A Square Enix é conhecida como a uma das maiores, senão a maior, produtoras de JRPGs do mundo, e Bravely Default 2 e a continuação de uma nova franquia cujo objetivo era entregar uma experiência de um Final Fantasy clássico, mas sem toda a pressão de ser um Final Fantasy. Após um ótimo capítulo inicial, tivemos uma sequência direta não tão boa assim ainda no 3DS. Como será que a série retorna agora com seu segundo capítulo numerado?
Em Bravely Default 2, você controla um grupo de quatro guerreiros que serão conhecidos novamente com os Warrior of Light. A história do jogo segue mais ou menos o mesmo esqueleto da história do primeiro jogo, ou seja, o mundo está em perigo e, para salvá-lo, você deve reunir os cristais elementais, que estão sendo usados para motivos escusos, e assim vencer o mal.
A história do jogo em si segue um clima bem mais leve em relação a outros JRPGs, com personagens e vilões quase infantis, ainda que ela coloque uma morte aqui e outra ali para dar um tom um pouco mais sombrio a ela durante a sua aventura.
Como um JRPG clássico, Bravely Default conta com o sistema de active time battle nos combates, ou seja, uma luta por turnos. Para agilizar as coisas, você pode acelerar as os combates, além do sistema de Brave e Default, que dá nome à franquia, que também retorna.
Nesse sistema, você pode usar vários turnos na mesma ação, gastando seus pontos de Brave. Caso você não tenha turnos, você fica negativo e vai pagando esses turnos sem poder agir. Para acumular pontos de Brave, você deve usar o comando Default, que aumenta a sua defesa física e também lhe concede um ponto de Brave.
Outra característica adotada pela franquia que retorna é o sistema de Jobs, ou classes. Nela, o seu personagem pode assumir diversas classes diferentes (como em Final Fantasy III, V e Tactics) que possuem habilidades específicas, além de poderem usar armas específicas. O jogo premia o jogador pela versatilidade, já que há inimigos e chefes que são muito mais fáceis de se derrotar com classes e habilidades específicas. Além disso, monstros podem ser fracos contra certos elementos ou contra certas armas, incentivando você assim a ter um grupo variado, e não uma combinação tradicional de 1 Knight, 1 Warrior, 1 Black Mage e 1 White Mage, por exemplo.
Ainda sobre os combates de Bravely Default 2, vale ressaltar aqui que, sim, você provavelmente terá que fazer uma certa quantidade de grinding durante o game. Isso significa que você vai passar 10 horas treinando para enfrentar um chefe e assim poder prosseguir na história? Não, mas se você for com o nível mais baixo do que o recomendado, você certamente será destruído. Ainda assim, Bravely Default 2 é muito mais sobre como você usa os seus personagens e cria uma estratégia para enfrentar os seus inimigos do que vencê-los na base da força bruta.
Afora isso, o jogo é basicamente o mesmo repeteco do começo ao fim. Ir até uma cidade, conversar com os habitantes, descobrir o que está acontecendo, ir à área dos inimigos, enfrentá-los, chegar no chefe, derrotá-lo e então seguir pra próxima área e repetir isso. No jogo, você vai desbloqueando novas classes enfrentando os portadores delas. Cada classe é desbloqueada por um “Asterisk”, e a maioria esmagadora deles estão nas mãos dos seus inimigos, além de alguns que são opcionais e que envolvem sidequests.
Por falar em sidequests, Bravely Default 2 conta com uma boa quantidade delas. A maioria consistem de ir a algum lugar, enfrentar inimigos ou levar itens de lá pra cá, mas há algumas um pouco mais elaboradas.
No fim das contas, Bravely Default 2 conta com cerca de 50 a 60 horas para ser concluído. O motivo disso não pode ser explicado por conta dos spoilers, mas se você está achando que o jogo está andando rápido demais, calma, logo logo acontecem coisas imprevisíveis que fazem a história dar algumas viradas bem interessantes.
Graficamente, Bravely Default 2 não vai tirar o fôlego de ninguém. O jogo é uma espécie de meio termo entre o chibby que estávamos acostumados nos jogos da franquia pro 3DS e de visuais um pouco mais realistas. Ainda assim, o estilo de arte agrada bastante. A trilha sonora do game é um destaque, com ótimas composições e uma boa dublagem. O ponto negativo aqui, infelizmente, vai pra dublagem e legendas, que não existem em português, prejudicando o entendimento de quem não se vira bem com o idioma.
Mas e aí, Bravely Default 2 vale a pena?
Bravely Default 2 é um ótimo JRPG clássico que vai agradar os fãs do gênero certamente, com um robusto sistema de classes, cerca de 50 a 60 horas de diversão e uma trilha sonora impecável. Infelizmente, entretanto, o jogo não conta com dublagem nem legendas em português, o que o ajudaria a ser bem mais popular por aqui.
Resumo para os preguiçosos
Bravely Default 2 é um ótimo JRPG clássico que vai agradar os fãs do gênero certamente, com um robusto sistema de classes, cerca de 50 a 60 horas de diversão e uma trilha sonora impecável. Infelizmente, entretanto, o jogo não conta com dublagem nem legendas em português, o que o ajudaria a ser bem mais popular por aqui.
Prós
- Divertido sistema de combate
- Boa história
- Um jogo gostoso de jogar, não cansa
Contras
- Faltou a dublagem ou pelo menos as legendas em português