Double Dragon Revive – Análise – Vale a Pena – Review

Recebemos recentemente uma nova versão do tão aclamado jogo de arcades, Double Dragon. Bastante conhecido nos anos 90 e 2000, Double Dragon traz um estilo Beat ‘Em Up, onde o objetivo é derrotar ondas de inimigos enquanto você avança por um cenário 2D, normalmente localizado em metrópoles.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

O estilo de jogo atualmente não é tão famoso, mas Double Dragon Revive, assim como o título diz, tenta reviver a franquia, trazendo um antigo sucesso para o ano de 2025. Mas ele tem potencial? Será que vale a pena?

PUBLICIDADE
YouTube video
Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Antes de falarmos sobre o jogo propriamente dito, é bom abrir um parênteses para uma observação. Um dos jogos mais conhecidos desse estilo é o Streets of Rage e apesar de ter trazido um novo título em 2020, não fez tanto sucesso como o esperado, afinal, o público daquela época estava buscando por outros estilos.

Double Dragon Revive, produzido pela YUKE’s famosa por fazer jogos como o WWE e publicado pela Arc System Works, assim como o jogo de 1987, traz uma gameplay no estilo Beat ‘Em Up, sendo um jogo de luta de rua e seu objetivo é derrotar o vilão Willy e a Shadow Warriors que vem dominando as ruas.

Double Dragon Revive – Análise – Vale a Pena – Review

O jogo mistura o 3D com 2D e tenta trazer um ar mais moderno, porém, o gráfico não é tão atual, mesmo na cutscene inicial, é possível notar algumas movimentações travadas e durante a gameplay, não é muito diferente, dando a sensação durante os combates que o personagem está deslizando durante sua corrida.

O jogo conta com História, Extra, Online, Como Jogar e Galera. Começando pela Galeria, ela permite que nós assistamos cutscenes liberadas durante a gameplay, assim como podemos revisitar os episódios de cada personagem.

O Como Jogar nos mostra um mapeamento dos botões, indicando os comandos que podemos fazer durante o combate. Não há grandes opções de combos, mas podemos variar entre golpes simples, especiais e até um ultimate.

Na parte Online podemos jogar o modo história e o modo extra com outras pessoas através da partida rápida, ou podemos criar ou entrar em salas para jogar com pessoas específicas. Porém, eu tentei jogar tanto a história como o modo extra online e não consegui achar outros jogadores. Recomendo que vocês combinem com amigos que possuem o jogo para poderem jogar.

O modo Extra se resume a concluir missões dentro de um tempo limite para desafiar chefes presentes em avisos de procura-se. Basicamente você vai enfrentar novamente os chefes presentes no modo história. As lutas são escaladas em níveis de dificuldade que irão variar de 1 a 6 estrelas e cada nível possui um ou mais chefes, divididos entre sub chefes e os chefes finais. Para liberar o boss final, é necessário derrotar os anteriores. As missões irão variar desde a derrotar uma quantidade de inimigos, como destruir objetos ou atingir um combo dentro do limite de tempo, mas alguns desafios podem ser um pouco frustrantes se você não fizer os macetes para passar mais rápido, todavia, nada que repetindo a missão poucas vezes você não consigar passar.

Chegando no ponto mais importante, o modo História. Ele permite que você escolha inicialmente entre Billy e Jimmy, onde cada um possui seu próprio especial e ultimate. Nessa parte, é possível também trocar a cor dos personagens que variam entre 4 tons e um especial. Depois do primeiro capítulo você pode escolher a Marian para ser um personagem jogável. Além disso, pode-se também escolher a dificuldade do capítulo, variando entre fácil, normal e difícil.

A história começa com uma breve introdução e todas as cutscenes são no estilo visual novel. Quinze anos após uma guerra nuclear, os sobreviventes formaram colônias, sem líderes mundiais ou governantes, somente com líderes coloniais, porém, uma gangue chamada Shadow Warriors começou a agir pelas sombras, impondo terror em todos mas os irmãos Lee praticantes de Sosetsuken querem acabar com o reinado da gangue. Eles moram em uma base com a amiga de infância, Marian, mas um dia voltando da ronda Billy e Jimmy não encontram Marian em casa e descobrem que ela sumiu pois um capanga da Shadow Warriors a levou e nós precisamos ir atrás dela para salvá-la. Para nossa surpresa, ao final do capítulo um, Marian está muito bem e nos diz que deixou ser sequestrada para descobrir mais sobre a trama da Shadow Warriors. Esse ponto é bem interessante pois diferente dos jogos antigos onde precisávamos salvar a mocinha, Marian está bem e se torna um personagem jogável.

Sobre o combate, há a possibilidade de combo, como em todo jogo do estilo e há um chefe final em cada capítulo. Terminando ele, você é rankeado dentro dos padrões A, B, C, D e S de acordo com a pontuação que você obtém durante a gameplay, então com mais combos, mais pontos você consegue.

Os comandos funcionam bem, não são tão fluídos e com rápida resposta mas não trazem grandes problemas. A esquiva perfeita é um pouco difícil de fazer e a defesa só funciona para frente, como não há mira nos inimigos, é preciso se acostumar para conseguir esquivar e defender de forma eficaz, mas nada que prejudique a gameplay.

Os golpes variam entre ataques normais, especiais, agarrão, hipergolpe e finishing blow que é seu ultimate e utiliza orbe dragônico, obtido ao derrotar inimigos. O personagem ainda pode saltar, defender e esquivar. A defesa só funciona de frente e não é possível defender ataques com arma ou de aura. A esquiva funciona em certas ocasiões e para danos no chão. É possível utilizar o cenário a seu favor para finalizar inimigos mais rapidamente e pegar armas encontradas no chão ou deixadas pelos inimigos derrotados.

Sobre o salvamento, o jogo salva automaticamente ao final de cada capítulo.

A trilha sonora do jogo é muito boa e combina com os cenários e o ambiente de luta e desordem.

Jogadores que fizeram a pré-venda do Double Dragon Revive, ganharam o Double Dragon Dodgeball e 24 horas de acesso antecipado. Por isso, vamos falar um pouco sobre o jogo bônus.

Double Dragon Dodgeball é uma colaboração entre a série lendária Double Dragon e o jogo desportivo amado por muitos, River City Dodge Ball. O jogo coloca um total de 54 personagens de Double Dragon para jogar dodgeball a fim de enfrentar inimigos do chefão Willy e dos seus Shadow Warriors. Seu objetivo é resgatar Marin das mãos do vilão.

Não sabe o que é dodgeball? Pense em um jogo de queimada, no seu campo, há você e mais dois aliados, ao redor do seu campo, há três adversários, um em cada lateral. Da mesma forma, no campo inimigo, há três jogadores e em cada lateral, há um aliado do seu time. Sendo portanto, um total de seis jogadores em cada time, três em campo e três na retaguarda.

A ideia é utilizar movimentos especiais para superar os desafios e avançar contra seus inimigos e o jogo conta com três modos:

O modo História com apenas um jogador. Seu objetivo é se juntar aos irmãos Lee e salvar Marin das garras da gangue Shadow Warriors. O modo Duelo, onde dois jogadores se enfrentam para decidir quem é o melhor. O modo Sobrevivência conta com quatro jogadores onde o objetivo é restar apenas o melhor de todos. Além dos três modos, o jogo conta com níveis de dificuldades que variam entre fácil, normal e difícil.

O jogo não trás nenhuma novidade além da colaboração. Ele possui gráficos no estilo retrô e arcade, sem grandes emoções. Pode ser divertido jogar com amigos, mas acredito que não tenha muito fator replay se você jogar sozinho.

Mas e aí, Double Dragon Revive vale a pena?

O jogo apesar de ser nichado, é bem divertido de se jogar, principalmente se a gameplay for em dupla. Ele apresenta alguns deslizes como a questão gráfica e um bug com o boss no cenário, mas nada que afete a gameplay. Como o jogo possui três personagens jogáveis, o fator replay é muito interessante e os modos extras são interessantes, trazendo um desafio a mais e uma vida útil maior para o jogo.

Jogue esperando um arcade com gráficos 3D mais atualizados, uma boa trilha sonora e muitas ondas de inimigos. Double Dragon Revive consegue se reerguer e reviver a franquia da melhor forma possível.

Double Dragon Revive é o novo jogo da Arc System Works lançado dia 23 de outubro para Steam, Epic Games Store, Playstation 5, Playstation 4, Xbox Series X/S, Xbox One e Nintendo Switch.

Double Dragon Dodgeball foi lançado dia 23 de outubro e está disponível de forma individual para Steam, Epic Games Store, Playstation 5, Playstation 4, Xbox Series X/S, Xbox One e Nintendo Switch.

Análise feita com chaves para PC na Steam cedidas pelo estúdio.

Resumo para os preguiçosos

Double Dragon Revive é um jogo arcade Beat ‘Em Up da YUKE’s junto da Arc System Works que revive a franquia Double Dragon e traz gráficos mais atualizados, com uma mistura de 2D e 3D com detalhes que lembram anime, o jogo é uma ótima pedida para quem curte o estilo, lhe permitindo jogar sozinho ou com amigos tanto no modo história, como no modo extra. O combate traz melhorias e novidades, onde é possível ter golpes normais, especiais e ultimates, além de utilizar o cenário a seu favor. Escolha entre três personagens e enfrente a gangue Shadow Warriors, descubra seus segredos e acabe com Willy.

Nota final

75
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Bom jogo estilo arcade
  • Multiplayer para o modo história com crossplay entre Epic e Steam
  • Mais de um personagem para escolher
  • Fácil de jogar para relaxar

Contras

  • O online do jogo é “morto”
  • Personagens engessados na movimentação
  • História fraca