Quem aí já quis fazer parte de um grupo de bandidos errantes numa terra de magia? Bom, se esse é o seu caso, então Blackguards é um jogo que pode ser para você. O jogo, que está sendo desenvolvido pela Daedalic Entertainment, está em acesso antecipado atualmente no Steam e tem seu lançamento programado para o fim desse mês, quando o último capítulo da saga será lançado.
- Nome: Blackguards
- Plataformas: PC
- Publisher/Desenvolvedor: Daedalic Entertainment
- Lançamento: 06/11/2013
Blackguards é um RPG Tático oldschool que vai despertar algumas memórias em quem jogava jogos do tipo nos anos 90, como Heroes of Might and Magic. O campo de batalha do jogo é bem semelhante ao que você encontra no clássico, com um diagrama cheio de hexágonos para movimentar seus personagens em luta e derrotar os inimigos.
Durante as lutas, você escolhe seus ataques num diagrama circular de ações que vai lembrar um pouco Neverwinter Nights. Os ataques variam entre golpes físicos, magias, e ações que interagem com alguns elementos do cenário. Além das batalhas tradicionais, você ainda vai encontrar algumas que misturam quebra-cabeças e batalhas, como o fato de você poder se esconder atrás de pedras para evitar flechadas, libertar monstros aprisionados para eles darem cabo dos seus inimigos, etc.
O jogo tem sua história contada entre cada batalha, com conversas e algumas imagens para ilustrar o que ocorre, além dos diálogos dentro das batalhas, é claro. Além das telas de lutas, você ainda passa por cidades, onde pode interagir com NPCs, dormir no hotel, recuperar suas energias, comprar equipamentos novos etc.
Blackguards conta com gráficos e trilha sonora mediana. Os ambientes de batalha começam com poucos detalhes no começo do jogo, até um pouco genéricos na verdade, e vão evoluindo conforme as batalhas vão se tornando maiores. Já a trilha sonora não é nada demais mesmo, não agrada, mas está longe de incomodar também.
Durante o tempo em que eu joguei Blackguards, eu não cheguei a me sentir tão grudado no jogo quanto eu esperava. Eu não sei se foi porque eu acabei achando ele um tanto difícil no começo (o que acaba desmotivando o avanço, já que você tem que tentar algumas vezes as fases antes de conseguir passar delas) ou se o problema foi o ritmo do jogo mesmo, que tem um desenvolvimento meio lento.
Se fosse para recomendar, Blackguards é o tipo de jogo que é mais recomendado para fãs de RPGs estratégios e que sejam fãs de sistemas de RPG de mesa. O público que não se encaixa dentro desse espectro pode acabar se decepcionando com o jogo, ou jogando um pouco apenas e não dando uma segunda, ou terceira, chance ao jogo.