A proposta de expandir a retrocompatibilidade dos jogos clássicos do Xbox original e Xbox 360 para plataformas como o Windows e o ROG Ally está em andamento, segundo informações divulgadas por um insider confiável. Mesmo com críticas à gestão atual da marca, o Xbox é reconhecido por ter criado um dos programas de retrocompatibilidade mais robustos da indústria, e essa nova iniciativa pode levar a experiência a mais jogadores fora do ecossistema dos consoles.
A informação veio do insider Nate the Hate, conhecido por acertos anteriores, que afirmou em fórum do ResetERA que “existe um esforço em andamento para tornar jogos antigos do Xbox retrocompatíveis no ROG Ally e no Windows. Não se sabe se isso terá sucesso, mas o esforço está sendo feito.” Segundo ele, ainda não está claro se a retrocompatibilidade abrangerá apenas os títulos já disponíveis no Xbox Series ou se haverá uma expansão com mais jogos antigos do catálogo.
Licenças podem ser o maior obstáculo para o Xbox no PC
Apesar do otimismo, há obstáculos que podem limitar o avanço desse projeto. O principal deles seria a questão de licenciamento. De acordo com informações internas, muitas editoras não estariam dispostas a converter licenças de jogos originalmente para Xbox em licenças para PC, o que reduziria a quantidade de títulos disponíveis fora dos consoles.
A situação é diferente no caso do próximo console da marca, que deve utilizar a APU AMD Magnus e manter total retrocompatibilidade com gerações anteriores, já que os direitos permanecem no mesmo ambiente Xbox. Essa estratégia garantiria que os jogos antigos continuassem jogáveis mesmo com a chegada da nova geração.
O ano de 2026 marca os 25 anos da marca Xbox, e há expectativa de que novidades importantes sobre o futuro do ecossistema, incluindo essa possível integração com o Windows e o ROG Ally, sejam reveladas até lá.
