InícioOutros5 Jogos Mais Importantes da Ficção

5 Jogos Mais Importantes da Ficção

PUBLICIDADE

Os jogos mais antigos de cartas e tabuleiros do qual se tem notícia foram inventados há mais de um milênio. Considerando que inúmeras gerações já se passaram e a humanidade continua apaixonada por eles, pode-se dizer até mesmo que temos o amor por jogos inserido no nosso DNA.

PUBLICIDADE

Nossa fascinação com a competição acirrada e o alto nível de emoções proporcionada por eles é tão grande que não são poucos os mangás, séries e até mesmo filmes que giram em torno ou, pelo menos, possuem elementos muito importantes da história relacionado a um ou mais jogos.

A ideia aqui foi reunir aqueles que não apenas fossem importantes nos seus respectivos universos ficcionais, mas que também existissem no mundo real ou possam ser jogados por fãs que tiverem vontade de experimentar um pouco das emoções que os seus personagens favoritos sentiram durante as partidas!

PUBLICIDADE

Go em Hikaru No Go- Hoje em dia Go é um dos esportes mentais, uma categoria que também engloba o poker e xadrez, mais populares do mundo. Mas isto nem sempre foi assim!

Tradicionalmente considerado complicado e relativamente difícil de aprender, a popularidade do Go realmente começou a crescer quando o mangá Hikaru no Go foi lançado em 1998. A série foi muito bem recebida pelo público, eventualmente dando origem a um anime que terminou junto com os mangás em 2003.

O jogo é integral para a trama, que envolve as aventuras de um jovem competidor junto do fantasma de um dos melhores jogadores de Go que já existiram. Além das competições emocionantes, há todo um pano de fundo que é desenvolvido em relação a tradição e ao avanço da modernidade na cultura japonesa que é representado de maneira excelente com as formas pelas quais os personagens lidam com seus desafios e eventualmente evoluem durante os arcos da série.

Com mais de 25 milhões de cópias do mangá em circulação e diversos prêmios a série é apontada por competidores e especialistas como uma das grandes responsáveis pela renovação do interesse no esporte e mostrou que é possível avançar sem perder de vista as raízes.

Uma curiosidade interessante é que depois do xadrez, o grande desafio das diversas inteligências artificiais que estão sendo criadas foi vencer o Go – o que só foi atingido em 2017!

PUBLICIDADE

Poker em Star Trek: The Next Generation- Desde o Star Trek original, no qual Spock e Kirk aparecem se enfrentando em xadrez tridimensional como forma de mostrar suas diferenças em modos de ação e raciocínio os jogos possuem um lugar especial na série. Entretanto, nenhum deles possui um papel tão importante quanto o poker em Star Trek: The Next Generation.

O poker é um dos esportes mentais mais populares do mundo e as situações dramáticas que ele possibilita tem um peso enorme nos destinos dos personagens. Além da tradicional mesa de poker semanal, pela qual podemos ver as personalidades dos membros da tripulação brilhando através de suas decisões racionais ainda há todo um arco de desenvolvimento do personagem Data que é relacionado ao esporte.

PUBLICIDADE

Data é um androide consciente que possuí vontade própria mas que, pelo menos inicialmente, não demonstra sentimentos. Por ser um esporte com informações incompletas que depende tanto de dados concretos quanto da atitude dos oponentes, que podem blefar e usar emoções, o poker é o canal perfeito para demonstrar para o androide as diferenças entre saber algo na teoria e na prática e entender como humanos realmente agem.

O interesse do androide pelo poker é tão desenvolvido que a série eventualmente mostra que ele recria artificialmente as mentes de Albert Einstein, Isaac Newton e Stephen Hawking para uma partida no holodeck.

Nós ainda não temos a tecnologia necessária para fazer igual a Data e jogar poker contra Einstein e outros gênios, mas companhias como a CoinPoker definitivamente estão diminuindo a distância entre esta e a próxima geração do esporte para qualquer um que queira experimentar.

PUBLICIDADE

Tall Card de Firefly- Firefly é uma série que foi cancelada antes do tempo e ainda tem muitos fãs ardorosos ao redor do mundo. O curioso jogo de cartas aparece no quarto episódio da primeira e única temporada, mas as regras não são muito bem explicadas.

Assim como em Star Trek, a principal função do jogo é mostrar para quem está assistindo as características emocionais dos personagens. Então quando os personagens Book, Jayne e Simon jogam para decidir quem vai fazer algumas tarefas na nave. O primeiro parece estar absolutamente concentrado, o segundo trapaceia para vencer e o terceiro – como em absolutamente tudo que tenta fazer – falha miseravelmente.

PUBLICIDADE

Apesar de não ter regras claramente definidas na série, a aparição dele no show fez tanto sucesso que várias pessoas foram desenvolvendo-o ao longo dos anos e desde 2015 os fãs já podem comprar uma versão dele na Entertainment Earth por aproximadamente 20 dólares.

Gwent em Witcher- Gwent já tinha um papel importante nos romances de Witcher há muitos anos, mas foi somente em Witcher 3: The Wild Hunt que os jogadores finalmente puderam experimentar o já famoso jogo de cartas. Finalmente uma versão solo do jogo foi lançada em um beta público e já está disponível para quem quiser jogar em praticamente qualquer PC.
Gwent é jogado com um deck de 25 a 40 cartas, de maneira similar a Magic: The Gathering. Em cada turno os jogadores podem usar cartas, feitiços e habilidades relacionados a facção que escolheram para vencer o oponente nos três rounds – vence quem conseguir duas vitórias primeiro.

PUBLICIDADE

Uma das coisas mais interessantes sobre Gwent é a forma como cada uma das facções que você pode escolher influencia o universo do jogo e como o texto relacionada a cada uma das cartas ajuda na criação e enriquecimento do mundo de Witcher.

Para desenvolver ainda mais este universo, em 2018 será lançada uma história single player totalmente relacionada a Gwent que vai explorar facetas do mundo que o enredo principal ainda não mostrou.

PUBLICIDADE

Pazaak em Star Wars- Apesar de estar nas linhas laterais do universo de Star Wars e ainda não ter sido mencionado nos filmes – apesar de já ter aparecido no universo expandido – Pazaak é um dos jogos mais divertidos e fáceis de aprender que qualquer um pode explorar.

Em Pazaak dois jogadores competem para ver quem, utilizando cartas que somam ou subtraem números, consegue atingir o valor mais próximo de 20 e parar lá. Cada um recebe cartas individuais que vão se somando, e pode utilizar até quatro cartas.

Por exemplo, se você tirou cartas que somam 17 e usa uma carta +3, você atinge 20 e ganha, mas você também pode ganhar se atingir um número mais próximo de 20 que o seu oponente.

No final, vence quem conseguir atingir três pontos primeiro. É fácil jogar Pazaak dentro de Knights of The Old Republic e o jogo definitivamente é um dos melhores minigames já feitos.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.