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Armored Core VI: Fires of Rubicon – Análise – Vale a Pena – Review

Armored Core era a grande franquia que pagava as contas da From Software antes da ascensão dos Souls-likes, e após mais de 11 anos desde o último lançamento numerado da franquia, Armored Core VI: Fires of Rubicon chega com a difícil missão de agradar tanto os fãs antigos como os novos, principalmente aqueles que gostam da empresa atualmente por causa de Dark Souls e outros Souls-likes que colocou a From Software como um dos estúdios mais respeitados da atualidade.

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Antes de mais nada, é preciso deixar claro que não joguei nenhum Armored Core anterior, mas sou fã de tudo que a From Software fez desde Demon’s Souls, e isso vai ditar o teor do review daqui pra frente, onde pretendo te mostrar que no meio de tanto jogo grandioso nesse fim de ano, Armored Core VI merece a sua atenção e é um dos melhores jogos do ano.

Armored Core VI: Fires of Rubicon - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: FromSoftware Inc

Assim como os jogos anteriores da franquia, Armored Core VI não é Souls-like, mas ele absorveu um pouco da assinatura da From Software que só vem fazendo Souls-Like a mais de 10 anos, e isso fez com que alguns aspectos do jogo se assemelhem um pouco a Elden Ring e afins, algo que é muito bom para chamar a atenção dos fãs de Souls-Like.

Apesar de ter absorvido aspectos do gênero, a gameplay ainda é majoritariamente bem parecida com as dos jogos antigos da franquia, com você controlando seu AC contra uma horda de inimigos e pensando de forma bem tática em como lidar com isso, utilizando do terreno para se esconder da mira de inimigos mais distantes enquanto lida com alguns que estão bem a sua frente.

O tutorial do jogo é um grande choque inicial para quem nunca jogou nada do gênero, e confesso que de inicio estranhei um pouco e tive a mesma sensação de quando joguei um Souls-Like pela primeira vez, aquela sensação de que eu estava encarando algo totalmente novo e precisava ir de mente aberta para entender e vencer o desafio.

O jogo te passa a sensação de realmente estar dentro de um robô e lutar contra outros robôs gigantes, ao mesmo tempo em que o gameplay é super rápido e dinâmico, fluindo naturalmente conforme você se acostuma com os botões.

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Armored Core VI: Fires of Rubicon - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: FromSoftware Inc

Assim que o chefe do tutorial aparece, fica claro que o jogo vai fazer os veteranos de Dark Souls se sentirem em casa. O chefe é um clássico da From Software: uma verdadeira pedreira na frente do jogador e que vai punir todos os erros básicos de mecânica até você finalmente entender (pelo menos um pouco) como se joga.

O tutorial não te ensina absolutamente tudo sobre as mecânicas, mas o jogo confia que você vai apertar todos os botões e descobrir por conta própria. É quase como pegar uma pessoa que nunca viu um lago e jogar ela lá dentro, ela vai nadar ou afundar? A From Software acredita que você vai dar um jeito de nadar e sair dessa.

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E como o jogo funciona?

Após vencermos o chefe do tutorial, somos jogados diretamente dentro da garagem do jogo, onde podemos customizar nosso AC, comprar ou vender peças novas, acessar o modo arena, multiplayer e ir para as missões de história do jogo, além de existir um treinamento mais extenso e que recomendo fortemente qualquer um fazer, pois vai te familiarizar com os comandos do jogo que são bem complexos.

Armored Core VI: Fires of Rubicon - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: FromSoftware Inc

O seu personagem é um piloto independente que está sob o comando do treinador Walter, um cara misterioso que te mandou em uma missão para o planeta Rubicon 3 e agir como um mercenário independente lá. A premissa da história é simples, mas ela vai ganhando camadas a cada vez que tu completa uma missão e avança na história, até chegar no ponto em que tudo culmina em grandiosos acontecimentos envolvendo você, o treinador Walter e todos os outros personagens importantes que estão envolvidos na guerra dentro do planeta.

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A garagem é parte essencial da gameplay e o jogo vai realmente “clicar” na tua cabeça quando você perceber que a graça do jogo é: ao invés de mexer no AC para ir em missões, você vai começar a ir em missões para poder mexer no AC, muito da graça está em customizar seu AC e brincar com a infinidade de builds diferentes que o jogo te possibilita, e isso é algo que Armored Core VI faz com uma maestria impecável.

Se você acha que as builds de Elden Ring são vastas, pois saiba que elas parecem brincadeira de criança perto de Armored Core VI, é sério, as possibilidades de combinações para ter uma gameplay diferente com várias builds diversas é simplesmente insana.

Um grande exemplo é a perna do seu AC, que eu considero ser a base da sua build e é a partir dela que você vai decidir o resto. Existem diversos tipos de pernas que fazem coisas diferentes, você pode optar por uma perna super leve que vai fazer seu AC atravessar o campo de batalha como um foguete, mas você não vai ter muito espaço de carga e não poderá carregar armas pesadas e melhores. Outra opção é pegar uma perna que parece mais a base de um tanque de guerra da vida real, um estilo de jogo mais lento e cadenciado, mas que vai te permitir carregar armas pesadas e você vai virar um verdadeiro tanque no campo de batalha.

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Armored Core VI: Fires of Rubicon - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: FromSoftware Inc

Caso a missão exija que você controle o espaço aéreo do mapa, existe uma perna de AC específica para isso e que vai te permitir (a troco de mobilidade terrestre) voar por longos períodos de tempo.

Tudo isso que eu falei foi apenas uma pequena parte das opções de perna que você tem, a montagem do seu AC na garagem te permite mudar um total de 12 peças distintas, com 4 armas diferentes dentro dessas opções e você pode carregar todas elas para a missão ao mesmo tempo, cada uma com seus prós e contras a se considerar.

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E por falar em armas, a variedade delas é imensa e causam diversos tipos de dano, existem os rifles convencionais, armas de plasma, armas de laser, foguetes, armas de atordoamento que causam dano elétrico e até mesmo espadas corpo a corpo.

Vão existir missões em que você precisa carregar 2 armas de ombro que soltam misseis para lidar com hordas grandes de inimigos, já outras situações em que é necessário ter armas focadas em um único inimigo e assim por diante. Todos os inimigos também tem uma barra de postura bem semelhante a Sekiro, onde você poderá causar toneladas de dano enquanto ele fica tonto após quebrar a postura, e o mesmo vale para você, portanto tome cuidado e evite ao máximo levar dano de misseis e afins.

Lembre-se que essa explicação é uma pequena tentativa minha de resumir e deixar a coisa mais digerível no menor tempo possível nesse review. É muito importante saber avaliar o que a situação vai exigir de você, e apesar de parecer que 4 slots de armas é muito, logo você vai perceber que precisava de 8 pra estar 100% preparado para tudo. É importante entender que o gameplay do jogo não começa quando você aceita uma missão, e sim quando você está escolhendo peças do seu AC para poder fazer aquela missão da forma mais eficaz possível.

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Armored Core VI: Fires of Rubicon - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: FromSoftware Inc

Apesar de tudo isso que eu falei parecer assustador, ao jogar você vai perceber que tudo é aprendido naturalmente, então não se assuste com a enxurrada de informações quando você chegar na garagem. Vá na loja, olhe uma arma que te agrada e equipe ela, você vai ver que muitas vezes essa arma é pesada, então tem que botar um braço novo que acomode essa arma, mas aí esse braço novo precisa de outra coisa pra ser realmente funcional e aos pouquinho você vai entendendo como montar uma build equilibrada, explore a loja e não tenha medo de testar as coisas no campo de treino.

E por falar em loja, é possível vender peças pelo mesmo preço de compra, uma coisa ótima e que incentiva o jogador a experimentar todo tipo de build, já que não existe penalidade por ficar comprando e vendendo peça igual um maluco. Também é possível acessar uma área de testes para você experimentar a vontade suas peças novas, e eu recomendo fortemente que faça isso para se acostumar com a gameplay do jogo.

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De inicio, é realmente muita informação para assimilar, por isso é importante tirar um tempinho para ler com calma o que cada status do jogo faz, a curva de aprendizado dele é um pouco difícil, mas é extremamente recompensador e divertido quando você sabe o que está fazendo. É de uma satisfação tremenda conseguir derreter um inimigo forte porquê você está conseguindo sobrevoar ele enquanto a build dele não deixa o coitado sair do chão e te alcançar.

Armored Core VI: Fires of Rubicon - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: FromSoftware Inc

A customização visual do seu AC também é bem diversa, te permitindo colar adesivos de facções em cada uma das partes externas do seu robô e mudar as cores a vontade, e para quem não gosta de perder muito tempo com isso, as opções pré-prontas de cores também são muito bonitas (tem uma opção que te deixa parecendo o homem de ferro).

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As missões em Armored Core VI

Após finalmente escolher o seu AC e estilo de gameplay, você poderá acessar a aba de missões e escolher algumas para fazer, todo o jogo é estruturado envolta desse sistema de missões, com algumas sendo obrigatórias e outras não, e o seu personagem é um mercenário independente e que acima de tudo valoriza o dinheiro e quem paga mais.

A história do jogo se passa em Rubicon 3, um planeta recheado de um recurso valioso chamado de “coral”, que atraiu diversas corporações e organizações para lá, vira e mexe você vai receber trabalhos de diversas facções rivais e em certo momento você vai estar trabalhando para ambos os lados e aceitando as missões de quem pagar mais pelo seus serviços.

O treinador Walter é um personagem muito importante para a história, ele é o seu chefe e está presente desde o inicio do jogo através do rádio, te dando informações sobre as missões que você deve fazer e os seus verdadeiros objetivos dentro daquele planeta.

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Reprodução: FromSoftware Inc

A estrutura das missões geralmente envolve ir em um certo local e matar tudo o que se mexe, mas existem missões diversas que te permite estratégias e jeitos diferentes de concluir o pedido do seu contratante.

Um exemplo de uma das missões iniciais do jogo é de ir até um certo local e destruir as armas montadas que estão protegendo a área. Você vai encontrar muita resistência e inimigos difíceis de se derrotar caso queira fazer do jeito “normal” e ir matando todo mundo até chegar lá, ou você pode montar um AC super leve, rápido e rasgar o campo de batalha direto para as armas montadas e destruir elas, completando a missão e possivelmente até ganhar mais dinheiro por isso, já que todos os gastos com munição e reparo do AC são descontados no final da missão.

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Aqui eu preciso me estender um pouco para falar sobre os impactos que as missões que você faz tem na história. Em certos momentos você vai se deparar com mais de uma missão com o símbolo de “decisão” entre elas, informando que se você aceitar missão da facção X, automaticamente estará indo contra a facção Y e vai cancelar o pedido da outra missão, te impossibilitando de ver todas as missões no primeiro New Game, além de ter ramificações e consequências diretas por você ter escolhido Y ao invés de X durante a história.

Reprodução: FromSoftware Inc

A cereja do bolo aqui é as opções novas que você ganha no New Game+ e New Game++, além de ter missões totalmente novas, você também pode ter fins diferentes para missões antigas. Um exemplo disso é uma das missões iniciais do jogo em que você tem que atacar um certo complexo. No primeiro New Game você simplesmente se junta a uma das facções e ataca o local normalmente, mas ao refazer essa missão no New Game +, o líder da facção rival vai te ligar e te oferecer a opção de virar a casaca e trair as pessoas que originalmente te contrataram.

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Caso você aceite fazer isso, a missão terá um fim totalmente diferente e que vai impactar diretamente no resto da história, desbloqueando novos caminhos e novas missões que sequer apareceram na primeira jogatina, além de ganhar o dobro de dinheiro por essa missão. Isso adiciona um nível de rejogabilidade absurdo no jogo, é um incentivo que me fez zerar o jogo 3 vezes até agora só para ver todos os finais e missões que perdi, isso é algo que a From Software definitivamente deveria adicionar em todos os seus jogos.

 

Reprodução: FromSoftware Inc
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Também existem missões em que você é obrigado a ir no stealth, missões no estilo tower defense, defendendo pontos de controle de ataques inimigos e etc. Apesar da maioria das missões serem no modo “vai lá e mate tudo que se mexe”, existe uma boa quantidade de missões que exigem coisas diferentes do jogador e vai fazer o loop de gameplay variar bastante, isso é um ponto positivo que vai incentivar o jogador a “ir em só mais uma missão” e jogar por diversas horas.

Apesar de não ser um souls-like, Armored Core 6 é tão punitivo quanto qualquer outro jogo da From Software, o jogo é difícil e a mentalidade na hora de jogar as missões é “como posso deixar essa missão menos difícil?”. Existem chefes que usam escudos de plasma extremamente resistentes e você precisa descobrir qual tipo de dano que vai perfurar isso, caso contrário, você simplesmente não vai conseguir avançar no jogo.

Um dos chefes iniciais do jogo é um grande exemplo de como você deve prestar atenção na situação e avaliar como vencer ela de forma tática, esse chefe é grande e causa toneladas de dano em um único ataque corpo a corpo, mas ele não consegue sair do chão, logo basta você montar um AC voador e derreter ele por cima, deixando o chefe completamente imponente contra você.

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Reprodução: FromSoftware Inc

Eu não consigo reforçar o suficiente com palavras em como é importante você montar um bom AC na garagem e customizar ele no meio da missão quando ela tem checkpoints que te permitem isso. Vão existir muitas situações em que passar a primeira parte dela é mais fácil com uma build tanque e a segunda parte com uma build mais leve, então use e abuse dos checkpoints que te permitem mudar o AC.

A campanha de Armored Core VI tem cerca de 20 horas de duração no primeiro New Game, com isso podendo se estender facilmente caso você fique travado em certas missões por conta da dificuldade, então tenha paciência e sempre busque entender porque não está conseguindo vencer certo inimigo, sempre tem uma forma de deixar a luta mais fácil.

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Modo Arena

Reprodução: FromSoftware Inc

Uma das coisas mais legais de todo o jogo é o modo arena, um local para testar seus limites e te fazer subir no ranking dos ACs com o objetivo de virar o melhor entre os melhores. E as recompensas por subir nos rankings são essenciais para te deixar forte e passar das missões da história com mais facilidade.

Você começa a arena no Rank F e vai desafiando outros pilotos um a um até chegar no topo do Rank S, a grande maioria das lutas na arena são contra pilotos que você vai eventualmente encontrar nas missões da história e a descrição desses pilotos muitas vezes te dão dicas de como vencer eles.

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O piloto mais fraco do rank F tem o nome de “O invencível Zé Droguinha”, um piloto que faz parte da facção dos chapados dentro da história e que se acha invencível, apesar de ser o ultimo colocado da arena.

Apesar dele ser apenas uma piada, muitos pilotos difíceis de vencer vão ter dicas importantes na descrição, com informações de que ele gosta de builds pesadas e afins, já te dando uma ideia de qual tipo de AC você vai precisar para ter uma vantagem sobre ele.

Reprodução: FromSoftware Inc
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Ao ganhar uma luta na arena, você é recompensado com Chips para melhorar seu AC, as melhorias incluem coisas como mitigação de dano recebido, aumento de dano causado pelas armas, melhora na eficiência dos kits de reparo e etc. Então além de ser extremamente divertido lutar um X1 contra diversos personagens que você encontra na história, você ainda vai ser bem recompensado por isso.

Dublagem, Trilha Sonora e Gráficos

Em questão de trilha sonora, Armored Core VI não deixa nada a desejar, e é o que a From Software te acostumou a esperar dos jogos dela, a OST é maravilhosa e as músicas contra os chefes são simplesmente incríveis.

Infelizmente, o jogo não conta com dublagem em português, mas está completamente legendado e até onde consegui observar, foi um trabalho bem feito. Parece que a From Software aprendeu com o que aconteceu em Elden Ring, onde foi necessário um patch de correções só para consertar erros de português no jogo.

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Reprodução: FromSoftware Inc

Já os gráficos do jogo é a única coisa que você pode considerar como ponto negativo dele. O jogo não chega a ser feio, mas ele claramente não é um jogo de geração atual e parece até menos bonito que o próprio Elden Ring que foi lançado a mais de 1 ano atrás.

Esse é o tipo de coisa que é subjetiva e pode incomodar mais alguns do que outros, eu particularmente não me importo desde que o jogo entregue uma gameplay boa, e isso Armored Core VI fez como quase nenhum outro jogo esse ano conseguiu fazer.

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Review elaborado com uma cópia do jogo para PS5 fornecida pela Publisher.

Resumo para os preguiçosos

Armored Core VI é a revitalização de uma antiga e esquecida franquia da From Software, o estúdio conseguiu aplicar toda a experiência da última década fazendo Souls-Like e trouxe um jogo extremamente divertido tanto para fãs antigos como novos, fazendo desse um dos melhores jogos de 2023.

Nota final

100
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Gameplay divertida e desafiadora
  • Chefes memoráveis
  • Boa história
  • Rejogabilidade alta
  • Boa trilha sonora

Contras

  • Gráficos deixam a desejar
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Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.