A Microsoft anunciou ontem na E3 que vai lançar uma versão 40% menor do Xbox One. O que a companhia não anunciou é que mesmo que essa versão não seja, de fato, uma versão com upgrade do console, ela vai ser uma versão do Xbox One mais potente do que o primeiro console lançado em 2014.
Segundo Rod Fergusson, chefe do estúdio The Coalition (de Gears of War 4), a nova versão do console tem tanto uma GPU mais potente quanto um processador mais poderoso, o que pode diminuir as quedas de frames por segundo em diversos jogos, ou resultar em alguns efeitos diferentes, dependendo de como o jogo é programado.
Em Gears of War 4, por exemplo, a The Coalition usa um esquema de resolução dinâmica para manter o FPS sólido. Se a cena é movimentada demais e o console detecta que não vai dar conta do recado, ele baixa a resolução do jogo para compensar no “peso” da cena e assim não perder a fluidez dos gráficos. Com mais potência no Xbox One, menos diminuições de resolução serão necessárias.
Apesar da Microsoft não ter mencionado esse aumento no poder, vai ser interessante ver como esse aumento vai se traduzir nos próximos lançamentos, afinal de contas, se a Microsoft tiver igualado o Xbox One e o PS4 em potência, por exemplo, já vai ser uma grande novidade para os novos donos do console.
O Xbox One S chega ao mercado em agosto desse ano, e Gears of War 4 chega ao Xbox One e ao Windows 10 em 11 de outubro de 2016.