Xbox Handheld pode ter sido cancelado por exigências da AMD

Nos últimos meses, o Xbox Handheld vinha sendo um dos assuntos mais comentados entre fãs e especialistas da indústria de jogos. Embora a Microsoft nunca tenha feito um anúncio oficial sobre o console portátil, diversos indícios apontavam que um dispositivo estava em desenvolvimento. No entanto, novos rumores indicam que o projeto pode ter sido cancelado antes mesmo de ser revelado ao público.

As informações mais recentes surgiram no fórum NeoGAF, onde o conhecido leaker Kepler L2, que tem um histórico preciso sobre produtos da AMD, afirmou que a empresa teria exigido um pedido mínimo de mais de 10 milhões de unidades para justificar os custos de pesquisa e desenvolvimento de um SoC dedicado para o Xbox Handheld.

Para efeito de comparação, o Steam Deck vendeu cerca de 5 milhões de unidades, enquanto o ASUS ROG Ally não ultrapassou a marca de 2 milhões. Diante desse cenário, a Microsoft teria considerado arriscado investir em um volume tão alto para um produto que, potencialmente, não teria vendas massivas.

PUBLICIDADE

Mesmo com o histórico confiável de Kepler L2, é importante lembrar que o Xbox Handheld nunca foi confirmado oficialmente. Por isso, dificilmente a Microsoft emitirá uma declaração sobre o suposto cancelamento. A decisão também pode estar relacionada à mudança de estratégia da empresa, que vem se aproximando cada vez mais do modelo de publicadora terceirizada, focando em levar seus jogos para múltiplas plataformas.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.