InícioGamesXbox One não teria existido sem investimento bilionário para corrigir as 3RL

Xbox One não teria existido sem investimento bilionário para corrigir as 3RL

PUBLICIDADE

Alguém aí se lembra das 3RL? As 3 luzes vermelhas que se acendiam e formavam o Anel Vermelho da Morte foram o grande pesadelo de muitos donos do Xbox 360 no início da geração passada. Este redator que vos escreve é um dos que tiveram um console totalmente inutilizado por esse erro. E corrigi-lo não foi nada barato para a Microsoft.

PUBLICIDADE

Peter Moore, que trabalhava na Microsoft na época, deu uma entrevista muito interessante sobre o assunto. Segundo ele, o cálculo feito junto com a equipe financeira da Microsoft sobre o valor do investimento para corrigir esse grave problema  foi assustador: “Eu fiz o calculo com a equipe, e nós colocamos o valor de $1.15 bilhão. Eu lembro que 240 mil desse valor era só em FeDex. O estoque deles deve ter ficado bem cheio naqueles dois meses”.

Obviamente, Moore estava no mínimo nervoso para passar essa informação para o presidente da empresa: “Eu estava tremendo na reunião com o Steve. Eu gosto muito mesmo dele, mas ele pode ser um cara bem intimidador às vezes. Ele disse ‘Me explique a situação’. Eu o disse ‘Se nós não fizermos isso, essa marca vai estar morta'”. Segundo Moore, o Xbox One não teria existido sem essa reunião.

PUBLICIDADE

“Eu nunca vou me esquecer desse momento”, disse Moore. “Se hoje você joga um Xbox, pode agradecer ao Steve Ballmer, por não ter nem hesitado naquela situação. Se aquela decisão não tivesse sido tomada e nós tentássemos lidar com o problema de outra forma, a marca Xbox não existiria mais e o Xbox One nunca teria sido uma realidade. Se hoje a marca vale pelo menos 4 vezes mais que isso, é graças ao Ballmer”.

Emanuel Jumatate

Uma das teorias sobre o defeito era de que a companhia teria de trocar as soldas para voltar a comercializar o console: “Nós sabíamos que era uma questão relacionada com a temperatura, e por algum motivo o calor da GPU secava uma das soldas do console, que não podiam ser as que usamos normalmente, e tivemos que pegar um modelo no padrão europeu para continuarmos com o console”.

É realmente interessante pensar em como uma decisão poderia mudar totalmente o destino da indústria.

PUBLICIDADE
Vander Lissi
Vander Lissihttp://criticalhits.com.br
Vanderlei Rodrigues Lissi é colaborador do Critical Hits. Mascote da equipe, ele, que prefere ser chamado de Vander,talvez por não aguentar mais piadinhas na pré-escola com aquele técnico de futebol, até hoje ainda acha que Pokémon Stadium é o melhor jogo dos monstrinhos de bolso.