InícioGamesCrash Team Rumble - Análise - Vale a Pena - Review

Crash Team Rumble – Análise – Vale a Pena – Review

Crash Team Rumble é o mais novo jogo do marsupial mais famoso do mundo dos games. Com a proposta de trazer uma competição entre duas equipes de quatro jogadores, será que o jogo tem o necessário para entreter os fãs e, principalmente, vingar? É o que vamos descobrir hoje.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Crash Team Rumble, você pode jogar tanto sozinho quanto com amigos em partidas onde dois times de quatro jogadores se enfrentam num campo de batalha para ver quem consegue pegar 2000 frutas Woompa primeiro.

Além das caixas das frutas, você pode desbloquear bônus nas fases para aumentar a quantidade coletada, e assim chegar mais rapidamente ao seu objetivo.

Crash Team Rumble - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: Activision

A ideia do jogo é bem simples, direta e fácil de se entender, você tem que pegar as frutas exatamente como nos jogos, ou seja, pegando elas individualmente ou ainda quebrando caixas. Cada personagem pode carregar uma cerca quantidade de frutas, que deve ser depositada na base do seu time.

Além disso, você pode atacar os adversários para evitar que eles coletem as frutas, e a ideia é que parte do time se foque em pegar frutas enquanto parte se foque em atrapalhar e evitar que o time consiga fazer isso.

PUBLICIDADE

Ao todo, há três tipos de personagens, os que servem para coletar frutas, como o Crash, os de suporte, que servem para desbloquear os variados bônus do cenário mais rapidamente, e os de defesa, que servem para impedir os seus adversários de conseguirem completar os objetivos do jogo.

Crash Team Rumble - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: Activision

Como é de se imaginar, há personagens mais fáceis de se aprender a jogar e personagens mais difíceis, mas no geral a experiência é bem divertida, e os personagens funcionam de maneira bem diferente entre si, mesmo na mesma categoria.

PUBLICIDADE

Além do personagem, você também escolhe uma habilidade especial extra de suporte para ajudar o time no combate, como uma geladeira que serve para recuperar a vida, capacidade extra de frutas woompa, um cara gigante que solta eletricidade e que se torna extremamente irritante pro time adversário se você soltá-lo na base dele e outros itens que vão sendo liberados conforme você progride dentro do jogo.

Como eu mencionei algumas vezes até aqui, há itens para se desbloquear no cenário além dos bônus de coleta, e eles são coisas como máscaras Aku Aku e outros itens que remetem a itens que você pode pegar dentro dos jogos de crash, sendo alguns mais caóticos que os outros.

Reprodução: Activision
PUBLICIDADE

As partidas costumam durar cerca de 6 ou 7 minutos até um time chegar a 2 mil frutas woompa, e as partidas são bem divertidas, seja elas com desconhecidos, sejam elas com pessoas que você conheça pois o time permite que você jogue com amigos. Além disso, o jogo também permite crossplay, o que certamente vai ajudar Crash Team Rumble a manter uma comunidade grande de jogadores.

Completada a partida, você ganha experiência para subir de nível e desbloquear novos personagens e habilidades e progresso no passe de batalha, que te dá acesso a novos itens de personalização variados, como uma mochila diferente, visual de personagem, ação de interação e assim por diante.

No evento online que a Activision organizou para a imprensa eu joguei com outros amigos e conhecidos da imprensa de games, e a experiência foi bem divertida, todo mundo aproveitou bastante o jogo, e mesmo quando as partidas foram contra bots (que aparecem caso a sala não seja preenchida) isso aconteceu.

PUBLICIDADE
Reprodução: Activision

O grande problema de Crash Team Rumble, entretanto, não está em seu conteúdo nem na profundidade de jogo, e sim no modelo de negócios escolhido pela Activision para ele. No lançamento, o jogo custa R$ 169,00, e apesar de não ser um preço cheio de lançamento para o game, ele dá toda a impressão de que aqui no Brasil ao menos, vai ser um daqueles jogos que muito pouca gente vai comprar, mas quem fizer isso vai acabar se divertindo bastante com ele.

Reprodução: Activision
PUBLICIDADE

O jogo tem muito cara de jogo free to play, e o consenso durante o tempo em que jogamos o jogo foi de que ele certamente se sairia muito melhor se fosse lançado dessa forma, ao menos chegasse a um dos dois serviços de assinatura do Xbox ou do PlayStation em seu lançamento, já que ele vai chegar no momento apenas nestas duas plataformas.

Mas se pensarmos no jogo globalmente, é possível que ele se saia bem lá fora, afinal de contas, Crash Bandicoot é uma marca bem forte, e 30 dólares, que é o preço do jogo por lá, não é um preço tão alto assim.

Graficamente, Crash Team Rumble é um jogo bonito, bastante fluído e sem problemas de performance aparente. As partidas carregaram bem rápido no PlayStation 5 e não apresentaram nenhum tipo de lag.

PUBLICIDADE

Para completar a trilha sonora do jogo é boa, e é composta de músicas clássicas da franquia. Além disso, o jogo chega em português.

Review elaborado com uma cópia do jogo para o PlayStation 5 fornecido pela publisher.

Resumo para os preguiçosos

Crash Team Rumble é um jogo muito divertido e que certamente vai agradar os fãs da franquia. O grande calcanhar de Aquiles dele infelizmente está em seu modelo de negócio. É possível que ele faça sucesso? Sim, mas ele tem toda a cara de jogo free to play, que certamente seria adotado por uma comunidade bem grande caso fosse lançado assim. A 30 dólares, ou 169 reais, fica difícil de dizer se ele vai fazer o sucesso que merece, ainda mais no Brasil.

PUBLICIDADE

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Partidas muito divertidas
  • Belos gráficos
  • Personagens interessantes e bem diferentes entre si

Contras

  • O jogo parece combinar muito mais com o estilo de free to play do que um jogo pago
PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.