A Square Enix não é exatamente uma empresa que nunca lançou jogos de corrida no passado, e Chocobo GP tem como objetivo retomar essa tradição nos trazendo o renascimento do “Mario Kart” do Chocobo, como aconteceu na geração do PS1 com Chocobo Racing. Será que o jogo consegue?
Abrir Chocobo GP pela primeira vez causa uma certa estranheza, parece até que estamos abrindo um jogo de celular, já que as mensagens de moeda premium começam a pipocar, o jogo pede para baixar uma atualização dentro dele mesmo e há temporadas e uma lojinha de roupas que também aparecem antes mesmo de você correr um metro que seja.
Eu não vou negar, a primeira impressão que o jogo causou não foi positiva, mas se o gameplay compensasse isso, não teria problema, certo? Bom, o problema é que os problemas só começaram mesmo.
Caso você tente jogar o modo história do jogo, Chocobo GP decide que você primeiro precisa aprender a jogar o game, e coloca você no Tutorial. O tutorial em si consiste de apenas algumas lições: como arrancar, como fazer drift e como usar o boost que vem depois do drift. Parece fácil, não é mesmo? Bom, e se eu te contar que se você errar qualquer uma das mecânicas no tutorial ele te joga de volta pro começo? Isso mesmo, se você errou na última mecânica, o jogo vai te fazer passar por tudo de novo.
O grande problema disso é que o tutorial não explica direito como você tem que fazer as técnicas, e se você nunca jogou um jogo de corrida nesse estilo anteriormente, pode ser difícil compreender exatamente o que o jogo quer, e se você acertou uma mecânica na sorte, isso pode não acontecer na próxima tentativa, por exemplo, tornando o tutorial um exercício de frustração.
Depois de concluído ele, você parte para um modo história com uma história bobinha, que serve mais para contar a história dos personagens de Chocobo GP do que qualquer outra coisa.
Para desbloquear novas corridas, você deve jogar o modo de campeonatos, que funciona basicamente como qualquer outro jogo de Kart, onde você deve terminar pelo menos em terceiro colocado para ir desbloqueando novas pistas. Basicamente, isso é tudo o que o jogo deixa você desbloquear apenas jogando o jogo, o resto dele (ou seja, novos personagens e novos visuais para os personagens que você tem) deve ser desbloqueado ou comprando moeda premium ou recebendo essa moeda em bônus de login e outras mecânicas que lembram muito os jogos de celular que a própria Square Enix faz.
O grande problema disso é que Chocobo GP é um jogo pago, ou seja, você tem que gastar mais de 200 reais pra comprar o jogo e ainda tem que conviver com esse tipo de mecânica para poder usar um personagem ou roupa que você quer, e isso é o fim da picada.
E o pior de tudo é que, se não fosse isso, Chocobo GP seria um bom jogo, já que as mecânicas de corrida, pistas e personagens do jogo em si são bem legais. Infelizmente, a Square Enix conseguiu sabotar o próprio jogo e ao invés de investir em ganhar dinheiro em cima das vendas do jogo em si, ela prefere ordenhá-lo em mecânicas predatórias e anti-jogo.
Mas e se eu nunca joguei um jogo do estilo, como Chocobo GP funciona? Bom, basicamente falando, você correr e vencer seus adversários, mas além das mecânicas de um jogo de corrida normal, como acelerar, frear, derrapar nas curvas, etc, você ainda possui a possibilidade de usar magias (que são coletadas no cenário) para desestabilizar seus adversários, além de habilidades próprias de cada personagem. A ideia dos jogos do tipo é ser uma corrida bem caótica e cheia de trocas de liderança, já que quem está na frente está sempre vulnerável a ser atingido por um ataque a qualquer instante.
Graficamente, Chocobo GP é um belo jogo com gráficos muito bonitinhos, personagens detalhados e mapas bem legais. A trilha sonora do jogo também merece destaque, como é de costume quando falamos sobre conteúdos do universo de Final Fantasy. Vale ressaltar aqui, entretanto, que o jogo não possui nem dublagem e nem menus em português.
Mas e aí, Chocobo GP vale a pena?
Chocobo GP é um bom jogo, o problema é que esse bom jogo está enterrado em ofertas de Season Pass, DLC, Moeda Premium etc. Se o jogo fosse gratuito, até vá, mas é inacreditável que esse jogo custe os seus 200 e poucos reais e ainda tenha esse tipo de monetização agressiva. Infelizmente, não tem como recomendar esse jogo para ninguém.
Review elaborado com uma cópia do jogo pra Nintendo Switch fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
Chocobo GP é um bom jogo, o problema é que esse bom jogo está enterrado em ofertas de Season Pass, DLC, Moeda Premium etc. Se o jogo fosse gratuito, até vá, mas é inacreditável que esse jogo custe os seus 200 e poucos reais e ainda tenha esse tipo de monetização agressiva. Infelizmente, não tem como recomendar esse jogo para ninguém.
Prós
- Belos gráficos
- Boa trilha sonora
Contras
- A monetização ultra agressiva de um jogo que já é pago estraga completamente a experiência dele