A Microsoft anunciou alterações nos planos e um aumento expressivo no valor do Xbox Game Pass Ultimate, que agora custa R$ 120 mensais. Além da alta no preço, a empresa também está reformulando os nomes e os benefícios de cada modalidade do serviço, trazendo novidades para consoles, PC e nuvem.
A assinatura Xbox Game Pass Ultimate foi a que recebeu a mudança mais significativa. O valor subiu de 60 para R$ 120, o dobro. No entanto, desta vez a Microsoft adicionou novos recursos e jogos ao catálogo para tentar justificar o aumento. O Ultimate agora reúne mais de 400 títulos globais e contará com mais de 75 lançamentos no primeiro dia por ano, incluindo grandes nomes como Hogwarts Legacy e vários jogos da série Assassin’s Creed. Além disso, o pacote Ubisoft Plus Classics foi incorporado ao plano e, em novembro, os assinantes também terão acesso ao Fortnite Crew, que inclui o Passe de Batalha de Fortnite e 1.000 V-Bucks mensais.
Outro destaque é o Xbox Cloud Gaming, que deixa a fase beta e passa a oferecer suporte a resolução 1440p e melhorias de taxa de bits em dispositivos compatíveis. Essas melhorias de streaming são exclusivas do Ultimate. O programa de recompensas também foi expandido: agora os jogadores podem acumular até 100 dólares por ano em créditos na loja apenas jogando.
Xbox Game Pass Premium
O novo Game Pass Premium, que substitui o antigo plano Standard, mantém o preço de 60 reais por mês, mas recebeu um salto de conteúdo. Pela primeira vez, assinantes terão acesso a jogos de PC, elevando a biblioteca para mais de 200 títulos disponíveis tanto no console quanto no computador. O serviço agora inclui Diablo IV, Hogwarts Legacy e muito mais.
Outra novidade é o acesso ilimitado à nuvem, antes exclusivo do Ultimate. Embora o Premium não ofereça lançamentos no primeiro dia, a Microsoft se comprometeu a disponibilizar todos os jogos próprios até um ano após o lançamento (com exceção de Call of Duty).
Xbox Game Pass Essential
Já o Game Pass Essential substitui o antigo Core, com o valor de 43 reais por mês. O catálogo foi ampliado de 25 para mais de 50 jogos disponíveis no console e no PC, agora também com acesso ilimitado à nuvem. Além disso, o plano passa a oferecer benefícios em jogos da Riot Games e a possibilidade de acumular até 25 dólares por ano em créditos na loja da Microsoft.
Todos os assinantes dos antigos planos Core e Standard serão migrados automaticamente para as novas modalidades Essential e Premium. Para novos clientes, os preços já estão valendo imediatamente, enquanto os atuais sentirão a mudança a partir do próximo ciclo de cobrança.
As mudanças vêm em um momento em que a Microsoft investiu pesado em parcerias para o Game Pass, firmando mais de 150 acordos apenas no último ano. Além do serviço, a empresa também prepara aumento nos preços do Xbox Series X e anunciou o portátil Xbox Ally X, que será lançado por 999,99 dólares nos Estados Unidos.