A Microsoft reafirmou seu compromisso com uma abordagem mais consistente para o lançamento de jogos do Xbox em outras plataformas, como o PlayStation 5 e o Nintendo Switch. Em entrevista ao site GamesRadar+, Craig Duncan, líder do Xbox Game Studios, explicou a estratégia por trás da expansão multiplataforma e reconheceu que, no passado, a empresa foi inconsistente em suas decisões.
Segundo Duncan, o objetivo principal da divisão é permitir que o maior número possível de jogadores tenha acesso aos títulos produzidos pelo Xbox. Ele citou que mudanças de estratégia ao longo do tempo, junto de fatores como tamanho das equipes e cronogramas de desenvolvimento, influenciaram na disponibilidade dos jogos em diferentes consoles. No entanto, afirmou que a equipe está trabalhando para corrigir essa falta de padrão.
Jogos como Fable e Forza Horizon 6 chegarão ao PlayStation
Dois dos próximos grandes títulos do Xbox já refletem essa nova mentalidade: o reboot de Fable será lançado simultaneamente no Xbox Series X|S, PC e PlayStation 5, enquanto Forza Horizon 6 chegará primeiro aos consoles da Microsoft em maio, com a versão de PS5 prevista para uma data posterior.
Duncan destacou que, para os desenvolvedores, o foco está em fazer com que o trabalho deles seja apreciado pelo maior número de pessoas possível:
“Se você está na equipe de Fable, só quer que o maior número possível de fãs aprecie o trabalho incrível que estão fazendo”, comentou.
A iniciativa marca um avanço significativo na filosofia da empresa, que cada vez mais abandona a visão tradicional das “guerras de consoles” em prol de uma estratégia multiplataforma unificada.

