A discussão sobre as limitações do Xbox Series S tem sido constante desde o lançamento da geração atual de consoles. Muitos desenvolvedores já afirmaram que o hardware mais simples da Microsoft dificulta a criação de ports, mas há quem enxergue o console de forma positiva.
Recentemente, o estúdio Ripple Effect destacou que o desenvolvimento de Battlefield 6 foi mais eficiente justamente por conta do processo de otimização feito pensando no Xbox Series S. Agora, foi a vez de um importante nome da Square Enix defender o desempenho do console.
Xbox Series S mostrou estabilidade no Final Fantasy 7 Remake
Em entrevista ao portal Windows Central, Naoki Hamaguchi, programador e diretor de Final Fantasy 7 Remake, afirmou que o Xbox Series S possui especificações sólidas. Segundo ele, o maior desafio enfrentado durante o port de Final Fantasy 7 Remake Intergrade foi a memória limitada do console, já que o modelo conta com apenas 10 GB de RAM.
Ainda assim, Hamaguchi ressaltou que o console não apresentou dificuldades de processamento. A equipe utilizou técnicas de otimização inspiradas em recursos do Unreal Engine 5, adaptadas para o Unreal Engine 4, o que permitiu entregar gráficos estáveis e desempenho confiável até mesmo em sistemas menos potentes. O trabalho também garantiu a certificação do jogo no Steam Deck, algo que reforça a eficiência dessas soluções.
A Square Enix confirmou que Final Fantasy 7 Remake Intergrade será lançado no Xbox Series S, Xbox Series X e Nintendo Switch 2 em 22 de janeiro de 2026. Além disso, a empresa revelou que toda a trilogia estará disponível em todas as principais plataformas, incluindo também o PlayStation 5 e o PC.
No entanto, ainda não há previsão oficial de quando Final Fantasy 7 Rebirth chegará ao Xbox e ao Switch 2. Também permanece em aberto se o terceiro capítulo da trilogia terá lançamento simultâneo em todas as plataformas ou se seguirá o modelo de exclusividade temporária no PlayStation 5, como aconteceu com os títulos anteriores.