports FC 24 mantém a tradição da Electronic Arts de fazer mudanças gerais que atuam de forma mais sutil. Onde deu para notar uma diferença real é no comportamento dos goleiros, que tomam muito mais gols fáceis e contribuem para placares muito mais elásticos. O novo sistema de habilidades únicas de atleta também faz uma diferença notável, tanto para o bem quanto para o mal.

PUBLICIDADE

Nas mãos da inteligência artificial, atletas como Dembelé se transformam em verdadeiras máquinas de gols. Ao jogar contra o PSG, basta uma brecha para que o atleta domine a bola, passe por defensores e marque com precisão. A impressão que fica é que os jogadores estrelas desequilibram um pouco a partida e são até mais talentosos do que suas versões do mundo real.

Outra novidade é que EA Sports FC 24 dá mais destaque para as habilidades únicas de cada jogador, algo que ficava meio escondido nos capítulos anteriores. Pegue um bom driblador, por exemplo, e a interface do game vai deixar bem claro que ele está usando essa característica nativa para obter vantagens.

PUBLICIDADE

O mesmo acontece com um atleta rápido, um defensor que se posiciona bem ou um bom cabeceador, e assim por diante. Embora não sejam revolucionários, esses elementos trazem um efeito positivo para diferenciar o game de seu antecessor. Mas a evolução é em passos de formiga, então não espere nada muito revolucionário.

Em compensação, a desenvolvedora caprichou naquilo que ela chama de experiência do dia da partida. As animações de entrada no campo estão mais elaboradas e mostram desde os atletas conversando no vestiário até os reservar se aquecendo e os repórteres em campo se preparando para iniciar suas coberturas.

O mesmo capricho fica claro nas telas de transição entre os tempos, que ganharam pequenas animações de técnicos explicando táticas, torcedores na arquibancada e dos corredores internos de estádios. Você pode até deixar de prestar atenção nesses detalhes depois de um tempo, mas é bem positivo ver que eles estão ali e fazem parte da experiência.

PUBLICIDADE

O Modo Carreira recebeu a atenção que precisava

Enquanto dentro do campo das coisas não evoluíram tanto quanto poderia, quem joga o Modo Carreira finalmente recebeu a atenção que merecia. A Electronic Arts parece ter ouvido os pedidos da comunidade e finalmente trouxe novas mecânicas e se livrou daquelas que não faziam muito sentido.

Jogando como um treinador, você agora também vai poder contratar uma comissão técnica que vai cuidar de áreas como ataque, meio de campo, defesa e goleiros. A desenvolvedora também incluiu um novo sistema de plano de treino, que permite decidir se um atleta deve se focar mais em conservar sua energia ou aumentar seu desempenho.

PUBLICIDADE

As velhas sessões de treinamento continuam em EA Sports FC 24, mas agora aparecem de forma mais opcional. Você pode participar de uma delas antes de uma partida para ganhar alguns bônus, mas também pode ignorá-las sem muitas perdas. Enquanto questões como a compra e a transferência de atletas continuam iguais, as mudanças que o modo recebeu ajudam a torná-lo mais divertido e dinâmico.

Ultimate Team é a alma de EA Sports FC 24

Mas vamos ao que a maioria dos jogadores da série mais querem saber: o Ultimate Team. Este ano, ele traz como principal novidade permitir a mistura de atletas masculinos e femininos no mesmo time. No entanto, na prática, isso não muda muito a maneira como times são montados ou o ritmo das partidas.

PUBLICIDADE

A adição de jogadoras femininas dá à Electronic Arts a oportunidade de adicionar novas cartas a seus pacotes aleatórios e ao sistema de empréstimo do jogo. Na hora do gameplay, os profissionais em campo se comportam de maneira bem uniforme, e não há nenhuma vantagem clara ao usar um homem ou uma mulher no seu time.

O que interessa mesmo no Ultimate Team de EA Sports FC 24 são as estatísticas de seu time e a forma como eles interagem entre si. Para aumentar a sinergia entre os atletas, basta que eles sejam do mesmo país ou joguem em ligas da mesma região. A única área na qual o sexo parece influenciar mais é na altura, já que as mulheres do game tendem a ser mais baixas. Além disso, é um pouco mais raro encontrá-las nos pacotes de cartas, mas isso é explicado pelo fato de o jogo ter muito mais homens em seu elenco.

Parte técnica deixa na mão

PUBLICIDADE

Infelizmente, os longos anos de existência da série não impediram ela de sofrer com diversos problemas. Tivemos que jogar o game em inglês porque a versão que tinha suporte ao português brasileiro não parava de travar. Quando isso não acontecia, nos víamos presos em menus ou incapazes de prosseguir conversas porque as opções de diálogo não apareciam na tela.

Jogando em inglês, a maioria desses problemas sumiu, mas alguns diferentes continuaram aparecendo. Os mais comuns estão relacionados a colisões e animações de jogadores, sendo que muitos são herança da época em que a franquia inda se chamava FIFA. Alguns deles são até um pouco engraçados, como a bola do jogo invisível que foi dada como prêmio para a atleta do jogo de uma partida feminina.

Também deu para sentir certa lentidão durante a navegação dos menus, especialmente no modo Ultimate Team. No geral, os problemas não atrapalharam muito a experiência, se tratando mais de pequenas dores de cabeça. No entanto, o fato de muitos deles serem herdados de versões anteriores mostra que a Electronic Arts não deu a EA Sports FC 24 o capricho que ele merecia em sua edição de estreia.

PUBLICIDADE

Mas e aí, EA Sports FC 24 vale a pena?

EA Sports FC 24 pode até ter mudado de nome, mas mantém o jogo seguro da série FIFA em suas evoluções. Ao mesmo tempo em que o jogo evoluiu em áreas como a apresentação fora de campo, no que diz respeito ao gameplay ele dá alguns passos para frente que podem ser sutis demais para o gosto de alguns fãs. Se você gosta dos jogos anteriores da EA Sports, sabe exatamente o que vai encontrar aqui, para o bem e para o mal. Caso contrário, não vai ser a mudança de marca que vai convencer você de que vale a pena apostar na franquia.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PS5 fornecida pela publisher.

Resumo para os preguiçosos

EA Sports FC 24 pode até ter mudado de nome, mas mantém o jogo seguro da série FIFA em suas evoluções. Ao mesmo tempo em que o jogo evoluiu em áreas como a apresentação fora de campo, no que diz respeito ao gameplay ele dá alguns passos para frente que podem ser sutis demais para o gosto de alguns fãs. Se você gosta dos jogos anteriores da EA Sports, sabe exatamente o que vai encontrar aqui, para o bem e para o mal. Caso contrário, não vai ser a mudança de marca que vai convencer você de que vale a pena apostar na franquia.

PUBLICIDADE

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Apresentação do dia da partida caprichada, que ajuda a envolver os jogadores nas partidas

     

  • Gameplay refinado que não revoluciona, mas funciona bem

     

  • Habilidades de atletas ajudam a diferenciar os craques dentro de campo

     

  • Elencos atualizados e Ultimate Team com times misto que funciona muito bem

     

  • Modo Carreira finalmente ganhou a atenção que merecia

Contras

  • Nada de times brasileiros, nem mesmo a seleção está disponível

     

  • Bugs notáveis, que afetam principalmente a versão com textos e narração em português

     

  • O gameplay evoluiu de forma muito sutil, dando a impressão de que podia ser um DLC
PUBLICIDADE