Call of Duty Modern Warfare 3 chega com a difícil missão de trazer um dos vilões mais icônicos dos jogos originais de Modern Warfare para o reboot e fazer a história ser tão cativante quanto, mas será que eles conseguiram? É isso que vamos descobrir na análise de hoje.
Makarov é um nome de peso na franquia COD, sendo um dos vilões icônicos do passado, e na campanha de 2023 ele continua sendo um dos melhores personagens de toda a franquia.
A campanha do jogo já abre mostrando a fuga da prisão dele de forma épica e dando um gostinho do que podemos esperar do personagem, ele é frio, implacável e capaz de fazer qualquer atrocidade para chegar em seu objetivo.
Infelizmente, os elogios ao jogo praticamente já acabam por aqui, apesar da campanha abrir com uma sequência animadora, ela cai em um loop sem graça bem rapidamente, com os melhores momentos do jogo acontecendo somente quando Makarov aparece.
O Call of Duty desse ano incialmente não teve uma campanha planejada, e sinceramente, era melhor ter continuado sem uma, fazer ela as pressas resultou na pior campanha dos últimos tempos.
Comparando diretamente com o Modern Warfare de 2019 e 2022, as missões em geral seguem um padrão similar, mas são menores, sem graça e não são bem executadas, fazendo dessa uma versão piorada das campanhas anteriores em todos os aspectos possíveis.
As missões da campanha no geral são completamente sem sal, e a emoção que as campanhas anteriores tinha simplesmente sumiu aqui. Na reta final do jogo até tem um momento que deveria ser super impactante e emocionante, mas a construção para chegar até esse momento foi tão ruim que você simplesmente não consegue se sentir verdadeiramente triste pelo o que aconteceu. E quando menos se espera, o jogo simplesmente acaba sem mais nem menos. Provavelmente, mais conteúdo sobre a história deve ser liberado na vida útil desse jogo, mas o que foi entregue agora foi simplesmente sem graça.
A campanha é bem curta e leva cerca de 3 horas para terminar, com muitas missões se passando em um mapa aberto pra dar a sensação de que a história é maior do que parece, e acaba deixando as coisas bem maçantes.
Eu não deixo de pensar que isso é uma consequência direta do jogo não ter tido uma campanha planejada inicialmente, e por isso precisaram “encher linguiça” de várias formas para uma campanha (que já é muito curta) se estender de alguma forma.
Gameplay e gráficos
A gameplay em si do jogo também não ajuda em nada, as missões não são inovadoras ou interessantes como no Modern Warfare de 2019 e 2022, quase todas as missões se resumem em mapas abertos que são bem maçantes e tiram a ideia cinematográficas de uma campanha de COD, também não tem variedade nenhuma entre as coisas a se fazer dentro dessas missões. Um exemplo disso é uma sequência de várias missões Stealth completamente sem graça que não te dá ânimo nenhum pra jogar.
Já os gráficos do jogo não tem muito o que dizer, ele segue nessa nova engine do COD que é realmente muito boa e traz uma gunplay muito satisfatória de jogar, no COD de 2019 isso foi uma baita novidade, mas a franquia não trouxe muita evolução nesse quesito desde aquela época. Pelo menos a sensação de atirar e a gunplay de forma geral segue muito boa, o que vai ajudar na sobrevida desse COD no multiplayer.
Dublagem e trilha sonora
A trilha sonora do jogo é sinceramente uma das coisas minimamente competentes que ele tem, não chega a ser uma grande obra de arte nesse quesito, mas entrega algo legal e que vai agradar a maioria das pessoas.
Já a dublagem é outro ponto fraco do jogo e está pior do que o COD de 2022, as dublagens não convencem e não passam emoção, ajudando a dar o clima sem sal que o jogo tem praticamente do inicio ao fim.
Mas e aí, Call of Duty Modern Warfare 3 vale a pena?
Call of Duty Modern Warfare 3 infelizmente decepciona e pode ser considerado com um dos títulos mais fracos da franquia. O título parece apressado, feito a partir de mapas que não foram planejados para a campanha e com dispositivos para inflar uma campanha que seria mais curta ainda se fosse feita da forma tradicional.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Playstation 5 fornecida pela Activision.
Resumo para os preguiçosos
A palavra “pressa” define bem todos os aspectos da campanha do jogo, ela originalmente não iria existir nesse lançamento e foi feita completamente corrida para entregar a tempo, isso refletiu em missões bem curtas e sem graça, uma gameplay sem inovação nenhuma e um potencial enorme desperdiçado na história.
Prós
- Makarov segue sendo um grande vilão
- Boa trilha sonora
Contras
- História sem sal
- Campanha completamente rushada
- Missões repetitivas
- Sem inovação nenhuma
- Dublagem ruim