A primeira vez que vi um notícia sobre o relançamento de Alex Kidd in Miracle World DX, confesso que não dei muita bola nem me interessei. O que eu poderia esperar de um remake de Alex Kidd?
Eis que me foi apresentada a possibilidade de experimentar a versão antecipada para escrever este post, e para falar bem a verdade, nem eu esperava me divertir tanto.
Alex Kidd in Miracle World DX tem como principal característica, o visual maravilhoso que segue o mesmo padrão de outros jogos clássicos da SEGA relançados recentemente. Num primeiro momento talvez você pense que é só isso mesmo, o mesmo jogo com visual repaginado, mas existem alguns outros detalhes que tornam a experiência mais interessante.
O pessoal da Merge Team conseguiu melhorar demais alguns aspectos da jogabilidade original, que obviamente eram limitados pela capacidade do Master System. Isso faz uma tremenda diferença no resultado final, tornando o novo Alex Kidd in Miracle World DX numa espécie de Spelunky turbinado.
A versão a que tivemos acesso fornece três fases apenas, mas que serviram para deixar um gostinho de quero mais. Contudo, a versão final que vai ser lançada no próximo dia 24 de junho contará não só com todas as fases clássicas que você já conhece, como também com níveis inéditos.
O que mais me chamou atenção no entanto foram os novos sitemas de batalha, tanto ao longo das fases quanto contra os chefes. São tantas coisas, tantas possibilidades e itens a serem coletados e descobertos, que me senti uma criança novamente sentado na frente do vídeo-game esperando descobrir tudo que o game tinha a me oferecer.
Voltando aos aspectos visuais, existe outro detalhe que vale a pena mencionar. A animação dos sprites dos personagens.
Particularmente não sei dizer se cada sprite for animado a mão ou qual foi a técnica utilizada. Só sei que o resultado final é relamente maravilhoso! Até agora, dá pra dizer que a maioria das sequências dos níveis que joguei me transmitiram uma sensação única que não não me lembro de ter experimentado recentemente. Uma mistura de nostalgia com novidade… algo que chega a ser difícil de categorizar.
Talvez você veja uma ou outra imagem estática do game e pense “esse cara tá exagerando”. Mas vai por mim, quando você ver tudo se mexendo, plenamente animado, você vai entender.
Sendo assim, posso dizer que a Merge Games e a Jankenteam conseguiram fazer uma reformulação primorosa do clássico Alex Kidd. Tanto que eu – que mal me interessava em experimentar, mal posso esperar pelo dia 24 deste mês para ter acesso ao game completo e descobrir todos os desafios que Alex Kidd in Miracle World DX tem a oferecer.
Portanto, vale reforçar que Alex Kidd in Miracle World DX será lançado em 24 de junho para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, PC, PlayStation 5, Xbox Series X.