Pra jogar um jogo de estratégia é necessário ter paciência, pois a pressa é inimiga da perfeição. Não adianta sair atacando o inimigo igual um doido, pois os resultados serão, sem dúvida nenhuma, negativos. É preciso parar e pensar no melhor jeito de se ganhar o jogo. Mas e quando o jogo de estratégia exige que tu tenha reflexos rápidos, como controlar a ansiedade?Pois é, CastleStorm não é um simples jogo de estratégia.
Esse jogo mistura diversos tipos de jogabilidade diferentes. Na internet existem, em flash, muitos jogos do mesmo gênero que CastleStorm, porém eu não sei o nome desse tipo de jogo: é uma fortaleza onde tu vai criando unidades para derrubarem o outro portão e invadirem a fortaleza inimiga. CastleStorm é chamado erroneamente de Tower Defense, porém ele não se encaixa nessa definição em nenhuma das diversas formas de jogo que se misturam nele.
Nesse jogo com gráficos simples, porém bem feitos, temos de administrar recursos, construir o nosso castelo, atirar com a balista, lançar magias, proteger nossa fortaleza e derrotar o inimigo, que pode ser feito de dois jeitos: ou quebrando o seu portão e roubando a sua bandeira ou destruindo todas as salas de seu castelo. O jogo começa com a história de um cavaleiro que defende o seu reinado, e em determinado ponto, começamos a utilizar as tropas dos vikings bárbaros anões em uma segunda campanha.
A história é bem clichê e é totalmente secundária, apesar do jogo ter um humor interessante (em determinada fase, quando terminada, aparece a mensagem “e eles tomaram flechadas em seus joelhos”, fazendo uma alusão sensacional a Skyrim), mas o foco mesmo é a jogabilidade.
A parte de administrar recursos e construir o castelo se assemelha um pouco com Warcraft. É preciso construir as salas do seu castelo tendo em mente que só é possível ter 5 das 10 salas que nos permitem convocar tropas durante a luta. Se a sala responsável por determinada unidade é destruída, não é mais possível convocar este tipo de tropa durante a fase. Portanto as salas das tropas tem de ser bem defendidas (geralmente nos andares mais baixos) para serem as últimas coisas a cair.
Além das tropas, também é possível colocar salas que dão os mais variados bônus no nosso castelo, essas sem limites, além de partes apenas de estrutura e enfeite, que servem para ficar na frente de salas importantes e serem destruídas primeiro. Depois do castelo construído, dentro da fase o nível de comida vai aumentando e cada tropa custa um X de comida para ser convocada. Portanto, às vezes dá pra esperar os 80 de comida para convocar um troll gigante, mas às vezes é melhor ter 8 lobinhos que custam 10 de comida e são muito mais rápidos, além de serem mais baratos de evoluir.
As tropas irão matar outras tropas e destruir o portão da fortaleza até conseguirem pegar a bandeira inimiga e voltar pro próprio castelo com ela, sendo impossível controlá-las. Depois que a fase acaba, ganhamos moedas, baseado na nossa pontaria, dificuldade em que estamos jogando e cumprimento ou não de missões secundárias. Essas moedas servirão para evoluir as tropas, magias e salas-bônus do castelo, mais um quesito para administrar: às vezes é melhor evoluir a balista comum até o nível 10 do que evoluir o troll pro nível 10 e nunca ter comida pra convocar ele.
Além das tropas, que são controladas pelo botão direito do mouse, usando o botão do meio (o scroll) temos o menu das magias. As magias servem pra destruir tropas, proteger o castelo e também para invocar o herói do jogo no campo de batalha. Ao invocar o herói ele poderá ficar até 30 segundos na batalha, sendo possível atacar, atacar forte e usar o arco, e é aí que entra a parte Hack ‘n’ Slash do jogo. O herói só pode matar tropas e os portões do castelo, não pode destruir salas nem carregar a bandeira.
Em algumas fases iremos jogar só com o herói, em outras a missão secundária será ter pelo menos 20 mortes com o herói, então é bom sempre investir alguns níveis nele (ou nela…ou neles…).
Outra parte importante do jogo é a balista. Com o botão esquerdo do mouse a balista atira, e há várias opções pra serem atiradas, porém só podemos levar 5 tipos diferentes de munições pra cada fase. Se matamos alguém dando um headshot com a balista ganhamos mais dinheiro do que em mortes comuns. Além disso, as bombas, pedras e praticamente todos os outros tiros da balista são muito bons para derrubar o castelo do inimigo, lembrando muito Angry Birds (só faltam os porcos). Ah, sim: tem uma munição que é um carneiro que peida um arco-íris. Acho que isso define bem a Zuera™ do jogo.
Então, são 3 tipos diferentes de jogabilidade num jogo só, mas não dá pra ti escolher qual tu quer ser melhor, qual tu quer te especializar, tem que ser bom em tudo. Em algumas fases não temos algum dos 3 tipos. Em uma fase, por exemplo, a água estava contaminada e todas as suas tropas estão ocupadas demais no banheiro para poderem combater. Lhe resta atacar o inimigo de balista e magias, então se tu botou vários níveis em tropas e deixou a balista e as magias bem baixinhos, tu vai ter algum trabalho. Em algumas fases nós temos só o herói pra jogar, nada de balista ou tropas, então não adianta fingir que o herói não tá ali pra ser usado durante o jogo, porque uma hora o jogo vai te lembrar que ele tá ali.
Além das fases que evoluem a história da campanha, também tem missões secundárias, como matar javalis, caçar perus, e até mesmo um segundo inimigo tentando te atrapalhar. Essas missões não ajudam no progresso da campanha, mas te dão dinheiro, e dinheiro é sempre bem vindo, em qualquer jogo que for.
Além da campanha do jogo, também tem o modo survival, onde tu tem que durar o maior tempo possível, e o modo multiplayer, que eu não cheguei a testar por não ter nenhum amigo que jogasse CastleStorm na Steam, porém que eu imagino que seja divertido como o jogo single.
No fim o jogo acaba sendo divertido, apesar de meio exagerado.
Ele não tem nenhum erro de execução, não consigo apontar nenhuma falha, porém são muitas coisas pra fazer, tantas coisas pra prestar atenção ao mesmo tempo que em um certo momento chega a ficar saturado, a ideia dos desenvolvedores foi meio megalomaníaca, mas é gratificante demais terminar com 5 estrelas aquela missão que tu repetiu 4 vezes. Essa história de estrelas te dá um fator replay muito grande. As horas voam jogando, eu sempre fico no esquema de “mais uma fase” até ser tarde da noite.
Resumo para os preguiçosos
Um jogo que mistura elementos de administração de recursos ao mesmo tempo que temos de destruir o castelo inimigo, usando o nosso héroi em determinados momentos para chutar bundas inimigas, tudo isso ao mesmo tempo, sem te dar tempo pra respirar.
Prós
- Jogabilidade inovadora
- Bom humor, com ótimas referências a outros jogos
- Musiquinhas não são enjoativas
Contras
- Esquema de construção de castelo um pouco confuso
- Um certo exagero em tantas formas de jogo misturadas
- Viciante.
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